TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desafio Profissional

Por:   •  23/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.931 Palavras (8 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 8

                               UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL.

DESAFIO PROFISSIONAL 

 

CAMILA TATIANE DA CUNHA RA: 2803852334

JENIFER LUANA LOREIRO RA: 1709987109

ELIZE REGINA DE ALMEIDA RA: 2847247805

MELISA TAINA FREITAS DA ROSA RA: 2810808424

TATIANE SILVA NATÉL RA: 2840282340

Atividade do desafio entregue como requisito para conclusão da disciplina “Fundamentos filosóficos e Sociológicos da Educação, Tecnologias Aplicadas à Educação e Desenvolvimento Pessoal e Profissional”.

NOVO HAMBURGO, MAIO DE 2015.

INTRODUÇÃO

O presente trabalho foi elaborado com intuito de nos aprofundarmos no aprendizado do aluno, visando facilitá-lo com o auxílio dos recursos tecnológicos.  Além disso, ressaltar a importância de incluir no ambiente escolar o uso das tecnologias assistivas, que são recursos e serviços utilizados para um melhor rendimento no aprendizado de alunos com necessidades especiais, tornando assim um ambiente mais aconchegante.

     

DESENVOLVIMENTO

Segue abaixo quadro demonstrativo:

Ambiente/Sala Temática: Biblioteca

Usuários: Alunos portadores de deficiência visual

Recursos Tecnológicos

Justificativa e estratégias de uso

Objetivos

Aplicação de tecnologias assistivas

Livro Virtual.

Proporcionar ao aluno uma leitura dinâmica, que saia do tradicional.

Dar ao aluno com deficiência visual a oportunidade de fazer uma leitura diferente, também podendo realizar as atividades junto com a turma.

Áudio Livro.

Data show.

Trazer aos alunos uma hora do conto diversificada e interativa, através de gravuras.

Sabendo que o aluno é deficiente visual podemos trabalhar outro sentido do mesmo, para que assim ele possa interagir e ter uma melhor participação na atividade.

Caixas de som para que possamos estar reproduzindo os sons das imagens e paisagens.

   Computador com acesso a internet

Auxiliar os alunos em pesquisas de diversas áreas do conhecimento.

Possibilitar que o aluno com deficiência visual utilize este recurso para facilitar o desenvolvimento de seu aprendizado.

Computador equipado com teclado em Braille e Softwares de Áudio, como por exemplo: Dosvox, Virtual Vision, Jaws e NVDA.

Texto reflexivo:

Sendo a educação o que forma o indivíduo, ela precisa estar em constante evolução. Vivemos numa era tecnológica e visto que essas tecnologias já fazem parte da nossa rotina diária, há grande necessidade de serem introduzidas no âmbito escolar. No entanto, não basta à escola possuir recursos tecnológicos, é necessário que haja uma melhor qualificação aos docentes.
A biblioteca é um dos ambientes escolares mais importantes na formação do aluno, porém, não é o mais atrativo para os mesmos. Na tentativa de aproximar o aluno da leitura é preciso inovar. Uma das maneiras de fazer isso é trazer os recursos tecnológicos para dentro da biblioteca. Além de possibilitar que os alunos tenham uma leitura mais envolvente, também auxilia os alunos com necessidades especiais a serem inclusos de forma mais plena. Inclusão não é apenas a escola ter em seu meio um aluno com necessidade especial, mas sim o aluno sentir-se bem na escola, realizando as atividades juntamente com os demais colegas. Nos dias atuais dispomos de um recurso muito eficaz, tornando esse processo cada vez mais aprimorado, que são as Tecnologias Assistivas.
Uma das formas de desenvolver esse método de inclusão é propor uma atividade que envolva todos os alunos, onde eles possam se colocar no lugar do deficiente visual. Podemos realizar essa atividade com a ajuda das Tecnologias Assistivas, neste caso utilizando o áudio livro. Então, solicitar que os alunos dirijam-se à biblioteca mantendo os olhos fechados. Ao chegar lá, ainda com os olhos fechados, pedir que ocupem seus respectivos lugares e concentrem-se apenas na história em áudio e salientando a importância de imaginarem a história para que após a atividade possam realizar um relatório da experiência vivenciada, onde exploraram o sentido auditivo.
Por meio do relatório dos alunos, o professor poderá saber o proveito que os alunos, individualmente, puderam tirar da atividade proposta. Atividades como esta ajudam a sensibilizar os alunos em relação à inclusão, o que fará com que os mesmos dêem em mais atenção às necessidades do deficiente visual. Por exemplo, permanecendo em silêncio quando este estiver fazendo uso do áudio livro, visto que todos já puderam, por experiência própria, entender que a audição é muito importante para o deficiente visual, e também com esta experiência foi possível possibilitar que os alunos tenham
      É de grande importância também que o professor esteja preparado para trabalhar com o aluno portador de deficiência visual dentro da sala de aula. O professor precisa estar constantemente atualizando-se para que possam fazer uso de recursos, à medida que estes vão evoluindo devido ao avanço tecnológico. Inclusive, existem muitos cursos que tem como objetivo capacitar os professores a trabalhar melhor com esses recursos. O professor precisa cada vez mais estar inovando e aprimorando suas técnicas em sala de aula. E para isso, é indispensável que os mesmos dominem os recursos tecnológicos, assim como também a Tecnologia Assistiva. 

A tecnologia pode ser de grande ajuda no aprendizado. No entanto, para isso ela precisa ser bem usada. O docente precisa extrair o que há de melhor nesses recursos tecnológicos, mostrando assim  aos educandos, além de serem usados para lazer também podem ser usados para aprender. O professor é mais bem sucedido quando traz a realidade do aluno para dentro da sala de aula, pois isso faz com que o mesmo sinta-se situado no ambiente e mais disposto a estudar. À medida que o professor aprimora sua tática de ensino torna o aprendizado mais atrativo ao aluno.
Quando falamos nessas tecnologias não precisamos pensar necessariamente em algo revolucionário. Há recursos tecnológicos simples que podem ser muito bem usados na sala de aula, como o rádio por exemplo. A tecnologia vai auxiliar, mas a inovação dependerá do professor. 
A implantação de qualquer esforço de inclusão requer o uso e o aprimoramento dos conhecimentos da realidade local, da adaptação de conteúdos e linguagens, investimento de capacitação acompanhado de um processo contínuo de avaliação. A prática ativa em grupos é capaz de dotar os usuários de capacidade para acessar a informação de uma forma crítica, estimulando a participação ativa buscando conhecimento que sejam capazes de auxiliarem diante de suas necessidades individuais e do núcleo social em que vivem. A inclusão dos alunos portadores de deficiência visual necessita de ações voltadas para a sua preparação e qualificação no que diz respeito à utilização dos recursos Tecnológicos Assistivos que são pensados exatamente com o objetivo de auxiliar, ajudando-os a obter mais autonomia e acessibilidade. Assim como ensina o manuseio do teclado, o acesso e a navegação nas redes digitais, as habilidades exigidas para utilizar os leitores de tela, entre outros. 
É necessário rever o conceito de inclusão digital, principalmente quando se trata de direcionar para um coletivo de alunos com deficiência visual, já que inclusão não é só aprender a usar programas e softwares é também compromisso social, de inclusão na vida, no dia a dia, até em futuros trabalhos. Quando temos professores preparados para a inclusão esse processo segue em rumo ao sucesso. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (175.5 Kb)   docx (22.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com