TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desafio Profissional

Por:   •  28/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.045 Palavras (9 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE ANHANGUERA- UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA (CEAD)

CURSO PEDAGOGIA

Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da Educação, Tecnologias Aplicadas à Educação e Desenvolvimento Pessoal e Profissional

                                

                        

CAMPO GRANDE/MS

MAIO/2015


Diuliane Daniel Brandão - RA: 2858145088

Elma Rafaela Soares de Freitas - RA: 2871907957

Jessica Ramos de Sousa Vieira - RA: 2803863241

Laís Roberta Gil - RA: 2852721028                        

Lidia Paula B. de Souza - RA: 2805842832        

Fundamentos Filosóficos e Sociológicos da Educação, Tecnologias Aplicadas à Educação e Desenvolvimento Pessoal e Profissional

                         

Desafio Profissional, Apresentado ao Centro Universitário da Anhanguera Uniderp, Centro de Educação á Distância, da cidade de Campo Grande - MS, Polo Guaicurus, como requisito parcial à obtenção de nota no curso de Pedagogia, sob a orientação da professora tutora:

CAMPO GRANDE/MS

MAIO/2015

SUMARIO

1.INTRODUÇÃO        

2. PROJETO - SALA DE BIOLOGIA        

2.1 Justificativa da escolha do projeto        

3. RECURSOS UTILIZADOS PARA ESPECIALIZAÇÃO DOS PROFESSORES EM SALA DE AULA        

3.1 Introdução à Educação Digital (60h)        

3.1.1 Justificativa da escolha do curso:        

3.1.2 Sinopse do curso:        

3.2 Conteúdo indicado Vídeo: As Novas Tecnologias nas salas de aula Jornal Futura        

3.2.2 Sinopse do Vídeo:        

3.3 Título do Texto : Gente que Educa        

3.3.1 Justificativa da escolha do Texto :        

3.3.2 Sinopse do Texto:        

3.4 Software Tutorial        

3.4.1 Justificativa:        

3.4.2 Sinopse:        

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS        


1.INTRODUÇÃO

        O objetivo do trabalho é apresentar a importância dos recursos tecnológicos na sociedade e dentro da sala de aula, mostrando o impacto positivo que causa na aprendizagem dos alunos.

Mas, para que esse aprendizado aconteça de forma positiva e progressiva, os docentes devem estar atentos ao surgimento das novas tecnologias para que possa aplicar e apresentar de maneira correta aos alunos, tornando as aulas mais dinâmicas e prazerosas. As tecnologias oferecidas dentro da sala fazem com que os alunos se interessem mais pelo conteúdo dado, e participem mais da aula.

Com o avanço de novas tecnologias, e a inclusão dessas novas tecnologias na sala de aula o aprendizado vem se tornando mais fácil, pois o professor pode oferecer mais conhecimentos e o aluno adquirindo mais interesse pelos conteúdos.

Este trabalho será desenvolvido em 3 passos:

  1. Projeto de uma sala de biologia;
  2. Justificativa da escolha desse projeto;
  3. Recursos utilizados para especialização dos professores em sala de aula.

2. PROJETO - SALA DE BIOLOGIA

        Itens tecnológicos utilizados:

  1. Microscópio
  1. Datashow
  2. Som
  3. Lousa Digital
  4. Computador

A escolha deste projeto é para melhorar a didática do professor em sala de aula.

Integrar esses recursos tecnológicos é muito interessante em um ambiente voltado à biologia, uma ciência que estuda todas as formas de vida e de agir dessas vidas. Crianças são visuais e auditivas, necessitam de algo que chame atenção, o microscópio permite que elas visualizem tudo mais detalhado e mais de perto. O Datashow e a lousa digital andam lado a lado neste projeto, um complementando o outro, o datashow pode ser considerado como um cinema particular para essas crianças onde elas podem estar vendo documentários e vídeos e a lousa uma forma diferente dos professores e alunos interagirem com a matéria. O som serve para que os alunos conheçam e identifiquem cada barulho, de onde vem e se familiarizem com eles no seu dia a dia. Por fim o computador que ira servir para jogos pedagógicos, enciclopédias voltadas a essa idade e sites relacionados aos temas das aulas. Na sociedade de hoje, as crianças estão cada vez mais perto dos recursos tecnológicos, devemos nos aliar a esses recursos para termos alunos mais sedentos das aulas. Os usuários desses recursos serão alunos com idade de 9 a 13 anos .

2.1 Justificativa da escolha do projeto

        Estes recursos tornarão as aulas mais dinâmicas, fazendo com que os alunos envolvidos tenham mais curiosidade de aprender. São tecnologias que permitem os alunos compreenderem o conteúdo mais facilmente e já eliminarem suas curiosidades na própria sala. As crianças deste projeto são quase que todas carentes de recursos tecnológicos em suas escolas, com pouca renda e que não se possibilita conviver com tecnologias mais avançadas. Isso permitirá que as crianças possam sentir-se mais interagidas com a sociedade atual e mais preparadas para o futuro, onde enfrentarão uma concorrência em vestibulares que contam com recursos em seu dia a dia normalmente. A ONG permitirá a esses alunos uma nova visão de estudo, onde o projeto que conta com essas tecnologias complementa o que eles tem em suas escolas. Muitos adolescentes deixam de ir a suas escolas e participam de projetos por não se sentirem atraídos pelos métodos de aula, porém, com os recursos escolhidos pela ONG os permitirão acesso a algo que todos os adolescentes da atualidade se interessam, tecnologia. A ONG irá acrescentar  muito na formação de seus alunos, pois são todos de redes públicas e infelizmente grande parte das escolas não se conscientizaram da importância dessas atividades tecnológicas e sabemos que na sociedade em que vivemos a tecnologia não pode ser ignorada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (259.6 Kb)   docx (227.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com