TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desafio Profissional

Por:   •  22/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.884 Palavras (12 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

[pic 2][pic 3]

 

VERONICA DOS SANTOS - 3083254226

DESAFIO PROFISSIONAL

Nome do tutor: Priscila Barbosa Silveira

[pic 4]


[pic 5]

        

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

POLO INDAIATUBA - SP

CURSO PEDAGOGIA

DISCIPLINAS NORTEADORAS: DIDÁTICA DA HISTÓRIA E

GEOGRAFIA; ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DO ENSINO

FUNDAMENTAL; AVALIAÇÃO E CURRÍCULO; EDUCAÇÃO APLICADA

AOS CUIDADOS DA CRIANÇA; EXPRESSÕES ARTÍSTICAS NA

EDUCAÇÃO INFANTIL.

VERONICA DOS SANTOS – 3083254226

DESAFIO PROFISSIONAL

Desafio Profissional das disciplinas de Didática da História e Geografia; Organização e Metodologia do Ensino Fundamental; Avaliação e Currículo; Educação Aplicada aos Cuidados da Criança e Expressões Artísticas na Educação Infantil do Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera – UNIDERP, apresentado como requisito à obtenção do grau de Licenciatura do curso de Pedagogia, sob a orientação da Tutora a Distância: Priscila Barbosa Silveira.

Indaiatuba

2018


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        3

2.        PLANEJAMENTO        4

3.        O TRABALHO INTERDISCIPLINAR        9

4.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        11

REFERÊNCIAS        12

        



  1. INTRODUÇÃO

No intuito de aprender e aprofundar sobre o tema interdisciplinaridade, esse projeto tem como objetivo desenvolver um trabalho interdisciplinar envolvendo as disciplinas de História, Geografia e Artes.

A diversificação de materiais utilizados no ensino das disciplinas propicia uma maior exploração e visualização de conteúdos com diversos enfoques conforme o objetivo desejado pelo professor. Sabe-se que o livro didático não deve ser o único utilizado em sala de aula como instrumento, pois isso limita a criatividade do aluno.

Com o intuito de se aproximar mais do conhecimento e vivencias do aluno neste trabalho foi utilizada uma linguagem mais simples e acessível, porém com proposta educativa possibilitando a interdisciplinaridade no processo ensino e aprendizagem.

Pretende-se com esta proposta atender aos conteúdos das disciplinas de História, Geografia, Artes e também a faixa etária de crianças que estão no primeiro ano do Ensino Fundamental, articulando os eixos temáticos: história local e do cotidiano  área de História, com estudos relacionados a paisagem local área de Geografia e utilizando as representações da Arte.

Este trabalho está organizado em três partes. Na primeira apresento o planejamento por escrito em cada uma de suas etapas: objetivos, conteúdos, procedimentos metodológicos, avaliação e recursos. Na segunda parte apresento um breve texto onde se discorre uma reflexão sobre o trabalho interdisciplinar a ser realizado nos anos iniciais do ensino fundamental, com foco em proposta que propicia a interação e socialização entre alunos. E por fim a terceira parte que é a considerações finais onde se trás uma reflexão buscando esclarecer de como foi a experiência em analisar e desenvolver o projeto interdisciplinar visando articular os eixos temáticos das disciplinas para propor uma aprendizagem significativa.


  1. PLANEJAMENTO

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM

Turma: 1° Ano do Ensino Fundamental – Anos Inicias.

Objetivos

Podemos dizer que a história, a Geografia e artes deve levar o aluno à compreensão, semelhanças e diferenças existentes em seu grupo de convívio tendo em vista a formação de um aluno crítico,reflexivo e participante, discutindo, comparando, identificando e ampliando. O aluno deverá:

  • Identificar semelhanças e diferenças existentes em seu grupo de convívio escolar e na sua localidade.
  • Comparar diversas mudanças no tempo e espaço
  • Compreender as relações sócias espaciais e os reflexos da ação da sociedade sobre a natureza.
  • Aprender a relacionar o conteúdo com a realidade que vive.
  • Perceber que os objetos mais antigos e novos formam o espaço atual, sendo que os antigos, muitas vezes, apresentam novos usos.
  • Incentivar o aluno a ler os espaços, partindo dos lugares que lhe são mais próximos: a escola e a casa.
  • Normas e regras de diferentes lugares.
  • Incentivar a criança a colocar suas impressões no papel, dar significado as cores e sentir que o desenho tem vida própria.

