TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenvolvimento histórico da Didática e Tendências Pedagógicas (p.57-63).

Por:   •  31/10/2022  •  Seminário  •  989 Palavras (4 Páginas)  •  69 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES - CFP

DISCIPLINA: DIDÁTICA

Por: Jessica Soares

Assunto: Desenvolvimento histórico da Didática e tendências pedagógicas (p.57-63).

Referência: LIBANEO, José Carlos. Didática: teoria da instrução e do ensino. In: LIBANEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994, p. 51-76.

A Didática tem sua conexão com o ensino, pois seu surgimento veio a partir disto, ao longo da história de crescimento, mas vindo de uma elabora e organizada, empenhando-se para a instrução. A passagem do jovem para o mundo adulto sempre houve um meio de aprendizado, como uma preparação para esta fase maior, nestas situações pode-se conceituar uma forma de ação pedagógica, mesmo que isso não seja um meio didático de ensino. A palavra Didática irá aparecer quando os adultos passam interferir na atividade de aprendizagem da criança e jovens fazendo uso de uma determinada e idealizada forma de ensino, assim impondo a forma propriamente pedagógica na laboração de atividades, sendo assim a escola se torna a instituição e o ensino passar a ser dividido por meio de níveis de acordo com as idades e a maneira de aprendizado.

Comênio (1592-1670), era um pastor protestante, desenvolveu ideias modernas para o desempenho da educação, numa época em que estava em transformação e surgindo novas ideias em alguns campos da educativos, se opondo as ideias conservadoras da nobreza e clero. Buscava adequar o ensino as etapas do desenvolvimento infantil, mas conservava o método único e o ensino simultâneo para todos, Comênio dizia que o único meio de acessar os conhecimentos seria a experiência sensorial, o que não era o bastante, pois muitas vezes os sentidos nos enganam e já é algo que a sociedade experimenta e não precisavam ser redescobertos novamente. O mesmo foi um importante contribuidor para o desenvolvimento do ensino, onde queria que todos pudessem ter acesso aos meios de conhecimento.

No século XVII e nos seguintes continuaram as mesmas práticas escolares que na Idade Média, enquanto a sociedade se desenvolvia cientificamente e culturalmente. A nobreza e o clero foram perdendo poder e a burguesia se fortaleceu cada vez mais, disputando poder econômico e político. Com isso surgiu a demanda de um ensino que ajudasse a produção e os negócios e que fosse capaz de desenvolver as capacidades e interesses individuais.

Jean Jacques Rousseau (1712-1778) propôs uma nova concepção de ensino, baseadas nos interesses e necessidades imediatos das crianças, onde a ideia mais importante era prepará-las para a vida futura, que devia se basear nas coisas que correspondiam suas próprias necessidades e a educação era um processo natural. Para Rousseau era muito importante a criança ter sua própria liberdade. Henrique Pestalozzi (1746-1827) trabalhou com crianças pobres até o fim de sua vida, nas suas próprias instituições. Deu grande importância ao método intuitivo, a observação e análise dos objetos e fenômenos da natureza e a capacidade da linguagem, pois para ele as palavras eram expressadas como resultado das observações.

Johann Friedrich Herbart (1766-1841) inspirador da pedagogia conservadora junto com uma formulação teórica dos fins da educação e da Pedagogia como ciência, desenvolveu uma análise do processo psicológico-didático de aquisição de conhecimentos, sob a direção do professor.

De acordo com o autor Herbart, o que marca o fim da educação é a moralidade, alcançada através da instrução educativa. Para ele educar o homem significa instruí-lo para querer o bem, para assim aprender a comandar a si próprio. A tarefa da instrução mais importante é a de introduzir as ideias corretamente na mente dos alunos e o professor será um arquiteto da mente e a atenção dos alunos deve ser voltada para as ideias que queiram que dominem suas mentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (99.3 Kb)   docx (41.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com