TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenvolvimento Sustentável

Por:   •  23/10/2018  •  Tese  •  285 Palavras (2 Páginas)  •  437 Visualizações

Página 1 de 2

A conceito de Desenvolvimento Sustentável vem sendo trabalhado desde 1992, segundo Riechmann e Buey (1994,p. 104) “as sociedades industriais ensejavam, desde o seu início, reações críticas pelas destruições que causavam, seja por autores dissidentes, seja por movimentos sociais, que chegam até os nossos dias e carregam consigo um rico passado de crítica civilizatória, embora tenham permanecido marginais até poucas décadas atrás em relação às correntes centradas no produtivíssimo.”

Com a evolução humana, as atividades exercidas têm causados sérios danos aos meios naturais. Isso reflete que a humanidade tem utilizado direta e indiretamente os produtos da natureza de forma incorreta para o consumo. Segundo Mota (2005) “O meio ambiente fornece um conjunto de recursos naturais às organizações por intermédio de fornecedores de matéria-prima para a cadeia de suprimentos: por seu turno, a organização recebe esses materiais na forma de inputs e processa-os gerando outputs (produtos) para o consumo humano.”

Porém, apesar de muitos esforços, á diferentes entendimentos sobre o mesmo, segundo Fenzel (1997) “o conceito de Desenvolvimento Sustentável vem sendo interpretado de diversas maneiras e dependendo dos interesses do usuário.”. O que para o autor, acarretam em diversos problemas devido ao alto nível de abstração e falta de elementos operacionais capazes de medir o grau de sustentabilidade e um processo de desenvolvimento.

O desenvolvimento sustentável apesar de ser relativamente recente, tornou-se um slogan para formuladores de políticas e planos de desenvolvimento e vem evoluindo ao longo das décadas conforme as necessidades sociais e ambientais da sociedade global. A convivência em harmonia da sociedade com o meio ambiente deve ser posta de forma essencial para a sobrevivência humana. Dele o homem depende para todas as atividades que vai desenvolver, sejam elas econômicas, políticas, sociais, culturais, educacionais, lazer, diversão, dentre outras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (41.9 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com