TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desafio Profissional

Por:   •  8/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.057 Palavras (13 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

PEDAGOGIA – LICENCIATURA

DESAFIO DE APRENDIZAGEM

DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

RITA LEITÃO GARCEZ SANTANA

RA 1968223048

NOME DO TUTOR: ESP. LAÍS MORAES OSSUNA

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS – SP

2015

INTRODUÇÃO

É notório o quanto o uso das tecnologias vem invadindo nossas vidas. Diariamente, para praticamente tudo o que fazemos, contamos de alguma forma com as facilidades proporcionadas por elas.

E com a Educação não poderia ser diferente. Na era da informática, o uso da tecnologia dentro e fora da classe, mostra-se uma ferramenta poderosa para o ensino-aprendizagem dos alunos, contribuindo pedagogicamente (e muito!) para a compreensão do conteúdo, facilidade de pesquisa, dentre diversos outros benefícios, trazidos pela tecnologia.

Este trabalho tem por objetivo justificar o uso das tecnologias na educação em espaços escolares e não escolares.

Para elaboração do presente desafio foram levantadas ideias e sugestões relacionadas a:

  • Definição dos recursos tecnológicos necessários voltados para o ensino e aprendizagem de crianças e/ou adolescentes nos ambientes temáticos (salas de música, brinquedoteca, sala de capacitação profissional, etc.);
  • Definição dos recursos tecnológicos necessários voltados para o ensino e aprendizagem das crianças e/ou adolescentes na sala de tecnologias aplicadas à Educação;
  • Definição dos objetivos e justificativas de uso das tecnologias sugeridas;
  • Sugestão de curso de capacitação profissional relacionada aos conhecimentos pertinentes à didática a partir das novas tecnologias da educação e da comunicação.

 

DESENVOLVIMENTO

 

PROJETO: “ESPERANÇA COM TECNOLOGIAS PARA A EDUCAÇÃO”

O Objetivo da ONG ESPERANÇA é proporcionar a cerca de 300 crianças e adolescentes, com faixa etária de 6 a 17 anos, um ambiente seguro para prática de esportes e atividades lúdicas, reforço escolar, oficinas de artesanato, música e cursos profissionalizantes, oferecendo aos alunos, oportunidade de desenvolvimento que vai além do ambiente escolar.

Em reunião com os docentes, ficou decidido que, inicialmente, para inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) à ONG ESPERANÇA, seriam disponibilizados 100 tablets, um Datashow com notebook e uma Lousa Interativa. Esses equipamentos seriam inseridos à rotina das salas temáticas, de forma a atingir grande parte dos alunos, e seriam disponibilizados, conforme segue:

Ambiente: Salas de Aula

Usuários: Crianças e Adolescentes de 6 a 17 anos

Recursos tecnológicos: Lousa Interativa

Justificativa: A Lousa Interativa é um recurso pedagógico muito rico, que oferece possibilidades no planejamento das atividades, nas quais a interação e a participação dos alunos são bastante valorizadas.

Estratégias de uso: Aliadas às estratégias de jogos e softwares específicos, ofereceu-se opções de atividades que pudessem ser utilizadas pelos professores para tornar as aulas mais dinâmicas e criativas.

Objetivos: Buscar despertar no professor  o interesse em desvendar todos os recursos que a Lousa Interativa oferece, para que criem suas próprias atividades, tornando as aulas mais divertidas e dinâmicas.

Aplicação: De imediato, deseja-se desmistificar o uso da tecnologia integrada à Educação.  Os resultados alcançados durante o período de aplicação das atividades serão bastante satisfatórios e motivadores. A participação dos alunos será intensa, empenhados na busca dos resultados aos desafios propostos. Espera-se que os professores, ao utilizarem as estratégias propostas e consigam despertar nos alunos a vontade de aprender sempre, de pensar sobre diversos temas com satisfação e curiosidade e sentir prazer na produção de suas atividades.

Ambiente: Auditório

Usuários: Crianças e Adolescentes de 6 a 17 anos

Recursos tecnológicos: Datashow e Notebook, para auxílio nas atividades ministradas.

Justificativa: Os jovens ficam muito entusiasmados com o novo, o moderno.

Imagine quando as crianças/ jovens estiverem fazendo uma releitura de Romero Britto, por exemplo. A professora de Artes poderia passar através do Datashow, uma biografia do pintor, com suas obras, ilustrando a atividade a ser executada pelos alunos.

Estratégias de uso: Como qualquer recurso pedagógico “tradicional” que já usamos nossas aulas e atividades, o uso do Datashow envolve objetivos, planejamento, estratégias didáticas e avaliações. Para usá-lo é preciso ter um objetivo pedagógico claro, uma justificativa didática, um planejamento do uso e uma avaliação de aprendizagem e do uso do recurso, para saber se o uso do Datashow foi realmente mais eficiente do que os métodos “tradicionais”.

Objetivos: Os objetivos pedagógicos podem ser os mais variados e geralmente estão relacionados aos “conteúdos” ou, melhor dizendo, às competências e habilidades que serão trabalhadas. E ainda poderemos proporcionar aos alunos conhecimento e aprendizagem, através das ferramentas da internet, contando com as facilidades e abrangências dos aplicativos e jogos, para contribuir pedagogicamente no letramento, coordenação motora e raciocínio lógico, ampliando as oportunidades de conhecimento.

Aplicação: Um texto pode ser construído colaborativamente pela classe enquanto projetado por um Datashow. Laboratórios virtuais podem mostrar o andamento de reações químicas e seus parâmetros podem ser ajustados durante a apresentação. Simuladores, animações em flash e softwares interativos podem ser usados de forma colaborativa pela classe toda quando usamos um Datashow.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)   pdf (158.1 Kb)   docx (47.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com