TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  16/7/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.682 Palavras (11 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 11

ENSINO E APRENDIZAGEM DA

MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autor: Adriellen da Silva de Arruda[1]

Tutor externo: Wallace Eduardo Mota[2]

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Curso (PED3253) – Estágio

28/06/2021

RESUMO

O presente trabalho baseia-se na discussão e na ênfase sobre a importância do ensino da matemática através do lúdico na Educação Infantil. A matemática é a base nas nossas vidas. Se não a aprendermos de uma forma divertida, pode ser a causa grande da aprendizagem no futuro. Por meio de trabalhos de pesquisa, procuramos orientar os alunos a desenvolverem melhor os conceitos matemáticos. As brincadeiras, para a aprendizagem da matemática devem ser dirigidas e com finalidades, a fim de desenvolver habilidades importantes, como memória, imaginação, noção de espaço, percepção e atenção. Para alcançar resultados positivos, os professores devem estar preparados e abusar da criatividade para proporcionar aos alunos a alegria de aprender.

Palavras-chave: matemática. lúdico. educação infantil.

1 INTRODUÇÃO

Nesse trabalho vamos falar sobre o Ensino e Aprendizagem da Matemática na Educação Infantil e visa mostrar a importância de trabalhar a matemática na Educação Infantil e reconhecer a sua importância para o desenvolvimento da criança.

Entre os vários objetivos da matemática, descobrimos que ensinar a resolver problemas e a situação do jogo representa uma boa situação-problema, que aumenta a capacidade de compreender e explicar fatos e conceitos matemáticos.

O lúdico no ensino da matemática, na Educação Infantil, além de ser cheio de dinâmica, permite que os alunos se sintam mais divertidos em sua aprendizagem, pois têm muita identificação com jogos e brincadeiras. O primeiro contato com o lúdico faz com que os alunos participem ativamente das aulas.

O estágio foi realizado no Colégio Vila Olímpia, da rede privada, localizada no bairro Jurerê, na cidade de Florianópolis/SC.

O trabalho foi estruturado em: no tópico 2 será dividindo em 3 abordagem, a fundamentação teórica, o brincar e o jogo e a matemática onde falaremos sobre o lúdico da matemática, e a importância que faz aprender os números que é eficaz para um bom aprendizado, os jogos facilitam o treinamento e as atitudes, como enfrentar desafios, buscar soluções, fazer críticas, formular estratégias e a possibilidade de mudar estratégias quando os resultados não são satisfatórios. Falaremos no tópico 3 que será abordado a vivencia do estágio, onde foi feita com a turma vila 4. E no tópico 4 será abordado as impressões de estágio.

2 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: FUNDAMENTAÇÃO TÉORICA

A matemática existe em várias atividades desempenhadas pelas crianças e proporciona várias situações para os homens promoverem o desenvolvimento do raciocínio lógico, da criatividade e da capacidade de resolução de problemas. No estágio de educação infantil, as crianças ainda estão desenvolvendo sua capacidade de concentração porque se distraem facilmente, e os jogos são úteis nesse processo porque as crianças serão atraídas por atividades voltadas para o seu mundo.

Justifica-se, dessa maneira, a matemática na história do aluno desde a infância, para que o mesmo se torne um ser crítico, com capacidade de discutir e argumentar sobre decisões sociais e financeiras que dizem respeito a toda a sociedade.

O lúdico é eficaz para um bom aprendizado da matemática, os jogos facilitam o treinamento e as atitudes, como enfrentar desafios, buscar soluções, fazer críticas, formular estratégias e a possibilidade de mudar estratégias quando os resultados não são satisfatórios.

A importância dos jogos no ensino da matemática já é debatida há algum tempo, e as pessoas costumam questionar se as crianças realmente aprendem brincando. Portanto, ao optar por trabalhar a matemática por meio de jogos, o professor deve considerar a importância de definir o conteúdo e as habilidades do jogo, planejar suas ações e o propósito do jogo não se tornar lazer.

Podemos dizer que o jogo serve como meio de exploração e invenção, reduz a consequência os erros e dos fracassos da criança, permitindo que ela desenvolva sua iniciativa, sua autoconfiança, sua autonomia. (SMOLE, 1996,p. 138)

Crianças de 2 a 7 anos está construindo a conservação do número, e para isto necessita do contato com materiais concretos, precisa tocar, manipular e experimentar. Se dermos vários cubinhos de madeira a uma criança, a primeira reação é pegá-la, girá-la para a esquerda e para a direita, tocá-la e, finalmente, atira-lo longe. Nesse caso, eles podem reconhecer objetos e construir novos conhecimentos, precisam perceber a singularidade dos objetos para atuar sobre eles, organizar sua percepção e a relação entre forma, peso, tamanho e espessura.

2.1 O BRINCAR

O brincar para as crianças não deve ter espírito de competição, mas sim o prazer de descobrir e aprender. Cada criança, em suas brincadeiras, se comporta como um poeta, enquanto cria seu próprio mundo, isto é, enquanto transpõe os elementos formadores de seu mundo para uma nova ordem, mais agradável e conveniente para ela.

A imaginação é um novo processo psicológico para cada criança. Ela representa uma forma, essa forma não existe na consciência das crianças muito pequenas; esse tipo de imaginação é primeiro jogado por meio de jogos.

Para Piaget (1978), o jogo possui estreita relação com a construção da inteligência. Ressaltando que o prazer que resulta do jogo espontâneo motiva a aprendizagem.

Na educação, o brincar permite também que os professores aprendam a conhecer as crianças e suas necessidades. Isto significa que os professores serão capazes de compreender as necessidades gerais e pessoais dos alunos, para que todos tenham uma experiência de aprendizagem mais dinâmica e divertida, criando um ambiente agradável para estimulação do raciocínio lógico, criatividade, imaginação, memorização, socialização e capacidade de estratégia.

2.2 O JOGO E A MATEMÁTICA

A palavra "jogo" tem muitos significados e pode ser entendida de várias maneiras quando é pronunciada. O jogo nada mais é do que uma atividade física ou mental com valor educativo, interagindo nas relações sociais e interagindo com outras pessoas, proporcionando respeito, unidade, cooperação e valor para as regras.

Os jogos, no ensino da matemática, proporcionam a sensação de prazer e bem estar, devolvem o gosto pelos números, deixando a criança livre para se expressar, não tendo medo de errar e expor as suas opiniões. Para as crianças a serventia dos jogos, no ensino da matemática, se tornou algo mais do que necessário para a aprendizagem, pois é jogando e brincando que todos irão se entender e compreender melhor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)   pdf (389.2 Kb)   docx (279.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com