TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Diagnóstico e Intervenção Psicopedagógica no Contexto Institucional

Por:   •  31/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  34 Visualizações

Página 1 de 3

Diagnóstico e Intervenção Psicopedagógica no Contexto Institucional - Projeto Interdisciplinar

Nome do aluno(a): Roseli Barbosa Moreira

RGM:28317335

Curso:    Psicopedagogia                                                       Semestre: 4º

Tutor: Leonor Leandro

Professor: Maria Cristina Natel

Educação, Saúde, Aprendizagem

Introdução 

A saúde mental é extremamente importante, a nossa mente está conectada com todos nossos órgãos, se a nossa mente está saudável o nosso corpo tende a ficar saudável. Os impactos que a saúde mental gera na gente pode comprometer diferentes áreas como nos relacionamentos, no profissional e até na relação consigo mesmo.

A saúde mental é pouco compreendida por seu caráter invisível, elas não são tão óbvias quanto algumas limitações físicas, os diagnósticos da saúde mental assim como a saúde do corpo, também deve seguir os critérios bem definidos, devem envolver uma análise cuidadosa dos profissionais.

Desenvolvimento 

 Segundo NASCIMENTO (2012), queixas escolares e comportamentais têm aumentado significativamente o número de diagnósticos psiquiátricos na infância.

O número de crianças e jovens que acham difícil enfrentar os desafios sociais e de desenvolvimento que enfrentam, experimentando efeitos negativos de distúrbios psicoemocionais e comportamentais.

Alguns pais, professores e até mesmo alguns profissionais médicos costumam confundir a função e o papel dos psicopedagogos educacionais. Também é bem comum que esses pais, diante de questões de saúde mental vivenciadas por seus filhos nem sempre procuram ajudam de profissionais, que possam ajudar ou amenizar esse processo.

A saúde mental infantil também inclui os conceitos de deficiências, entre eles está distúrbios, síndromes e processos de aprendizagem, a criança pode também apresentar alguns comportamentos como ficar inquieta, triste e ansiosa, com dificuldade de se relacionar, come demais ou de menos, tem dificuldade de aprendizado na escola. Alguns professores não informam os responsáveis de forma adequada, as queixas escolares e comportamentais têm aumentado significativamente o número de diagnósticos psiquiátricos em crianças.

 Considerações Finais 

É importante investir na prevenção de distúrbios emocionais e comportamentais, uma detecção precoce, monitoramento e tratamento eficaz de situações que podem afetar negativamente a saúde da criança. Sabe-se que além das crianças diagnosticadas com transtorno mental, existem outras crianças com problemas de comportamento que podem apresentar dificuldades de aprendizagem, distúrbios nas relações interpessoais, bem como maior probabilidade de cometer um crime.

É fundamental que as escolas adotem uma política de promoção da saúde mental ao longo dos anos, incluindo um ambiente escolar saudável e com uma comunidade altamente qualificada e capacitada, que tenha comunicação com os alunos, educação adaptada ao nível de desenvolvimento da criança e apoiada, focando uma ação "direcionada" para resultados. Essas ações educativas que beneficiam a saúde mental e as habilidades socioemocionais para as condições escolares devem ser integradas num contexto mais amplo de promoção da saúde, nomeadamente alimentação saudável, higiene do sono, atividade física, prevenção do tabagismo, consumo de álcool e consumo de substâncias ilícitas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (108.1 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com