TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desafio Profissional

Por:   •  23/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  631 Palavras (3 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Esse projeto pedagógico, foi pensado à partir das dificuldades encontradas pela nossa coordenação, no desenvolvimento da leitura e escrita dos nossos alunos.

O processo de alfabetização é muito importante, pois são nos anos iniciais que são construídos os alicerces da aprendizagem.

A alfabetização e o letramento devem caminhar lado a lado durante esse processo, uma vez que, de acordo com os parâmetros curriculares nacionais o ensino da linguagem deve abordar três aspectos fundamentais; sendo eles a leitura, interpretação e escrita. É importante alfabetizar letrando, para que a criança seja inserida no contexto cultural da sociedade, que está fundamentalmente relacionado à leitura. A alfabetização deve se desenvolver nesse contexto de letramento, porém ,entendendo se que ambos devem ter tratamento metodológico diferente e com isso alcançar o sucesso no ensino da aprendizagem da língua escrita, falada e contextualizada nas nossas escolas.

O objetivo desse projeto,é buscar auxiliar os alunos e levá-los a melhor forma de aprimorarem sua leitura e escrita, utilizar os métodos mais adequados e adequar as aulas ,utilizando recursos tecnológicos de modo a fazê-los tornaram se não apenas bons leitores, mais cidadãos atuantes e interacionistas.

A leitura, é a forma global de aprendizagem de qualquer área de conhecimento. Precisamos  analisar  em que nível a criança está no processo de letramento e alfabetização, para dar continuidade em seu ensino. É preciso fazer uso das praticas de leitura como meio para que o aluno se desenvolva.

Faz se necessário utilizar se de métodos como o ditado de palavras, realizar atividades com foco no sistema de escrita, desafia-los a ler e escrever por conta própria textos de complexidade adequada ao seu estágio de alfabetização. Realizar  atividades com foco nas práticas de linguagem, utilizar projetos didáticos para alfabetizar e incluir os recursos tecnológicos disponíveis para auxiliar no processo.

Esses recursos tecnológicos, podem ser alinhados a medida que se compreende que a educação é um processo mutável e adaptável, que deve com o decorrer do desenvolvimento tecnológico apropriar se das ferramentas adequadas. A tecnologia pode ser entendida como ferramenta fundamental, na construção de uma educação moderna, já que garante novos meios de acesso ao conhecimento. Esses instrumentos tecnológicos enquanto ferramentas pedagógicas poderão oferecer maios subsídio para uma nova postura na ação docente.

Nesse aspecto, pode se entender que os professores são sujeitos dos saberes e mediadores de toda ação pedagógica que decorre no interior da escola. Por essa razão, precisamos nos apropriar das novas tecnologias, não apenas para motivar os alunos, mas,para compreender o processo ativo e dinâmico que ocorre nessa interação entre homem e máquina.

IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA:

PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 2° BIMESTRE

TURMA: 1°ANO

DISCIPLINA: PORTUGUÊS

OBJETIVO GERAL: Desenvolver um projeto, que faça com que os alunos sejam alfabetizados e letrados simultaneamente, fazer com que sua consciência fonológica seja desenvolvida.

OBJETIVO ESPECÍFICO

Os alunos devem se apropriar da linguagem escrita,ampliar seu repertório lingüístico,desenvolver sua consciência fonológica,fazer reconto dos contos trabalhados,escrita das palavras espontânea,compreender que as palavras são formadas por sílabas.

Fazer com que o aluno construa seu conhecimento através de interações do meio em que vive.

CONTEÚDO

Nome das letras, identificação das vogais e consoantes, a ordem alfabética, reflexões sobre as letras, leitura e escrita de palavras,jogos digitais,as silabas,leitura de histórias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (59.8 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com