TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desafio Profissional

Por:   •  3/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.777 Palavras (8 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 2]

JACAREÍ /SP

CURSO PEDAGOGIA

DISCIPLINAS NORTEADORAS

DISCIPLINAS NORTEADORAS:

BRINQUEDOTECA E O ELEMENTO LÚDICO;

EDUCAÇÃO APLICADA AOS CUIDADOS DA CRIANÇA;

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA;

ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL;

PRÁTICA PEDAGÓGICA: GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS.

AUTORES:

ADRIANA APARECIDA SOUZA DE CASTILHO – RA  2651771580

JANAINA RIBEIRO TORRALBO MARCELLINO - RA 2600720207                 

ODILA GONÇALVES DE SOUZA- RA 3461206713

MARIA  ASSIS  OLIVEIRA -RA 2644763217

VANDERLEIA  EVANGELISTA AUGUSTO - RA 7787760967

DESAFIO PROFISSIONAL 5º SÉRIE

TUTOR A DISTÂNCIA: MARIA MADALENA PERES SHANCHES.

JACAREÍ 15/05/2019

1-INTRODUÇÃO:

Este presente trabalho, visa apresentar a importância do brincar no desenvolvimento e aprendizagem na Educação  Infantil e sua transição ao Ensino Fundamental.

Analisar também as atividades lúdicas podendo ser um apoio pedagógico sobre a prática docente em uma escola,ressaltando a importância ao desenvolvimento integral da criança,como por exemplo a brinquedoteca.

A brinquedoteca é um espaço dedicado às brincadeiras dirigidas,ao mundo da imaginação e fantasia, propicia o crescimento emocional , social , moral e político.Utilizado para alcançar objetivos da educação infantil como: estabelecer autonomía,resolver problemas, habilidades de descentrar, coordenar diferentes ponto de vista e a capacidade de estabelecer relações.

É brincando que a criança irá pouco a pouco, aprendendo a se conhecer e a aceitar a existência dos outros,construindo a identidade e grande parte da sua estrutura física, sócio intelectual.

Algumas escolas já possuem brinquedoteca com espaços específicos, com brinquedos, com histórias  e jogos lúdicos.è de suma importância o professor disponibilizar materiais, participar das brincadeiras, ou seja, fazer mediação da construção do conhecimento.

Segundo Piaget (1978) às atividades lúdicas atingem caráter educativo tanto na formação psicomotora,como na formação da personalidade das crianças e valores morais são adquiridos.

Os jogos com regras são considerados como ferramenta para este processo, conduz a um comportamento exploratório.

A observação das brincadeiras é de extrema importância na Educação Infantil e no Ensino Fundamental ,ao analisar  aluno o professor reconhece quais são suas necessidades e assim faz a intervenção.

A criança aprenderá a seguir regras brincando, é o brincar uma necessidade básica como a nutrição, à saúde, à habitação e a educação.Assim ela integra-se na sociedade e constrói seu próprio conhecimento.

2-DESENVOLVIMENTO:

O brincar desenvolve relações de confiança consigo, autonomia, auto-estima ,trabalha a relação da criança com o mundo externo, dividindo os espaços e as experiência com outras pessoas.

Evoca concentração  desenvolve habilidades de forma natural e agradável gerando

assim interesse e garantia de prazer nas atividades propostas por um mediador.

É no brincar que as crianças se descobrem, através da diversão.

Nem sempre a sociedade viu a criança como um ser singular e especial de particularidades e cuidados especiais.

Sabe-se que por séculos a criança era vista como um adulto em miniatura, sem muita importância, segundo Philippe Ariès (2006), a concepção de infância passou por três períodos distintos, (que vai do século XIII ao século XVIII e do século XVIII até a atualidade). No primeiro período a criança era tratada como adultos e a partir do momento em que passava a agir sem a ajuda de sua mãe, a criança era afastada cedo de seus pais e passava a conviver com outros adultos.  Ariès ressalta ainda:

’’ que a criança queimava etapas e passava direto para a fase adulta. No segundo período as crianças eram separadas dos adultos e enclausuradas em instituições sob vigias dos professores preservando sua inocência. Por fim um período em que as crianças começam a ocupar um lugar central da família e são tidas como puras e divinas, vistas como anjos. Assim o conceito de infância vai sendo mudada devido as alterações que foram acontecendo na sociedade para suprir as necessidades do homem ao longo da história, segundo Ariès (2006).

 A descoberta da infância começou sem dúvida no século XIII, e sua evolução pode ser acompanhada na história da arte e na iconografia dos séculos XV e XVI. Mas os sinais de seu desenvolvimento tornaram-se particularmente numerosos e significativos a partir do fim do século XVI e durante o século XVII (ARIÈS, 2006, p. 65).  

Essa mudança de visão é algo que vai sendo historicamente construído pela sociedade que passa a perceber que a infância é uma etapa fundamental na vida da criança. Nos dias atuais, procura-se entender a criança como um indivíduo e a enxergá-la como ser social. A Educação infantil sofre grandes transformações nos últimos tempos, essas transformações originam-se das novas exigências sociais econômicas, a criança passa a ocupar um espaço significativo na sociedade.

Dessa forma é importante que o educador estabeleça nas suas práticas educativas os objetivos que quer alcançar. Nesse contexto, valorizar o lúdico e reconhecer a criança como cidadã que apesar de pouca idade, possui uma história e conhecimento, é considerar que a prática da aula lúdica articulado a outros componentes curriculares à vida da criança de modo significativo, e ainda como experiência prazerosa, em que a criança é tratada como sujeitos capazes de aprender, são cruciais para um aprendizado mais envolvente, entende-se que quando a criança brinca, pode se tornar mais alegre, espontânea e comunicativa, características que auxiliam-no desenvolvimento infantil. pois é por meio desse ato que a criança elabora suas reflexões, sua independência e criatividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (104.8 Kb)   docx (27.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com