TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

Por:   •  27/10/2021  •  Projeto de pesquisa  •  764 Palavras (4 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

CLARETIANO – CENTRO UNIVERSITÁRIO

ALUNO: Júlia da Silva Leal – RA: 8039695

CURSO: Pedagogia - LICENCIATURA

PROJETO SOCIAL

DISCIPLINA: ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

PROFESSORA: KELLY DOS REIS CANAVEZ

BATATAIS

2020

 Identificação do projeto

Nome do projeto: Animais abandonados nas ruas

Período de duração: Durante o ano letivo (sendo aplicado todos os anos)

Curso: Ensino Médio

Professores envolvidos: Todos

Componentes curriculares: Todos

Introdução

Este projeto será desenvolvido pelo Colégio São José, com o apoio de palestrantes, de ONGs e pais de alunos. E será ministrado todas as quartas-feiras no ultimo período das aulas.

Todos os dias nas ruas vemos animais em situação de abandono, mal-tratados e com fome. Com os componentes curriculares Filosofia e Historia, aprendemos sobre humanidade e civilizações, aprendemos os cuidados com o próximo e a importância dos animais.

Neste projeto iremos orientar os alunos a respeito do abandono de animais, como evitarmos a superpopulação dos mesmos e como configura crime com base no Art.32 da Lei Federal nº 9.605/98  Lei Ambiental, e a pena é de detenção e multas para quem abandona ou maltrata animais domésticos ou silvestres (art. 164 do Código Penal).

Para isso, iremos trabalhar os valores éticos e morais, mostrar a importância do nosso papel como humano e formar uma sociedade mais justa e harmoniosa com todos os seres vivos.

É configurado maus tratos as seguintes ações: abandono, agressão, manter o animal preso, manter em locais sujos, envenenamento, utiliza-los para shows ou qualquer tipo de evento que possa causar pânico no mesmo.

Objetivos Gerais (e específicos)

Este projeto social visa tentar diminuir o numero de animais abandonados e maltratados ao redor da escola, conscientizando os alunos e levando-os a conscientizarem a comunidade a respeito do assunto.

Iremos resgatar estes animais e mante-los em abrigos temporários, fazer uma parceria com uma ONG para palestra e orientar sobre castrações; castrar o máximo de animais abandonados que forem encontrados; criar campanhas educativas e organizar uma feira de adoção e estudarmos as principais doenças que a falta de cuidado pode causar no animal.

Metas

  • Conscientização dos alunos sobre o abandono e maus-tratos de animais domésticos e silvestres.

  • Leis de proteção aos animais e suas penalidades.

Justificativa

Tornou-se comum encontrarmos um cachorro ou qualquer outro animal em situação de abandono nas ruas, e como dever do professor, por ser mediador do aluno, deve-se informar e mostrar a gravidade do problema e seus impactos para a sociedade. Através deste projeto, é possível atingir o objetivo.

Os animais despertam no aluno um interesse natural por serem mais presentes no seu cotidiano tanto nos desenhos animados quanto nas brincadeiras. Com isso, podemos interagir e acrescentar como atividade extra para o processo ensino-aprendizagem.

Incentivar o aluno a ter uma postura humanitária e de acolhimento aos animais é formar um ser humano completo cumprindo assim o propósito da educação claretiana.

Metodologia

Iremos buscar voluntários de ONGs e palestrantes para nos ajudar neste projeto.

Buscar doações de rações, casinhas e cobertores.

Na escola, se tiver espaço, será sugerido que ponhamos uma casa e escolhemos um dos animais para ser o mascote do projeto (escola adota). E cada aluno será responsável por um dia de alimentar o “mascote”.

 Programa ADOTE-ME: alunos que puderem, adotarão um animal resgatado.

Cronograma

 

Dia 20 de Abril a 20 de Maio: Inicio e apresentação do projeto social com palestras e introdução ao assunto.

Dia 20 de Maio a 20 de Junho: Inicio de pesquisa de campo e levantamento de dados (quantos animais abandonados ao redor da escola e quantos relatos de maus-tratos)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (136.7 Kb)   docx (37.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com