TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desafio Profissional

Por:   •  13/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.963 Palavras (8 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO: PEDAGOGIA

Disciplinas norteadoras: Atividades Complementares; Psicologia Da Educação e Teorias Da Aprendizagem; Redes Sociais e Comunicação; Educação a Distância; Didática; Língua Brasileira De Sinais; Responsabilidade Social e Meio Ambiente.

JULIANA ANGÉLICA BATISTA

 RA 5952866418

DESAFIO PROFISSIONAL

TUTORA: RAQUEL ESPINDOLA COELHO

LIMEIRA/ SÃO PAULO

10/11/2017

NOVAS TECNOLOGIAS

INTRODUÇÃO

A escola vem desenvolvendo ações para inserir a tecnologia como recurso didático para os professores, podendo assim atingir de forma criativa e inteligente as necessidades dos alunos. Considerando que para isso é necessário criar uma metodologia adequada com o objetivo de reconhecer o lado positivo e também as limitações de cada aluno. É muito importante que os professores tenham um grande conhecimento para que possa passar aos seus alunos o conteúdo de atividades de forma criativa e com muito segurança. Pode-se dizer que é uma grande mudança na sala de aula, do quadro de giz aos computadores com acesso à internet. Antigamente fazia muito o uso de tv, vídeo e dvd, mas o aprendizado era limitado, não havia mais como expandir. Com a chegada dos computadores, essas limitações foram anuladas, tornando assim uma grande oportunidade de crescimento e desenvolvimento no processo educacional.

DESENVOLVIMENTO

1-Reflita e responda sobre as questões propostas. Elas ajudarão você a compreender o texto e servirão como um roteiro para realização da atividade.

a) No texto, é possível encontrar a perfeita diferenciação entre tecnologia e informática. Registre o que entenderam por essa diferença de forma clara e fundamentada no texto.

Pode-se dizer que tecnologia é o aperfeiçoamento de tudo o que está ao nosso redor, num sentido mais amplo, tecnologia é a técnica evoluída que foi modificada, atualizada e aprimorada, seja ela física, organizadora ou simbólica. A tecnologia física é por exemplo os materiais usados diariamente, por exemplo, livro, telefone, satélite... são recursos que foram criados com o passar do tempo como um recurso prático para as pessoas. A tecnologia simbólica é a linguagem humana, exemplo são o vocabulário, a escrita, os signos e símbolos. E por sua vez a tecnologia organizadora é o relacionamento com o mundo, busca rapidez e organização nos processos. Embora a tecnologia é confundida com a informática, podemos dizer que a informática é o avanço da tecnologia. A informática veio para melhorar a prática educacional, através dela pode-se fazer pesquisas avançadas, gravar arquivos, fazer apresentações em slides...

b) Quando aborda a construção do conhecimento, a autora faz considerações a respeito do que sejam os dados, as informações, o conhecimento e a inteligência. Conceituem e descrevam, a importância desses elementos para que o aluno alcance a aprendizagem significativa, ou seja, a aprendizagem que ultrapassa os muros da escola e é capaz de fazer a diferença na vida de cada um deles.

A informação é composta de conjunto de dados, relacionamento, avaliação, interpretação e organização, que por sua vez organizados entre si passam a dar sentido aos fatos. O professor pode agir no sentido de aliar as novas tecnologias às metodologias de forma melhorar no processo de ensino e aprendizagem, precisando ser o construtor do conhecimento em que o aluno é o coautor do processo educativo, enfatizando que os alunos de hoje já nasceram informatizados, o docente reaprende, para poder ensinar, interagir e integrar o aluno no seu meio social. Ressaltando que a aprendizagem só acontece quando há uma assimilação ativa ou uma apropriação de conhecimentos e demais habilidades.

c) Levando em consideração que vocês estão se constituindo professores, relatem sobre a importância da ação eficiente e eficaz do professor para promover uma aprendizagem significativa.

O professor precisa pensar na utilização da tecnologia como um recurso importante no processo de aprendizagem, buscar esse conhecimento para poder passar com segurança aos alunos, fazer aulas dinâmicas, trazendo inovação através do computador, datashow, dvd, retroprojetor, livros etc, atraindo os alunos e proporcionando à mesma utilização na vida.

 

RESENHA CRÍTICA

TECNOLOGIA OU METADOLOGIA

O grande desafio do século XXI

Giani Peres Pirozzi – Pedagoga formada pela UNICAMP, pós-graduada em Educação Física, Esporte e Lazer (UNICAMP) e pós-graduada em Educação Infantil e em Psicopedagogia. Contadora de Histórias. Coordenadora Pedagógica do SESI – Itu e professora universitária - CEUNSP. Escreveu um artigo explanando o conceito de tecnologia na Revista Pitagóras – ISSN 2178-8243, v.4, n.4. FINAN – Nova Andradina/MS, dez/mar 2013. Com o objetivo central de compreender a evolução dos nativos e imigrantes digitais, além disso a autora pôde dar exemplos de diferentes recursos para que o professor possa utilizar na prática educacional, otimizando e atraindo os alunos para o aprendizado.

        Este artigo é divido em duas partes, o desafio do professor na utilização da tecnologia no cotidiano na sala de aula, e por outro lado, fazer que as aulas sejam mais dinâmicas para atrair o aluno para o ensino. Pode-se dizer que é desafiador, conflitante e inovador para o educador, mas como diria o educador norte americano Marc Prensky, hoje existe dois tipos de pessoas os nativos e os imigrantes digitais. Os nativos são a nova geração, já nascem no meio da tecnologia, e os imigrantes, são aqueles que estão aprendendo a incorporar a tecnologia no seu dia a dia. A maioria dos professores do século XXI são imigrantes digitais e estão aprendendo a utilizar para a prática educacional. Mas a questão principal que a autora questionou foi o que é tecnologia? A resposta é, tudo aquilo que serve para auxiliar o ser humano em seu trabalho e em sua vida faz parte da tecnologia. No trabalho pedagógico temos o exemplo de livro, lápis, lousa, retroprojetor etc.

        Freitas apud Perini (2009) menciona que a tecnologia é a técnica evoluída, que foram modificadas, atualizadas e aprimoradas. Segundo Sancho apud Brito, classifica a tecnologia em 3 tipos: física, organizadora e simbólica. Entende-se que as tecnologias físicas são materiais utilizados no dia a dia, exemplo caneta, papel, telefone, computador ... considera-se assim que todo o objeto é tecnologia física. A tecnologia simbólica, compreende a linguagem humana, podendo dar o exemplo do vocabulário, signos, escrita... tem o objetivo de aperfeiçoar a comunicação humana. E por último as tecnologias organizadoras, compreende como nos relacionamos com o mundo, na busca de agilidade e rapidez nos processos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (234.6 Kb)   docx (212.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com