TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desafio Profissional

Por:   •  12/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.186 Palavras (5 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

LUIZA ALINE DA SILVA MARIANO – RA 5487294046

QUELI PEREIRA – RA 2639719469

TAINA GUIMARÃES – RA 2717142539

ÉLIDA NASCIMENTO – RA 2712129681

THALIA ROBERTA WOMMER – RA 271220879

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.......................        4

2. DESENVOLVIMENTO        4

3. CONCLUSÃO.        7

4.REFERÊNCIAS.........................................................................................................

8


        1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:

Nome da Escola: Escola de Ensino Fundamental Ana Maria Faz dos Santos

Nome dos professores e educadores envolvidos: Caroline, Sabrina, Ester, Gabriel, João Pedro, Clarice e Tatiana         

Turma: 5° Ano A

Tema do projeto: Inclusão, um ato de amor

Prazo de desenvolvimento do projeto:  O prazo para o desenvolvimento desse projeto será de 40 dias, respeitando o tempo de cada atividade realizada, e o tempo de cada aluno.

2. DESENVOLVIMENTO

 Apresentação e Caracterização:

 O projeto sugerido pelo professores e educadores propõe um conjunto de percursos pedagógicos elaborados pelos mesmos, para orientar na implantação da proposta tornando por base o processo de aprendizagem dos alunos e das inclusões, na turma de 5º ano do Ensino Fundamental.

 

Justificativas:

Este presente projeto tem por finalidade descrever as vivencias em sala de aula e proporcionar soluções com as atividades planejadas e elaboradas com recursos pedagógicos, pelas professoras para melhor atender e alcançar os conhecimentos dos seus alunos. 

Análises do problema que gerou o projeto:

Com base nas dificuldades estipuladas pelas professoras do 5º ano do Ensino Fundamental, será analisada pelos professores envolvidos neste projeto e encaminhado uma intervenção com o objetivo de desenvolver, com os alunos, uma postura crítica de informações e conhecimentos frente à dificuldade relatada. Nesse sentido, é de extrema responsabilidade dos professores dominar o assunto e investigar junto aos alunos a proposta, e auxiliar nas pesquisas realizadas por eles, tendo assim informações a respeito do tema abordado na disciplina de ciências, como corpo humano e dos alimentos saudáveis, e no conteúdo de matemática, a construção de gráficos e pirâmides, culminando com avaliação dos conteúdos trabalhados.

 Assim, a prática de ensino em meio ao ambiente torna-se importante e significativo, já que favorece a construção de várias habilidades e competências sobre os conteúdos e as inclusões no ambiente escolar.

Eixo Central:

A partir dos conhecimentos propostos, as estratégias utilizadas para aplicação dos conteúdos serão aulas interativas, uso de laboratório de informática para pesquisas, atividades pedagógicas, trabalhos em duplas incluindo os alunos de inclusão e dinâmicas de apresentações dos conteúdos estudados.

Objetivos:

  • Idenficar e descrever algumas transformações do corpo do ser humano nas diferentes fases da vida, bem como suas partes;
  • Desenvolver com os alunos da turma de 5°ano do Ensino Fundamental, oficinas de matemáticas e de ciências.
  • Contribuir para tornar visível os resultados esperados e antecipar os benefícios que se pretende desenvolver com a ação pedagógica sugerida.
  • Identificar a importância da alimentação saudável
  • Construir com alunos gráficos e pirâmides com resultados das pesquisas dos conteúdos estudados.
  • Integrar os alunos da inclusão nos trabalhados realizados, fazendo com que eles consigam interagir dentro do ambiente escolar.

Conteúdos:

Ciências: Leitura, Conto: A fantástica viagem ao Corpo Humano.    

Matemática: Alimentos e suas calorias, montagem de pirâmide e construção de gráficos.

Desenvolvimento do plano de ação do projeto:

No laboratório de informática da escola os alunos pesquisarão sobre o corpo humano e dos alimentos saudáveis e não saudáveis ao nosso corpo,  da disciplina de ciências. As pesquisas serão feitas em duplas para que os alunos de inclusão possam participar das atividades desenvolvidas por eles.

Após as pesquisas realizadas, as duplas irão desenhar o corpo do colega em cima de um papelão, um colega irá desenhar o corpo um do outro. Os alunos irão recriar em e.v.a os órgãos do corpo humano e colar no modelo feito de papelão.

Cada dupla apresentara a turma sua pesquisa sobre o respectivo órgão que escolheu e sobre os alimentos saudáveis e não saudáveis.

Partindo da aula de ciências, a professora de matemática ira seguir com a pesquisa sobre os alimentos, os alunos continuarão a trabalhar em duplas para que os alunos de inclusão possam também ser inseridos nas atividades propostas. Cada dupla pesquisara sobre os alimentos e suas calorias.

Sobre uma base de papelão os alunos irão montar uma pirâmide alimentar com recordes de revistas.

As duplas irão se pesar junto e assim terão que montar um gráfico com cardápio e o número de calorias que cada alimento tem, neste gráfico terá que ter os alimentos que irão consumir diariamente com o número de calorias que cada um terá que consumir para ter uma alimentação saudável e equilibrada.

Logo em seguida acontecera uma dinâmica em grupos, os professores de matemática e de ciências com a ajuda dos educadores sociais irão montar uma apresentação sobre as pesquisas e os trabalhos realizados pelos alunos sobre o corpo humano e os alimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (173.8 Kb)   docx (51.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com