TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desafio Profissional

Por:   •  22/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.984 Palavras (8 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA TAGUATINGA - BRASÍLIA

PEDAGOGIA – LICENCIATURA

                                   

ADNA MATIAS DE ANDRADE - RA: 6948468829

ÉDNA LESSA SANTOS PINHEIRO - RA: 6948456720

JANDIRA ALANNA ALVES RUFINO LIMA - RA: 6974395478

JÉSSICA SILVANIA DOS SANTOS LOURENÇO - RA: 6951497705

MIRIAM RODRIGUES DOS SANTOS - RA: 6973479584

                                            Desafio Profissional

              Tutora:

                                                                 

                                                              Taguatinga, DF

                                                          03 de Maio de 2016


                                                     

   Sumário

1.

2.

3.

4.

5.

6.

7.


Passo 1  

                                     

                                                            Introdução

A educação que temos atualmente tem enfrentado grandes desafios, dos quais é preciso buscar meios que possam transpor as dificuldades encontradas.

Hoje, fala-se muito em inclusão, mas na realidade, quantas escolas estão preparadas ou tem se preparado de acordo com a Lei para receber alunos que tenham alguma limitação?

Toda criança tem direito a educação, de forma igualitária, em um lugar que atenda suas demandas na vida escolar e, vinculada a família e sociedade, possa se sentir amada, respeitada e aceita por todos.

Todos têm direitos estabelecidos na Constituição Federal, que zela pelo bem de todos, por uma sociedade justa e sem discriminação e vale ressaltar que, a luta para garantir esses direitos, é muito grande.

O projeto desenvolvido pela Escola do Saber, busca encontrar meios, amparados pela Lei para que possa acolher essas crianças, envolver suas famílias e incluí-las em uma sociedade que rejeita ou fecha os olhos a realidade em que se encontram.  


                                       Uma escola para todos

                                                      Objetivos

  • Avaliar as ações pedagógicas baseada nas políticas educacionais de inclusão;
  • Superar os desafios e buscar alternativas para acolher de forma eficaz os alunos com necessidades especiais;
  • Desenvolver a linguagem, a interação, a socialização de todas as crianças no âmbito escolar;
  • Envolver a família em projetos ao ar livre, possibilitando maior interação com a escola e o meio ambiente;
  • Promover ações sociais que ampliem a visão de todos sobre o tema;
  • Conscientizar a sociedade sobre a necessidade de acolher as crianças que são especiais e fazê-las sentir-se parte importante no meio em que convivem.
  • Desenvolver um tratamento especializado a essas crianças;
  • Estimular a relação e à aquisição de linguagem;
  • Promover brincadeiras que permitam a interação e inclusão no ambiente escolar;
  • Utilizar-se de políticas amparadas na Lei que assegurem com qualidade a realização de uma metodologia eficaz para essas crianças no espaço escolar.

Passo 2  

                                                 Metodologia

 Temos que enfatizar a inclusão, interação e interdisciplinaridade. É de grande importância a inclusão de alunos especiais não só para cumprimento de lei, mas sim para a transformação da mente das crianças trazendo qualidade de vida para todos, com isto os alunos aprenderão a lidar com as diferenças e se tornarem cidadãos mais solidários, para isto foram elaboradas atividades onde cada professor irá ressaltar o trabalho em grupos, o convívio, respeito ao próximo e suas diferenças.  

Atividades a serem realizadas:

 Disciplina de Português: Confecção de cartazes, frases ilustrações que possam ser expostas no interior da escola e em pontos estratégicos da comunidade escolar, utilizando a conscientização, conselhos, mostrar os benefícios que a ação de preservar trás. Estes cartazes poderão ser escritos ou de recortes e montagens, deve ser explorada a criatividade das crianças.

 Disciplina de Matemática: A análise através de números a quantidade de lixo, desperdícios na comunidade escolar antes do inicio do projeto e conscientização da comunidade escolar e colheita de resultados após o projeto.  É valido a criação de gráficos e planilhas que poderão ser expostas ao longo do projeto em reuniões entre a comunidade e escola.

Disciplina de Ciências: Criação pelos próprios alunos de uma horta no espaço escolar onde se use apenas elementos orgânicos, sem adição de pesticidas, venenos ou algo do tipo, colocando em foco o quanto esse tipo de adubo químico prejudicam a saúde, pode contaminar o solo, as águas, os animais,  Ensinar aos alunos como pode ser preparados adubos de origem natural, podendo ser trabalhado também o fator alimentação saudável, incentivo a boa alimentação com dicas de lanches que podem ser preparados pelos responsáveis, receitas a serem elaboradas com ingredientes da nossa horta e associação da alimentação com o bom desenvolvimento fazendo assim com que essas informações cheguem até a mesa de suas famílias.

Disciplina de Artes: Elaborar a construção de uma pequena oficina para a confecção de brinquedos com materiais recicláveis, lixeiras educativas para coleta seletiva para que em um futuro seja utilizado pelos próprios alunos em atividades no espaço escolar e as lixeiras podem ser distribuídas não somente no ambiente interno, mas externo e redores da escola.

Disciplina de Educação Física: Organizar um passeio alternativo com os alunos, juntamente com a comunidade para um local onde é predominante o verde, como por exemplo, algum parque ecológico, onde haja palestras, brincadeiras gincanas que se adequem as realidades das crianças especiais, caminhada, exercícios ao ar livre, trilhas adaptadas, piquenique e coleta de lixo mal dispensado. Deve ser pensado um ambiente onde haja fácil acessibilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (147.1 Kb)   docx (20.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com