TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desafio Profissional

Por:   •  22/1/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.932 Palavras (8 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

JOICE GISELE DA SILVA

RA: 5969861952

CURSO: PEDAGOGIA

DESAFIO PROFISSIONAL

DISCIPLINAS NORTEADORAS: Competências Profissionais, Didática da Língua Portuguesa, Educação de Jovens e Adultos, Fundamentos da Gestão em Educação, Pedagogia Empresarial.

Tutor à distância: Maria Claudia T. Leme da Costa

Ribeirão Preto

INTRODUÇÃO

Estudiosos das teorias do ensino e aprendizagem, o pedagogo pode atuar em diversas dimensões da Educação. Ensino infantil, fundamental, gestão de escolas e coordenação de treinamentos em empresa, estes são apenas alguns exemplos de áreas onde o profissional da Pedagogia pode atuar. O objetivo ao planejar as atividades apresentadas na Feira de Profissões da Pedagogia foi o de mostrar aos alunos das escolas visitantes e da nossa própria faculdade, nossa vivência prática aos que buscam elementos para os rumos de sua vida acadêmica futura. Quando nossos alunos colocam depoimentos sobre a sua escolha no curso de Pedagogia, vislumbramos o seu amor e conhecimentos pela profissão que escolheram. De igual modo a escolha dos temas apresentados refletiram alguns caminhos já tomados para a continuidade de sua vida acadêmica. Na sala de Educação Especial a apresentação de música na Língua Brasileira de Sinais, as simulações, todos os materiais expostos deram uma visão abrangente desta disciplina, focalizando possibilidades de aperfeiçoamento e várias opções de trabalho que este curso oferece aos que nele voltam a sua preferência. No Laboratório de Recursos Pedagógicos foi realizada a demonstração pelos alunos sobre a utilização dos materiais que auxiliam o ensino e a aprendizagem. Compreende-se ainda que seja dever da Escola/Universidade articular os conhecimentos que possam auxiliar os integrantes da sociedade na superação de práticas baseadas em preconceitos e promover a qualidade de vida. Pedagogicamente, o ponto de partida para tais intelectuais não é o aluno isolado, mas os estudantes como atores coletivos em suas várias características de classe, culturais raciais e de sexo, em conjunto com as particularidades de seus diversos problemas, esperanças e sonhos. Com a apresentação da feira espera-se que os discentes venham a ter um momento de experimentar novas ideias, cogitar novas teorias educacionais, que possam refletir da necessidade de um pedagogo em um ambiente em que ele venha contribuir com seus conhecimentos e habilidades, que venham explorar todas as informações planejadas e disponíveis durante a feira, que haja momentos de vivenciar, conversar e trocar informações. Dessa forma pontuamos a importância do tema da nossa feira como muito atual e necessário para que o pedagogo se sinta mais valorizado e menos desmotivado diante de tantas dificuldades a que se encontra a educação no Brasil.

DESENVOLVIMENTO:[pic 2]

Nome da Faculdade: Faculdade Nova Era

Professores Envolvidos: Elaine Oliveira, Amanda Ribeiro, Fernanda Costa, Bruna Tavares, Vanessa Lisboa, Natalia Chiarelli.

Turmas Envolvidas: Alunos do curso de Pedagogia e Profissionais com formação de médio e longo prazo.

Proposta: Este é o primeiro evento organizado pelos estudantes do Curso. Sua proposição pelos graduandos decorre da necessidade de integração dos alunos, a troca e a atualização de conhecimentos, a busca de elementos capazes de subsidiar a discussão acerca do perfil da docência e da pesquisa na atualidade. A feira traz um temário bastante atual e relevante na prática dos educadores na contemporaneidade, pretende estimular a reflexão, problemática e compreensão das temáticas como possibilidades do diálogo acerca do trabalho educacional e, principalmente, desenvolver um espaço de discussão e trabalho entre estudantes em formação inicial, professores em serviço e comunidade geral.

Objetivos: Refletir sobre o papel do pedagogo na sociedade atual, estimular espaços para problematizar o diálogo acerca das dificuldades encontradas em relação ao ensinar e aprender, possibilitar aos alunos o conhecimento dos docentes do curso e suas áreas de conhecimentos específicas, proporcionar aos alunos espaço de exposição de seus trabalhos e debates dos mesmos, complementar a formação acadêmico, motivar dos alunos a participação nos eventos acadêmicos, promover o debate interdisciplinar entre alunos de licenciaturas e profissionais formados.

Disciplinas Envolvidas: Competências Profissionais, Didática da Língua Portuguesa, Educação de Jovens e Adultos, Fundamentos da Gestão em Educação, Pedagogia Empresarial.

Conteúdos: Pedagogia Hospitalar, Pedagogia empresarial, Orientação educacional, a atuação do pedagogo em ambientes não formal.

Metodologia: Feira Profissional com stands de cada área a ser trabalhada, palestras, mesa redonda, apresentação lúdica e momento corporativo.

Cronograma: A feira acontecerá durante um final de semana (Incluindo sexta, sábado e domingo) seguindo a seguinte premissa:  

Data 16/11/2018

Responsável: Prof.ª Elaine Oliveira (equipe de colaboradores)

Horário: 19h00min. Coquetel de Abertura

20h: Palestra com a Prof. Fernanda Costa

22h00min Encerramento do primeiro dia com distribuição de folder divulgando as etapas do evento e patrocinadores.

Data: 17/11/2018

Responsável: Prof. Bruna Tavares

Horario: 10h abertura do evento

Apresentação do grupo “Doutores da alegria”

Espaço aberto ao público para visitação dos stands de exposição da feira.

12:00: Pausa para o almoço/lanche

14:00: Retorno as atividades com mostra e interação universitária

17:00: Encerramento

Data: 18/11/2018

 Responsável: Prof.ª Amanda Ribeiro

10:00: Abertura com mesa redonda com o tema: O mercado de trabalho, as dificuldades em meio a sociedade, o preconceito e a capacitação de profissionais pedagogos.

14:00: Encerramento com a fala dos organizadores, agradecimentos e certificado de participação.

Recursos: Lousa digital, folders, stands, mídias digitais, internet e patrocinadores.

Avaliação: Perante toda a proposta sobre a feira avaliamos como positiva a atuação dos envolvidos, bem como o publico que pretendíamos alcançar, o conteúdo a ser ministrado e toda ação de levar os discentes a refletir sobre suas possibilidades de atuação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (412.9 Kb)   docx (404.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com