TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTUDO DA DESIGUALDADE ESCOLAR

Por:   •  23/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  418 Palavras (2 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 2
  1. Quarta etapa: a lógica gerencial

Os Anos 90 a consciência de que investir em insumos não bastava, pois os resultados na aplicação destes geravam resultados diferentes, onde insumos e resultados não iria garantir uma relação mecânica entre insumo ou uma medida e os resultados. Os insumos e os processos para a designação dos resultados não garantiria segundo Casassus um sucesso garantido na aprendizagem, ou seja, o resultado escolar não nos diz nada sobre a melhoria da qualidade da educação, bem como a diminuição da desigualdade. No entanto uma mudança trazida com o desenvolvimento da análise “gradiente” veio como uma mudança nos anos 90, pois diferente da análise dos fatores de produção, centrada na escola, a análise de gradientes permitiria relacionar as variáveis socioeconômicas e socioculturais com o sucesso na escola.

As técnicas de análise multinível de Raudenbush e Bryk (1988); Goldstein (1995) e Raudenbush e Willms (1995): São multivariadas, no sentido de que permite analisar o efeito combinado de diversos fatores sobre o sucesso dos alunos, diferente do enfoque da função de produção, que estabelecia a função de bivariada entre uma variável e um resultado.

Portanto agora se mantém uma relação forte com o sucesso dos alunos (produto), bem como a análise dos processos que acontecem nesses fatores torna-se mais sofisticada (modelos de análise hierárquica ou de multinível, modelos não-        lineares), introduzindo assim uma análise que possibilita compreender melhor como certos processos influem no sucesso. No entanto apesar do grande esforço em investimento público, o nível de sucesso das crianças mantém-se em patamares aquém da expectativa.

Conclusão

Assim, Casassus apresenta-nos a premissa de que a escola é geradora de equidade porque atenua o impacto negativo do contexto sociocultural dos alunos. Como consequência, é fundamental manter a área da educação como alta prioridade social nos países da América Latina para que se reduza a desigualdade social. Outra conclusão do pesquisador é que os acontecimentos intra-escola nos países da América Latina têm uma influência maior do que o que ocorre fora das escolas, motivo pelo qual é relevante ter uma maior compreensão do que acontece neste ambiente para que ocorram adequações que possam potencializar e melhorar as possibilidades das crianças atingidas negativamente pelas condições exteriores à escola.

Referência

Casassus, Juan. A escola e a desigualdade / Juan Casassus. – 2.ed. Brasília: Líber Livro Editora, UNESCO, 2007. 204 p.

LAHIRE, Bernard. As Origens da Desigualdade Escolar. Fracasso escolar: uma perspectiva multicultura / organizado por Álvaro Marchesi e Carlos Hernández Gil; trad. Ernani Rosa. – Porto Alegre: Artmed, 2004.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (76.2 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com