TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desafio Profissional

Por:   •  19/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.416 Palavras (6 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

[pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

SUMÁRIO

 INTRODUÇÃO.........................................................................................................2

 DESENVOLVIMENTO.............................................................................................4

 CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................7

 REFERÊNCIAS.......................................................................................................8


        1. INTRODUÇÃO

Este trabalho faz uma análise sobre uso de um trio extremamente importante para a educação de crianças: a ideia de cuidar, educar e brincar.

Tais elementos são importantes, porque afloram a imaginação infantil, lançam luz sobre a dicotomia do desejo x realidade se fazem presente ao brincar, fazendo o aprender conhecer, a fazer, a conviver e principalmente a ser.

Assim, os professores interagindo, conhecendo os alunos profundamente e conhecendo o que lhes chamam a atenção.

Quando se fala em colocar aspecto lúdico no Universo infantil, introduzindo-o, portanto na educação escolar, pensa-se na realização de teatros, jogos de adivinhação, competições entre equipes, até mesmo espalhando fotos e cartazes pela escola, sempre fazendo o aluno se sentir útil e com a mão na massa. No entanto, é importante salientar que a ludicidade não consiste apenas em brincadeiras, mas também está relacionada à troca de experiências, a histórias, a vivências e a trocas culturais.  

Precisamos mostrar aos professores que os alunos de educação infantil não precisam somente de aulas e ensinamentos, mas também precisam de cuidados mais leves e lúdicos. Faz-se necessário expor que o termo “lúdico” está associado ao prazer, à brincadeira, ao divertimento e aos jogos. Segundo o filósofo Huizinga, o termo também está relacionado a fatores culturais (individuais e coletivos), à destreza, à vontade, relacionado com questões de afetividade e sensibilidade. Ele ainda diz que ao experenciar a ludicidade, o homem desenvolveu algumas funções tais como:

- Raciocinar e construir conhecimentos.

-Capacidade de fabricar objetos.

-Capacidade de realização e criatividade.

De acordo com Almeida (2010, p.13), não podemos relacionar “lúdico” apenas ao ato de brincar ou de jogar. E cabe ao professor aprender estratégias que envolvam a ludicidade e promovê-las em seu planejamento educacional. É necessário atualizar esses profissionais da área da educação, fazendo-os compreender que a troca entre docentes e alunos é um elemento fundamental não somente na primeira infância, mas um elo que gera consequências para o resto da vida.

2. DESENVOLVIMENTO

Segundo Laurentino Gomes, é imprescindível “olhar o passado para construir o futuro”., portanto é interessante observar como a criança foi percebida como tal no decorrer da história. Na idade média, não havia clareza em relação ao período que caracterizava a infância. Muitos se baseavam pela questão física e determinavam-na como o período que vai do nascimento dos dentes até os 7 anos de idade. Até o séc. XVII, a sociedade não dava muita atenção às crianças.

Não podemos dizer que em termo de qualidade houve uma bela evolução, tudo ainda está em construção, e com esse trabalho vamos em busca de soluções, sem cometer os mesmos erros do passado.

Juntadas as experiências de todas as comunidades existentes em relação à educação, podemos dizer que, se utilizarmos um pouco de cada, conseguiríamos a divisão necessária à nossa educação.

Mas, tudo se renova, ou seja, começa do zero, com inovações e novidades e até mesmo práticas sem nenhuma base de testes. A tecnologia nas escolas é ótima, pois o mercado de trabalho avança a cada dia, mas será que os alunos têm uma base boa de valores, coisas do dia a dia para lidar com informações geradas e atualizadas a cada minuto?

Tomemos como exemplo as tribos: seus valores de família, a procedência de seus saberes, suas alimentações, o respeito que têm ao próximo, a confiança que se têm nas crianças, até mesmo tão jovens já caçam, já ajudam na sobrevivência da família e as crianças são tratadas com respeito, são totalmente integradas.

O brincar traz conforto à criança, faz com que ela aprenda a construir, fabricar e realizar. Além disso, é por meio dele que conseguimos uma interação maior com o aluno, aprofundando melhor seus gostos e seus prazeres. Encarando o processo de ensino de forma lúdica é possível obter troca e instigar a espontaneidade. Nesse sentido, por isso que o ócio criativo é tão relevante.  

É importante destacar que “Ludicidade” é mais amplo do que apenas o ato de brincar ou de jogar. Brincar em si já potencializa e impulsiona os processos de ensino aprendizagem, logo não pode ser visto como perda de tempo.  

É claro que o papel do professor nesse processo é fundamental. Ele precisa dar um tratamento de acordo com a faixa etária, sem perder o cuidado e o interesse em conhecer profundamente a sala. Além do mais, deve passar confiança e conforto mesmo quando os alunos já estão crescidinhos.

Além disso, não pode deixar perder o fator lúdico pelo simples fato de os alunos crescerem e atingirem certa faixa etária, afinal eles ainda precisam e merecem receber estímulos leves para que não se cansem tão cedo da sala de aula. Todo o processo deve evoluir conforme a faixa etária, sempre com a presença de materiais que agucem curiosidade e que trazem estímulos ligados à parte didática. Pode ser utilizada a brinquedoteca como espaço para desenvolvimento da criança e como estratégia de diagnóstico e intervenção, por exemplo.

O faz de conta, como forma de interação, é um elemento importante dentro da questão da ludicidade, já que o brincar não está relacionado essencialmente a brinquedos, mas também a jogos e brincadeiras, ou qualquer situação de envolvimento em que ocorra prazer e espontaneidade daquele que brinca.

Na Grécia antiga, a ludicidade já era valorizada por filósofos como Platão, ele dizia que as crianças até sete anos deveriam ser envolvidas apenas por brincadeiras. A concepção de infância dos dias atuais é, no entanto, bem diferente de alguns séculos atrás.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (163.6 Kb)   docx (51.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com