TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desafio Profissional

Por:   •  9/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.184 Palavras (5 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

[pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2 DESENVOLVIMENTO..............................................................................................5

3  CONSIDERAÇÕES FINAIS.....................................................................................8

REFERÊNCIAS...................................................................................................9



  1. INTRODUÇÃO

     A leitura de histórias contribui na aprendizagem das crianças na medida em que ajuda a criar uma familiaridade com a escrita, oportunizando uma maior proximidade com o mundo letrado e por ser um suporte para o aprendizado. Com a elaboração deste projeto pretendemos que as crianças conheçam, apreciem e ampliem seu repertorio literário, pois partimos do princípio que a literatura infantil deve estar inserida nessa fase tão importante da criança mesmo ainda quando não sabem ler. Nessa faixa etária, as crianças adquirem muitas conquistas: brinca, inventa, imita, reproduz, tem mais autonomia, tudo isso em um espaço curto de tempo e as histórias contribuem muito nesse desenvolvimento. Ela é um excelente instrumento para desenvolver a audição, a fala e a expressão corporal e representa uma fonte rica em estímulos.

     O professor que oportuniza às crianças um maior contato com a leitura, proporciona um ambiente onde a leitura esteja presente em sala de aula diariamente, estará contribuindo na construção de repertório de informações das crianças, ajudando-a a elaborar suas hipóteses seja para ler ou escrever, contribuindo em seu processo de alfabetização. A criança cria hábito de escutar histórias, valorizando o livro como fonte de conhecimento e entretenimento; a escuta de história oportuniza momentos prazerosos em grupo e enriquece o imaginário, amplia o vocabulário, além de familiarizar a criança com a leitura, uma prática valorizada pela sociedade.

“A importância do faz-de-conta, da fantasia, do encantamento da hora do conto para o desenvolvimento da criança é que proponho reavivar a arte milenar no contexto de nossas escolas através de momentos dedicados a Contação de História.” (Jucelma Terezinha Neves Schneid)

     Assim justificamos a escolha da literatura infantil como tema do planejamento, sendo explorado de forma lúdica, prazerosa e divertida. Acreditamos que através da exploração da história podemos completar todas as formas de expressão, integrando diversos âmbitos do conhecimento, tornando-as mais ricas, além de proporcionar as crianças vivências e possibilidades muito maiores.

     

      Estimular o hábito da leitura, preparando a criança para a aprendizagem da leitura e escrita de maneira lúdica e criativa. O objetivo é promover atividades para as crianças do Centro de Educação Infantil Antônio Rustiano Fernandes possam ampliar e ter contato com a literatura infantil dando condições para que a leitura esteja inserida nas nossas práticas.


  1. DESENVOLVIMENTO

A leitura na Educação Infantil é um caminho que leva à criança a desenvolver a imaginação, emoção e sentimentos de forma prazerosas e significativas. É importante para a formação de cada criança e ouvir muitas histórias, pois através dos livros e contos infantis que a criança destaca a importância de ouvir, contar e recontar histórias. A literatura infantil é fundamental para o seu desenvolvimento.

Passo 01

Leitura de uma história infantil  

Leitura de histórias: É importante para valorizar a história; mostrar de onde veio a história, mostrar como a linguagem está escrita; valorizar a linguagem literária.

História infantil: Os Três Porquinhos

Objetivos: Estimular a criatividade, ludicidade e oralidade por meio da história

Procedimentos metodológicos: Ler a história dos Três Porquinhos, conversar sobre a história, extrair detalhes de cada personagem; montar uma oficina para a confecção de bonecos personalizados dos Três Porquinhos e os demais personagens da história.

Utilização de recursos auxiliares: Livro da história, Vídeos da internet; Rolo de papel higiênico, tinta guache, lápis de cor.

Contação de uma história infantil

Contação de histórias: O professor vai improvisar, tem mais interação com as crianças e a possibilidade de agregar outros elementos no enredo.

História infantil: Chapeuzinho Vermelho

Objetivos: Estimular a criatividade, desenvolver á imaginação, a fantasia, valorização das expressões.

Procedimentos metodológicos: Contar a História da Chapeuzinho Vermelho; conversar sobre a história, qual porte eles mais gostaram, o que mais chamou a atenção; através de uma reprodução eles desenham o que mais gostaram, numa folha de sulfite; em uma folha as crianças vão cobrir a parte do desenho da chapeuzinho que está faltando e depois irão pintar.

Utilização de recursos auxiliares: Livro de história “Chapeuzinho Vermelho”, folha sulfite, atividades impressas, lápis de cor e canetinhas coloridas.

Passo 02

Atividade 1

Linguagem artística e história:  confecção de bonecos com materiais recicláveis, representando os personagens da história narrada (Três Porquinhos), também utilizaremos áudio visual.

Objetivos: Possibilitar que as crianças ´possam explorar e conhecer diversos materiais.

Procedimentos metodológicos: no primeiro momento em sala de aula, a professora irá organizar os materiais na mesa explicando para as crianças o tipo de atividade que será realizada, o material utilizado e como proceder a pintura, após as crianças irão pintar os rolinhos de papel higiênico conforme cada personagem da história.  

Materiais: tinta guache, pincéis, rolinho de papel higiênico e caneta permanente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (183.5 Kb)   docx (50.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com