TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desafio Profissional

Por:   •  1/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  980 Palavras (4 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Vivemos em um mundo cercado de tecnologias, que com o passar do tempo vem se evoluindo, nos dando possibilidades de comunicação, obtendo informação em qualquer lugar e em tempo real. As TICs, Tecnologia da Informação e Comunicação, estão a todo o momento sendo atualizadas, e se não estivermos preparados, não seremos atualizados para um mundo globalizado.

Quando falamos de tecnologias, não tem como não envolver a educação. É preciso ter um conhecimento do que são e como se deve usá-las. Pois, as tecnologias são muito mais do que uma simples ferramenta de trabalho ou comunicação, pode ser um meio rico de ensino-aprendizagem. E para isso, é fundamental a atualização e capacitação dos professores para um melhor desenvolvimento dos alunos quanto ao uso da tecnologia em sala de aula.

Posteriormente, iremos refletir sobre a importância de utilizar os recursos tecnológicos, compreendendo a importância de se fazer uma educação transformadora, promovendo assim uma construção crítico e independente. A inclusão da tecnologia em sala de aula deve ser utilizada de maneira adequada e significativa, para que todos os alunos interajam com a escola em geral.

Tecnologia x Metodologia

O papel fundamental da escola é o desenvolvimento intelectual, efetivo, e afetivo do indivíduo. Em uma sociedade de bases tecnológicas com mudanças continuas não se pode ignorar as tecnologias da informação e comunicação.

Pirrenoud nos traz que as inovações tecnológicas estão cada vez mais presentes e com mais intensidade em todos os âmbitos da sociedade e a escola não pode ficar alheia a essas mudanças. Hoje mais do que nunca, o profissional do futuro necessita ter a competência de saber utilizar as novas tecnologias a seu favor.

As transformações necessárias para qualificar a educação são complexas abrangendo a restruturação dos currículos e a formação adequada dos professores. As tecnologias permitem dar um grande salto nas formas, conteúdo e organização da educação “informática, multimídia, telecomunicações, bancos de dados e vídeos”. Por outro lado, é difícil um professor tomar estas iniciativas sem o respaldo da instituição onde trabalha. Não basta a adaptação da atitude e das práticas pedagógicas, é preciso organizar a escola para que isso seja possível.

Segundo os parâmetros curriculares nacionais (PCNs) “A escola deve trabalhar os diferentes gêneros discursivos para capacitar o aluno a produzir e compreender textos em diferentes esferas sociais”.

Com uso do computador o professor pode proporcionar aos alunos muitas experiências com a utilização dos recursos tecnológicos em sala de aula, deixando sua aula mais dinâmica e agradável. Podendo também ser um recurso auxiliar da aprendizagem autônoma, facilitando o raciocínio logico matemático. A forma de empregar o computador no processo pedagógico depende de uma posição filosófica, de uma concepção de educação e de uma teoria de aprendizagem.

Hoje a internet representa uma oportunidade além do acesso a informação de produção e divulgação de materiais próprios como também a interação. Além de rapidez e confiança dos serviços oferecidos por esse meio, um dos grandes benefícios é a interatividade. Assim quem manipula os computadores utilizando diferentes softwares para diversas tarefas pode localizar, produzir e disponibilizar informações normalmente com mais eficiência. Para Vygotsky: “o processo de ensinar e aprender se dar através da interação do indivíduo na sua cultura e na sociedade em que vivem”.

A aprendizagem está focada na interação do aluno com o mundo. Hoje é difícil pensar em alguma atividade humana que não dependa da tecnologia. A escola necessita “alfabetizar tecnologicamente” formando pessoas capazes de lidar com a tecnologia e optar por uma participação efetiva na sociedade. O indivíduo só pode utilizar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (36.7 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com