TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desafio Profissional

Por:   •  6/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.111 Palavras (5 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE DUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

ELIANA APARECIDA ABREU DE MORAIS – RA: 8763946247

Psicologia da Educação

Fundamentos Filosóficos da Educação

Projeto: “Intervenção pedagógica a partir da Terapia Assistida por

Animais na Educação”

Tutora Mariana Faveri Impulcetto

SÃO BERNARDO DO CAMPO

2014

Introdução

No trabalho a seguir, o objetivo é mostrar de que forma a “intervenção pedagógica a partir da terapia assistida por animais na educação” ou “zooterapia” pode ajudar o aluno em sua formação. O aluno em contato com animais passa a ter uma ligação, e isso ajuda na interação social. Assim, o animal tem um importante papel no desenvolvimento dos vínculos afetivos.

        Mostrará também que o uso de um animal em sala de aula contribui para ajudar nos problemas comportamentais e nos problemas de aprendizagem, ajuda a desenvolver a capacidade da criança de se relacionar com outras pessoas, e a criança aprende também a observar gestos, posturas e movimentos, essenciais nos relacionamentos.

Passo 1 – Perfil da turma/ características gerais

Nome da Escola (fictício): Educando para o futuro

Ano ou série: 4º ano – Ensino Fundamental

Número de alunos: 30

Meninos: 13

Meninas: 17

Descrição do perfil da turma: Sou professora da escola “Educando para o futuro”. Minha turma é o 4º ano do Ensino Fundamental, composta por 30 alunos em idade entre 9 e 10 anos. A escola se localiza na periferia, os alunos residem no bairro onde a escola se localiza e nas proximidades.

As crianças vêm de famílias pobres e a maioria, filhos de pais desempregados e mães solteiras que vivem de “bico”. Muitos dos alunos sabem ler e escrever, mas outros ainda não dominam a leitura e nem a escrita e tem dificuldades nos raciocínios matemáticos.

Destes 30 alunos, pelo menos 8 estão tendo dificuldades de aprendizagem e/ou problemas comportamentais. A maioria não tem internet em casa, nem a escola fornece material digital e profissional qualificado.

Passo 2 – Análise de problema comportamental

Nome do Aluno (1): Cristian Azevedo

Idade: 9 anos

Descrição Detalhada dos Problemas Comportamentais: Cristian é um aluno com problemas comportamentais, ele é um menino muito ativo, nas atividades físicas se sai bem, mas quando está em sala de aula conversa o tempo todo, insiste em ficar nos corredores, no recreio briga com outros alunos, responde aos professores e atrapalha seus amigos nas atividades da sala. Parece totalmente desinteressado, costuma sempre bater de frente com professores, alunos e funcionários da escola.

Nome do Aluno (2): Ângela Machado

Idade: 10 anos

Descrição Detalhada dos Problemas Comportamentais: Ângela é uma aluna com problemas comportamentais, geralmente, é a última a chegar à sala de aula, passa o tempo todo mexendo no celular, não copia as lições, fala palavrões e geralmente é agressiva. Não respeita os professores e seu rendimento é considerado ruim. Parece uma criança revoltada e extremamente desatenta.

Passo 3 – Análise de problema de aprendizagem

Nome do Aluno (1): Marcelo Santos

Idade: 9 anos

Descrição Detalhada dos Problemas de Aprendizagem: Marcelo é um aluno com problemas de aprendizagem, não consegue se concentrar, fica disperso em sala de aula, muito tímido, não se aproxima dos colegas. Parece não gostar de ser notado. Nas atividades em sala de aula ou recreação, não participa, seu rendimento não está bom.

Passo 4 – Implementação do Projeto

1 – Definição do(s) animal (is) com perfil adequado às necessidades pedagógicas dos alunos.

O cachorro foi o animal escolhido, por ter maior facilidade para se lidar, é dócil, e pelo seu porte, pode ser levado ao ambiente escolar.

2 – Definição das estratégias de tratamento e utilização dos animais em sala de aula, espaço escolar ou familiar.

A estratégia é fazer com que esses alunos se estimulem e se interagem com facilidade, e mostre apego e carinho pelo animal. Foi proposto que cada aluno ficaria um dia da semana com o mesmo. Assim, terá respeito ao próximo e desejo de estudar e interagir com alunos e professores.

3 – Definição da proposta pedagógica relacionada ao conteúdo.

Foi proposta para os alunos uma melhoria no desempenho escolar, a partir das atitudes que os mesmos apresentarem ao longo do projeto. O senso de responsabilidade é saber que aquele animal tem necessidades como: se alimentar, tomar banho e etc.

4 – Definição das estratégias de acompanhamento e avaliação.

Foram aplicadas atividades complementares e questionários para avaliá-los, através dos mesmos poderemos acompanhar a evolução de cada um. Trabalhamos com a ideia de todos adotarem um cão.

5 – Definição dos objetivos gerais e específicos o projeto.

Durante os três meses do projeto, o desempenho dos alunos foi acompanhado e houve melhorias no aprendizado dentro de sala de aula e no convívio com professores, alunos e familiares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (92.2 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com