Conteúdos

História: Eixo Temático: História local e do Cotidiano

Conteúdos: Estudo do meio no passado e presente

  • A criança e seu convívio na escola/família.
  • Diversidade de moradores do bairro.
  • Análise de comportamento social
  • Diferentes modos de viver

Geografia: Eixo temático: Paisagem Local e o Espaço vivido

Conteúdos: O lugar e a Paisagem

  • Paisagem Local e o espaço
  • Relações com o lugar em que vive
  • Normas da sociedade/bairro/lugares

Artes: Eixo Temático: Produção/Fazer, Fruição/Apreciação, Reflexão/Construção.

Conteúdos: Cores

  • Vivencia da história
  • Sensações Coloridas
  • Movimentos e Linhas

Procedimentos

metodológicos

História

O professor levantará um diálogo sobre as transformações que acontecem na localidade do bairro da escola e também as transformações que as estruturas familiares têm sofrido na época contemporânea. E deixará que todos participem e compartilhem  suas opiniões e experiências vividas.

Será proposto aos alunos uma pesquisa com a ajuda de seus pais sobre o bairro no passado (casas, locais públicos, transportes, escola, comércio). Essa pesquisa durará em torno de uma semana e com todo acompanhamento do professor.

Ao término da pesquisa o professor reunirá todos os alunos em forma de círculo para ouvir de cada aluno suas experiências durante a pesquisa e compartilhar/descobrir juntamente com eles:

  • As diferenças ocorridas do passado para o presente.
  • O que se permaneceu no decorrer de todo este tempo e comparar as diversas mudanças no tempo e espaço.
  • De que forma é o convívio de cada um no bairro/escola/família.
  • Qual e como é o hábito de trabalho na localidade/cidade.
  • Tem muitas casas, prédios, comércios, etc...

Será projetado fotos/imagens de casas, transportes, escolas e famílias do passado para que em conjunto com o professor os alunos possam relacionar o passado com o presente e assim perceber mudanças e permanências.

Será proposto cada aluno trazer de casa imagens de objetos que era utilizado no passado e que ainda utilizamos, porém com mais modernidade, exemplos: telefone, televisão, máquina de escrever, computadores, relógios, fogão, ferro de passar, panelas, etc...

Em sala faremos cartazes com todos os objetos do passado e do presente onde colocaremos em exposição na entrada da sala de aula.

Geografia

Para se trabalhar a localidade da escola e bairro onde os alunos moram será proposto um passeio pela redondeza da escola para ser realizado um estudo do meio. Onde os alunos serão orientados a fazer observação do que se compõe a redondeza da escola e bairro (casas, prédios, indústrias, comércios, a natureza, vizinhança, transporte, etc...).

Em sala o professor trabalhará através da conversa tudo o que os alunos observaram e dialogaram como foi o passeio, se gostaram  registrará tudo na lousa para que eles copiem o que eles observaram.

O próximo ponto a ser trabalhado é levantar uma discussão sobre em que condições as pessoas da localidade vivem, se possui: asfalto, saneamento básico, posto de saúde, quantas escola, lugares de lazer, tratamento de lixo.

O seguinte ponto será abordado sobre a natureza:

  • Como eles perceberam a paisagem local;
  • Como cada lugar compõe a paisagem;
  • Se na localidade observada possui muitas arvores;

O professor em sala de aula mostrará o mapa do google (satélite) por um notebook instalado na lousa digital toda a redondeza da escola para que todos vejam a escola em outro ângulo e aprendam a fazer leitura de mapa.

E como lição de casa será que eles façam o mapa mental de todo o trajeto que eles percorrem de casa para chegarem à escola.

Será trabalhado também sobre normas e regras dos lugares.

  • Como que devemos agir na rua, os cuidados que devemos tomar.
  • Como nos comportamos em casa e na escola;
  • O porquê das regras e quais são elas;
  • Como essas regras são expressas de forma implícitas e explicita nas nossas relações e convívio e na própria paisagem local;
  • Como as crianças lidam com as regras em diferentes lugares;

Será proposto como atividade duas brincadeiras em sala de aula: O rei mandou e vivo ou morto. Onde o propósito é se trabalhar regras, atenção, comportamento, espaço e coordenação motora.

