TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desafio profissional

Por:   •  4/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.137 Palavras (9 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

Faculdade Anhanguera – Uniderp

Vila Pinheiro.

DISCIPLINAS NORTEADORAS: Organização e Metodologia do Ensino Fundamental, Didática da História e da Geografia, Expressões Artísticas na Educação Infantil, Educação Aplicada aos Cuidados da Criança, Avaliação e Currículo.

Feira Cultural e Regional

ESTELA PALMEIRA MATOS CAMILO RA 9918004761

 LOURDES FERNANDA R. DE SOUZA MELLO RA 0134582955

 DANIELA CLAUDIA DOS SANTOS  RA 9918002439

 CRISTIANE  BARBOSA DOS SANTOS  RA 1263470146

PROF°  ISABEL CRISTINA ALVES

JACAREÍ – SP

2017

1 – INTRODUÇÃO

       A Feira Cultural e Regional irá acontecer na Escola Municipal Maria Helena Galvez de Amorim ás 09 horas do dia 27/05/2107.

A Escola situa-se na cidade de São José dos Campos.

A Feira Cultural Regional tratará sobre diferentes temas como: Gastronomia, História Local, Vegetação, Clima e Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, Obras Regionais, entre outros.

Ela servirá como apoio para estimular os alunos ao interesse pela aprendizagem, motivá-los pelo o gosto e o desejo de aprender cada vez mais.

Esse trabalho vai ajudar na vivencia do aluno com o professor, na integração entre a teoria e a prática ,objetividade no ensino,na avaliação,tempo e espaço,etc .

O objetivo da Feira Cultural e Regional é de criarmos uma maneira eficaz no processo de aprendizagem, integrando as disciplinas, motivando os alunos no ensino de aprendizagem.

Com essa Feira iremos criar maior proximidade entre a comunidade, a escola e com os alunos, pois a idéia e reunir pais, alunos, professores, a comunidade em geral para participar das pesquisa,da divulgação do evento,das visitações e tudo mais que iremos fazer para por em pratica a Feira Cultural e Regional.

Passo 1

Nome da escola: Maria Helena Galvez de Amorim.

Nome das Professoras: Marisa Alves Camargo e Valeria Cristina Batista.

Turmas envolvidas: 4°Ano A e B.

Proposta: Motivação, Entretenimento, Socialização.

Disciplinas: História, Geografia, Artes, Ciências e Língua Portuguesa.

Conteúdos: Povoamento, Crescimento Econômico, Vocação Tecnológica, Educação Social, Região Metropolitana, Relevo e Hidrografia, Clima e Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, Artes e Obras Regionais, Comemorações Regionais.

Proposta – Nossa proposta é despertar no aluno interesse e alegria pela aprendizagem, motivá-los pelo gosto e desejo de aprender cada vez mais.

Esse trabalho implica numa vivencia de parcerias de integração entre teoria e pratica conteúdo e realidade, objetividade no ensino, na avaliação, tempo e espaço, professor e aprendiz, levar os alunos a reflexão e ação, a serem sujeitos ativos em seu processo de aquisição de novos saberes e obterem sucesso no seu processo de aprendizagem. Essa Feira irá exigir mobilização não apenas dos alunos, mas, também dos professores e da comunidade, a proposta é fazer com que todos os envolvidos compartilhem informações, conhecimentos e saberes, aumentando assim o diálogo e a cumplicidade entre eles, fazendo-os entenderem que tanto a escola como a família visam o mesmo interesse que é obter uma boa formação intelectual, pessoal, social e cultural para esses alunos.

Objetivo: O objetivo desse trabalho é alcançar uma maneira eficaz no processo de aprendizagem, integrando as disciplinas, com o foco na realidade global e nas experiências cotidianas dos alunos, fazê-los se reconhecerem como parte dentro desse meio e motivá-los a interagirem com ele.

Queremos instigar a autonomia dos alunos através da realização das pesquisas sobre a região, promover a integração entre eles por parte dos trabalhos em grupos, promoverem a produção oral e escrita em contexto real com objetivos específicos, ampliar o contato com textos autênticos em língua portuguesa através de gêneros como reportagens, textos jornalísticos, mapas, receitas gastronômicas, documentários entre outros.

Metodologia: A feira Cultural e Regional acontecerá dentro da própria escola, com convite a comunidade para a visitação e apreciação dos trabalhos e levantamentos realizados.

Os métodos utilizados serão os de pesquisas através de internet, livros, jornais, revistas, documentários, investigação com os familiares e amigos, debates em grupos, registros das visitações e informações coletadas, e por fim a escolha de como vão fazer  para expor todos os dados que conseguiram obter.

Pessoas envolvidas: Os envolvidos nesse trabalho serão:

-A equipe pedagógica que ficara responsável pelo conteúdo, direcionamento das ações e definição de datas, local e os temas para serem desenvolvidos.

-Os alunos; que ficarão responsáveis pelas pesquisas, registros de todas as visitas pedagógicas e documentários assistidos, e pela elaboração dos cartazes, maquetes e vídeos por eles confeccionados.

-Os pais; que ficarão responsáveis pela parte de divulgação e também prestigiarão o evento apreciando os trabalhos dos alunos.

Produções Pedagógicas: Para a preparação da feira será disponibilizado aos alunos, sala de vídeo para assistirem, matérias, reportagens e documentários sobre a cidade de São Jose dos Campos, também terão a disposição o laboratório de informática para fazerem suas pesquisas e levantamento de informações, serão realizadas duas visitas pedagógicas, uma ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), onde terão acesso ao Museu Aeronáutico, apreciação das Obras de Oscar Niemeyer como, por exemplo, a biblioteca do Instituto de Aeronáutica (ITA) e O Túnel do Vento do Instituto da Aeronáutica, ambos projetados por ele e localizados dentro do Campus do DCTA.

A segunda visita será realizada no Parque Municipal Roberto Burle Marx, mais conhecido como “Parque da Cidade”, onde eles poderão apreciar as Obras arquitetônicas de Rino Levi e do Roberto Burle Marx, incluindo o trabalho paisagístico e painéis existentes no local, formando um dos mais importantes trabalhos da arquitetura moderna brasileira, internacionalmente conhecida. Dentro do mesmo parque encontra-se o “Museu do Folclore” onde está registrado o folclore da cidade de São José dos Campos, o qual também farão visitação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (191 Kb)   docx (42.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com