TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desafio Profissional

Por:   •  3/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.209 Palavras (5 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

2 DESENVOLVIMENTO        4

4 CONCLUSÃO        7

REFERÊNCIAS        8


  1. INTRODUÇÃO

Esse trabalho tem como finalidade analisar a contribuição da Educação de Jovens e Adultos para a formação de pessoas que buscam inserção e permanência no mercado de trabalho.

Com o passar dos anos o mercado de trabalho vem exigindo um currículo de seus profissionais com isso o retorno a escola é de grande importância para aqueles que buscam novas oportunidades com a esperança de concluir seus estudos.

Neste projeto foi construído um plano de aula que abrange as variações linguísticas que são encontradas em todas as salas de aula onde, há alunos com diversidade de idade condições sociais e culturais.

Esse tema é o ponto de partida para buscar alternativas que favoreçam a integração do alfabetizando com os conteúdos que lhe são passados. Conhecer além da língua materna outras formas de expressar. Com esse trabalho os alunos tiveram a oportunidade de discutir e refletir sobre o tema e criar de produções de texto sua visão sobre o tema.

              Partindo das estatísticas, onde apontam a grande dificuldade em manter os jovens e adultos na escola, podem ser muitos os motivos que levam um aluno abandonar seus estudos, sejam eles de ordem social, econômica, emocional e, até mesmo, pedagógica. A circunstância é que retornar à escola após anos fora dela é um passo importante para esse jovem ou adulto e nem sempre fácil para quem decide continuar sua vida escolar , pois, alunos nessa situação são levados a se acharem " incapazes" , " atrasados" — pelos próprios rótulos que a sociedade impõe aos não letrados.


  1. DESENVOLVIMENTO

A Educação de Jovens e Adultos veio para suprir a necessidade de alunos egressos, que por várias razões (socioeconômica, cultural, emocional), tiveram que abandonar a escola, para muitas das vezes, trabalhar, para poder se sustentar e sustentar sua família; ou então deixaram os estudos de lado porque se sentiram ‘perdidos’,  foram isolados e/ou sofram agressões verbais e/ou físicas, dentro do ambiente escolar. São tantas as possíveis caudas de evasão escolar, que aqui fica até difícil de elencar, pois pretendo ser mais sucinta possível. Nós sabemos que as consequências da decisão de sair da escola, acabam influenciando (de maneira negativa e explícita) a vida do agora ‘ex-aluno’.
Voltar a escola facilita cada vez mais, o acesso a formação escolar, para todos aqueles que infelizmente não puderam concluir seus estudos na idade escolar ideal.
Fazendo assim, com que eles tenham assegurado para si, seu direito ao acesso à educação. Com isso, se abrem novas oportunidades a todos os estudantes que almejam entrar no mercado de trabalho nova qualificação e conhecimento técnico.
Normalmente, as turmas de Educação de Jovens e  Adultos são formadas, pela maior parte, por pessoas trabalhadoras, que tem família para sustentar, que trabalham desde cedo. Sendo assim, a turma já possui um perfil traçado, e isso faz com que os professores consigam preparar aulas interessantes  e atraentes. Mas para isso eles devem conhecer bem a turma, verificando quais são os conhecimentos que seus alunos trazem consigo (da trajetória fora da escola, do convívio com sua comunidade), conhecer suas culturas, seus pontos de vista, para assim organizar, de modo eficaz, aulas que irão cativar a atenção de seus alunos (que as vezes, chegaram na sala de aula, depois de um longo dia de trabalho), e que também farão com que eles sintam prazer em estar aprendendo.
Após o final das aulas como também no decorrer delas, a avaliação da aprendizagem é bem vinda, e ele pode ser feita não apenas com um papel e caneta, com perguntas de fechadas, mas também na forma como os alunos interagem durante a exposição da aula, avaliando e verificando todo o conhecimento que eles já traziam consigo e o que eles adquiriram.
Uma aula muito interessante seria sobre a variação linguística e o regionalismo brasileiro, porque aqui em nosso país o regionalismo é uma característica muito forte.
É imprescindível trabalhar com os alunos a respeito da variação linguística, pois através dela podemos mostrar a eles que há diferentes formas de linguagem e que devemos respeitar toda essa variação, pois todos somos diferentes e essa diferença é que nos fazem especiais. Podemos mostrar o regionalismo brasileiro, através de palavras diferentes mas que significam a mesma coisa, dependendo do local onde a pessoa se encontra.

PLANO DE AULA

Tema: regionalismo, variação linguística, alfabetização e letramento.

Público alvo: turma da EJA

2.    Objetivos: apresentar a variação linguística através do regionalismo, característica forte em nosso país; mostrar um texto sobre regionalismo; apresentar conteúdo por meio de tecnologias da educação; conscientizar para a tolerância e respeito à diferença. Ter domínio da leitura correta e uma visão abrangente das visões de mundo.

3.    Conteúdos: regionalismo e variação linguística; texto explicativo; criação de cartaz; e produção de texto.


4.    Metodologia: Questionar os alunos a cerca do regionalismo e a variação linguística, para levantar seus conhecimentos prévios.
Expor através de slides no PowerPoint, textos e imagens, com algumas considerações sobre o tema da aula. Durante a apresentação no PowerPoint, deixar que os alunos questionem, e façam a leitura oral para haver envolvimento na aula. Após apresentação de slides, dar a eles um texto explicativo sobre regionalismo no qual será lido um trecho por cada aluno para melhor fixação do conteúdo. Criar com a turma um painel onde exemplifique as marcas do regionalismo brasileiro. Para avaliação, pedir para que escrevam um texto, que fale sobre o que eles aprenderam durante a aula.


5.    Recursos: apresentação no PowerPoint, retroprojetor, texto impresso, canetão, cartolina, caderno de aula.


6.    Avaliação: será realizada a partir da participação durante a aula em conjunto com a produção de texto, onde será verificado, pela escrita, o conhecimento que eles adquiriram.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (135.4 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com