Para atividade e avaliação da aprendizagem o professor dividirá dois grupos em sala e entregará duas cartolinas onde os alunos farão o desenho com a ajuda e direção do professor de quatro espaços públicos (a sua escolha), exemplo: escola, bairro, igreja, parque, casa, shopping, supermercado, hospital.

E na lateral do desenho escreveram que regras possui o local. No final esse cartaz será exposto na frente da sala de aula para que todos lembrem que para todo local exige regras e que elas fazem parte de nosso convívio diário.

Artes

Observaremos através de fotografias/imagens (praias, florestas, bairros).

Em seguida serão levantadas algumas perguntas:

  • Como são em determinadas regiões do Brasil (estilos de vida, trabalho, alimentação, escola, transporte, vestimentas, higiene, paisagens, clima, diferentes músicas, danças) para que assim os alunos possam conhecer sobre os costumes, paisagens e relações sociais diferentes de seu cotidiano.
  • O que mais chamou a atenção, qual a diferença para a realidade atual/local.

Para a próxima aula será pedido aos alunos que com a ajuda de seus pais tragam uma foto de uma paisagem de seu bairro que mais chama atenção ou mais gosta (parque, praça, bosque).

Nesta aula será formado um circulo para que todos junto com o professor possam observar as fotos e compartilhar de suas observações. Através das observações trabalharemos as cores.

  • Quais cores os alunos perceberam que tinha nas imagens;
  • Quais cores que mais gostaram;
  • Quais cores eles acham que são parecidas com as quatro estações do ano;

Em seguida o professor explicará que Através dos tempos, o homem sempre foi atraído pelas cores e sentiu necessidade de expressar-se por meio delas. Explicará que cores primárias são aquelas que encontramos na natureza igualmente as que vimos através das imagens.

Para atividade será distribuído folhas de sulfites, pincéis, guaches amarelo, azul e vermelho onde os alunos farão desenho de paisagem com essas cores.

Em seguida serão trabalhadas as cores:

Secundárias: laranja, verde e roxo.

Cores frias: verde, azul e roxo (são aquelas que causam as sensações de calma e tranquilidade).

Cores quentes: amarelo, laranja e vermelho (são aquelas que causam as sensações de prazer e calor humano).

Onde faremos as misturas das cores em um cartaz e escreveremos que cor é (laranja, verde, roxo, etc..) e ficará de exposição na sala para servir de mostruário para as próximas aulas.

Em sala de aula levantaremos uma pesquisa para observação sobre artistas brasileiros e que cores utilizaram em sua arte, onde o professor juntamente com os alunos faram uma reflexão da obra de arte:

  • Quais são as cores, tons e traços utilizados.
  • Quais movimentos com os braços e mãos o artista utilizou para pintar aquela obra de arte
  • Que percepções tiveram com as cores
  • Será que transmitem sensações (carinho, ríspido, tensão, medo, simpatia)

 Será proposto um desafio para todos fazer movimentos com os braços, mãos e o corpo para ilustrarmos como as folhas caem ao chão e pensar de como esses movimentos poderiam ser transformados em desenho.

Será entregue aos alunos giz de cera e folha de sulfite para que através da observação que eles têm da obra de arte e localidade onde moram ou da escola, façam um desenho de paisagem se utilizando cores quentes para o verão e frias para o inverno relacionando com os diversos tipos de movimentos (circular, quadrado, vertical, horizontal, diagonal) assim como preferirem.

Após o desenho pronto o professor explicará que cada um irá fazer a apresentação de sua paisagem explicando o que desenharam e quais cores utilizaram, qual estação do ano representa aquela paisagem, quais movimentos utilizaram na pintura da paisagem.

Avaliação

A avaliação será diária e contínua através de observação e do desempenho do aluno nas atividades orais, escritas, participações, interesse nas atividades propostas e trabalhos em grupos.

Recursos

  • Fotografias
  • Imagens
  • Lousa
  • Notebook.
  • Giz de cera
  • Sulfite
  • Cartolina
  • Guache
  • Pincéis.

        


  1. O TRABALHO INTERDISCIPLINAR

        A interdisciplinaridade promove relações entre duas ou mais disciplinas ou ramos de conhecimento ou que é comum a duas ou mais disciplinas ou ramos do conhecimento. As disciplinas podem estar interligadas a partir de relações previamente definidas em um processo dinâmico para solucionar ou responder uma questão ou investigação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)   pdf (326.8 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com