TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desafio Profissional

Por:   •  6/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.284 Palavras (10 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

DESAFIO PROFISSIONAL

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Desafio Profissional

“Metodologia x Tecnologia”

Sumaré

2017

Cristiane Alves Verdelho                      RA 5969933570

Elaine Cristina Bomfim Rocha             RA 7799829470

Gabriela Alessandra Pimenta Alves    RA 6037387402

Gisela Botelho de Sena                        RA 6035555269

Wesley da Silva de Oliveira                  RA 8798004124

DISCIPLINAS NORTEADORAS: Atividades Complementares; Psicologia Da Educação e Teorias Da Aprendizagem; Redes Sociais e Comunicação; Educação a Distância; Didática; Língua Brasileira De Sinais; Responsabilidade Social e Meio Ambiente.

Tutora a distância: Maria Claudia Tiveron Leme da Costa

Tutora Presencial:

Sumaré

2017

Sumario

1.0 - INTRODUÇÃO

A atuação do professor em sala de aula, a participação eficaz do aluno e a aprendizagem significativa da turma atualmente transcorre pela presença da tecnologia e/ou novas práticas. 

A realidade organizacional por regiões no Brasil é específica de cada um e as habilidades e limitações são inúmeras e precisam ser trabalhadas e pensadas. Outra questão é a verba designada pelos órgãos públicos educacionais e como este investimento pode ser utilizado nas escolas com a biblioteca, multimídia, materiais, formação dos professores e outros. 


Desta forma, a responsabilidade e a atuação do professor vão além, muitas vezes das condições sociais, econômicas da realidade do aluno, mas é preciso compreender o público, o ser atendido, as particularidades para as ações serem traçadas.


Sendo assim, o pensamento precisa mudar por parte do professor em atualiza-se pedagogicamente e com as estratégias e recursos adequados, de acordo com o perfil não apenas do aluno e também do professor, no entanto, o trabalho está pautado em resultados e quanto mais inseridos estiverem as práticas, melhor será o desenvolvimento e aprendizado do aluno.

2.0 - DESENVOLVIMENTO:

2.1 - No texto, é possível encontrar a perfeita diferenciação entre tecnologia e informática. Registrem o que entenderam por essa diferença de forma clara e fundamentada no texto.

No texto a autora deixa de modo claro a diferença entre a tecnologia e a informática, que a tecnologia não necessariamente está ligada a tecnologia de informação e comunicação. Distingue a tecnologia como todo instrumento a serviço da melhoria da qualidade dos serviços e do aprimoramento da ação humana é considerando uma tecnologia (PIROZZI, Giani Peres).

A autora cita outros exemplos de tecnologias já existentes na antiguidade, como os povos antigos utilizavam a pedra na caça de animais, pesca, para corte, dessa maneira já se aprimorando, realizando e utilizando tecnologia.

Como cita a autora a tecnologia serve para aperfeiçoar a ação humana, atingir os objetivos, na educação, a aprendizagem dos indivíduos.

O texto mostra também a importância da tecnologia na vida das pessoas, conhecimento, novas técnicas, para facilitar a vida, não só no âmbito profissional, mas também no seu dia a dia.

Já a informática está ligada diretamente ao computador, aos dispositivos de processamento de dados (programas de softwares de grandes inovações tecnológicas, pesquisas online, etc.

2.2 - Quando aborda a construção do conhecimento, a autora faz considerações a respeito do que sejam os dados, as informações, o conhecimento e a inteligência. Conceituem e descrevam, a importância desses elementos para que o aluno alcance a aprendizagem significativa, ou seja, a aprendizagem que ultrapassa os muros da escola e é capaz de fazer a diferença na vida de cada um deles.

O texto apresenta que através do conhecimento o aluno pode atingir o ponto mais alto na aprendizagem, apresentado pela autora no conceito de dados, como registros/fatos soltos que aleatoriamente apresentado em sala de aula, escreve que o professor que passa o conhecimento é aquele que trabalha com informações organizadas e que usa de modo considerável no dia a dia por meio da aprendizagem, conquistando conhecimento. Cita fatos que a informação é gerada a partir da organização de dados, que o trabalho da escola deve ir além do trabalho com dados, informação e conhecimento, que também é necessário que a escola trabalhe com mais de dois degraus da pirâmide que é a inteligência, visando à sabedoria. Apresenta que a sociedade de hoje não necessita somente de pessoas modernizadas que saiba apertar botões, a prioridade maior está em formar cidadãos que saibam fazer uso dos conteúdos aprendidos em sala de aula, utilizando esses conhecimentos na sua vida pessoal e profissional.

Através da assimilação das informações e do conhecimento percebe-se a importância na construção do objetivo final que é o alcance da aprendizagem significativa.

2.3 - Levando em consideração que vocês estão se constituindo professores, relatem sobre a importância da ação eficiente e eficaz do professor para promover uma aprendizagem significativa.

 Conseguir uma aprendizagem significativa é algo muito importante no processo educativo, para isso o professor deve preparar a aula antecipadamente, ser organizado, ficar atento a estratégia que vai usar para evitar problemas.

E ser eficaz trazendo resultados no conceito de educação para que assim, seus alunos entendam e aprendam o conteúdo, de modo que possam levar este aprendizado para vida toda. Sendo assim teremos um ensino de qualidade utilizando essas ações.

A tarefa do professor não está atrelada somente em transmitir conhecimento, cabe ao profissional incentivar seus alunos para uma maior participação nas aulas, conseguindo atingir a construção do conhecimento, substituindo também os discursos, por práticas educativas, estabelecer uma ponte entre a teoria e a prática que possam fazer a diferença.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (226.3 Kb)   docx (218.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com