TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTAGIO PEDEAGOGIA

Por:   •  13/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  710 Palavras (3 Páginas)  •  87 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADES DE ESTÁGIO PARA: EDUCAÇÃO INFATIL

NOME: ANNE CRISTINE M S COSTA RA:1838299  TURMA: 2018/1  

POLO: ASA SUL

MODALIDADE:(X) EDUCAÇÃO INFANTIL

No dia 02 de Outubro de 2020 realizei a entrevista com a professora Miriam Rocha, 38 anos que leciona no maternal 2 no ensino infantil ,no colégio CEA em Brasília distrito federal .Miriam e formada em pedagogia e atua ensinando e alfabetizando crianças há case 4 anos. Ao ser entrevistada, ela relatou o valioso suporte ,tanto pedagógico quando emocional oferecido a ela nesta período difícil e atípico que esta vivenciando. Suporte este oferecido através de treinamentos, orientações e apoio por parte da equipe gestora da escola para desenvolver  suas atividades de forma remota

Quando questionada como tem sido o trabalho durante a pandemia, a professora Miriam relatou que este ano tem sido um grande desafio criar estratégias de aprendizagem online tudo foi uma grande supressa para ela de repente as escolas se fecharem começar a correr para descobrir como ela deveria ensinar a distancias sem nunca ter aprendido. Neste momento o compromisso dela e procurar melhorar para comunidade escolar com um todo sempre procurando o melhor para o processo de ensinar em meio a pandemia abraçando a tecnologia como uma ferramenta pedagógica na qual aproxima das crianças e de seus familiares para uma troca fundamental nesse momento. Para professora Miriam a didática de ensinar e totalmente diferente no ensino remoto em comparação ao ensino presencial na escola ela faz as perguntas, eles não retornam online e difícil captar a atenção das crianças, fazer elas seguir as instruções sem ela esta do lado a criança se dispersar por natureza mas aos poucos vão se adaptando a este novo modelo mesmo tendo algumas irregularidade ate mesmo pelo fato de alunos e familiares ainda estarem  aprendendo a como lidar  afinal de contas e inédita. Ela intitula que esse ano e o momento que estamos vivendo como desafiador, mas que tem oferecido enquanto profissional grande experiência e aprendizado que certamente levara em toda sua carreira docente.

A professora detalhou sua rotina de planejamento e explicou que as atividades pedagógicas são planejadas semanalmente, em formato de trilha pedagógica, onde busca varias  alternativas e atividades diversas para ensinar um mesmo assunto possibilitando assim, atingir maior números de alunos com o conhecimento.

Na escola que leciona, costuma em equipe e planejamento e realizado coletivamente com mais três educadoras do mesmo seguimento escolar que também segue as orientações da secretaria de educação.

A rotina de trabalho e planejamento e bem individual, pois trabalhando de forma remota, cada professor se planeja da forma que achar conveniente. A entrevistada conta que tem sido  ultizado gravações de aulas todos os dias com postagens vespertinas por meio de uma plataforma google sala de aula  as atividades são seguidas por temas. Inicia-se com recursos elaborados em casa EVA, TNT e outros. Miriam organizada tudo que confeccionou e elaborou para as aulas futuras e avalia também a necessidade de produzir vídeos dinâmicos e algum material lúdico como letras ou imagens para enriquecer seu material e facilitar a interação de seus alunos. Ainda sim durante a semana vão surgindo atividades extras e ela vai encaixando e seus planejamentos de aulas. Além da rotina de preparação e planejamento, a turma tem aula ao vivo através do aplicativo e este e momento em que se dedica a conhecer melhor seus alunos, criar vinculam de confiança e avaliar na pratica de seus planos de ensino estão sendo eficaz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (49.8 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com