TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desafio Profissional

Por:   •  9/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.852 Palavras (12 Páginas)  •  13 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

[pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

O

[pic 8]

[pic 9]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

3        CONSIDERAÇÕES FINAIS        10

REFERÊNCIAS        11


  1. INTRODUÇÃO

As crianças, desde os primeiros anos de vida, gastam grande parte de seu tempo brincando, jogando e desempenhando atividades lúdicas. A brincadeira e os brinquedos são tão fundamentais à criança como a alimentação. Os adultos, por sua vez, têm dificuldade de entender que o brincar e o jogar, representam para a criança, sua razão de viver, ou seja, uma necessidade.

Frequentemente se ouvem pais dizendo: "Se você fizer seus deveres poderá brincar. Do contrário, não." Ou seja, a brincadeira, nesse caso, representa um prêmio e não é compreendida como uma necessidade da criança. A criança, em decorrência, pode começar a se desinteressar pelas atividades escolares, pois estas representam um empecilho à brincadeira, uma forma de "punição". "Mas isto falseia a motivação do estudo: a criança não estuda para saber e se aperfeiçoar, mas para ter o direito de brincar, de fazer algo que lhe interessa mais." (AMONACHVILI,1991, p.14).

Então, por que não se pode desenvolver o estudo e a brincadeira, ambos necessários ao desenvolvimento da criança a partir de uma atividade única, comum, onde seja possível aprender brincando?

Considerando as observações acima, esta pesquisa objetivou coletar dados que demonstrassem a importância das atividades lúdicas em todo o processo educativo, da educação infantil ao ensino fundamental, visto que jogos e brincadeiras são, conforme os estudiosos, experiências afetivas que se correlacionam ao ambiente e devem ser aplicadas nas crianças em fase escolar. Assim, o presente trabalho apresenta um texto com os dados coletados.


  1. DESENVOLVIMENTO

Brincar é criar, imaginar, relacionar-se com o outro. No momento da brincadeira a criança se desenvolve e elabora sua coordenação motora, possibilitando socialização e interação com as outras crianças e com o mundo. A criança utiliza a brincadeira como forma de expressar sua linguagem. Por meio das brincadeiras ela vai se desenvolvendo, promovendo a socialização e a comunicação, como também vai construindo seus pensamentos. O brincar faz parte da natureza das crianças e do seu dia a dia. A brincadeira estimula a criatividade e gera prazer.  É uma ação verdadeira, sem compromisso e produtora de conhecimento.

Para criar diversos objetivos e alcançar uma aprendizagem significativa, é necessário que ocorra interação entre as crianças. Com isso, é de extrema importância que oportunidades de brincadeiras façam parte da vida delas.

Ao brincar com outras crianças ou mesmo com adultos, a criança adquire experiência, percebe o mundo e busca realizar seus desejos e fantasias.

A brincadeira é uma forma de aprender e interagir com o mundo, mas a criança não tem essa perspectiva, assim ela não tem a preocupação de atingir objetivos com as brincadeiras. O que interessa para ela é somente o prazer de brincar.

A criança desde o seu nascimento relaciona-se com um mundo repleto de significados construídos através da história, e ao interagir com o meio e outros indivíduos, compreende o seu significado, o dos outros e o que acontece em seu meio cultural, podendo assim construir e reconstruir de forma ativa novos significados.

A Educação Infantil se transformou bastante nos últimos anos. Essas transformações trouxeram uma nova identidade para as instituições que lidam com crianças. Com essas mudanças surgiu uma nova concepção de criança, que antes era vista como alguém sem valor, nos dias atuais ela é tida em todos os seus aspectos. Sendo essa visão atual da criança algo historicamente construído. A falta de importância destinada às crianças, pode parecer algo terrível no dias atuais, mas há muitos anos atrás era algo perfeitamente natural.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)   pdf (236.4 Kb)   docx (53.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com