TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTÁGIO DE GESTÃO

Por:   •  10/10/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.601 Palavras (7 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ

PEDAGOGIA/PARFOR

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

MATILDE BENTO VICENTE

SANTO ANDRÉ

 2015


 

MATILDE BENTO VICENTE

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Relatório do estágio em Gestão Escolar. Curso de Pedagogia do Plano Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica (PARFOR), sob orientação da professora MS. Heloísa de Oliveira Prado.

SANTO ANDRÉ

2015


SUMÁRIO

Introdução.....................................................................................................................4

Registro das Atividades................................................................................................6

Proposta de intervenção...............................................................................................7

Considerações Finais...................................................................................................9

Referências ...............................................................................................................10

Anexos


Introdução 

A Escola Maria da Glória Barbosa Xavier tem sede no Município da Estância Turística de Ribeirão Pires - São Paulo, à Rua Firmino Gonçalves Pereira, 288 Jardim Guanabara- SP, telefone: 4828-2410 – CNPJ: 12.012.599/0001-62.

A Escola é mantida, pela SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, INCLUSÃO E TECNOLOGIA DE RIBEIRÃO PIRES, estabelecida à Rua Olímpia Cata Preta, nº 185, centro alto – Ribeirão Pires/SP.

A Escola Maria da Glória Barbosa Xavier tem por finalidade e objetivo oferecer serviços educacionais para crianças de 04 meses de idade até 04 anos, nos cursos de Educação Infantil Parcial e Integral, de acordo com o disposto na Constituição Federal, LDB 9.394/96.

A clientela da Escola Maria da Glória Barbosa Xavier é formada por famílias, onde pais e mães trabalham alguns autônomos e outros empregados na indústria ou no comércio (escritórios, bancos e funcionalismo público).

A região onde a escola está instalada é predominantemente voltada para residências e pequenos comércios, onde é possível contar com: fábrica de blocos, sacolão, supermercado, oficina mecânica, salão de cabeleireiro, bar, adega, salão de festas, padaria, casa de rações, venda de gás e água potável, oficina de costura e malharia, oficina de funilaria, auto elétrica, oficina de motos, loja de produtos de limpeza, doceria, lan house, etc. A maioria das ruas da região é de paralelepípedo, havendo  rede de água, esgotos, eletricidade, correio, telefonia e  transporte público. Em termos de estrutura urbana, existem Escolas Estaduais e Municipais de ensino fundamental e médio e educação infantil e uma Unidade Básica de Saúde.

Quanto à clientela desta unidade, apresentam um nível de aprendizagem de qualidade, por conta do bom desempenho dos professores, da equipe escolar, de incentivo em formações e qualificações da Secretaria de Educação, Inclusão e Tecnologia.  Isto reflete na maior facilidade em acompanhar o currículo escolar proposto. Quanto ao aspecto religioso é eclético.

 A Direção da Escola é o núcleo executivo que organiza, executa e controla todas as atividades desenvolvidas no âmbito da unidade escolar.

        Diretor: Kátia Honorato - Pedagoga formada pela Fundação de Santo André

          Secretaria: Priscilla de Carvalho Ferreira

           Agente administrativo: Vera Lúcia Franco de Oliveira (Agente escolar readaptado para a secretária)

         Coordenadoras Pedagógicas: Fabiana Santos Barion - Pedagoga formada pela Fundação de Santo André

Larissa Lavinas Rodrigues de Farias - Pedagoga formada pela Universidade do Grande ABC

        A Escola dispõe de 990 metros de área construída:

  • Sala de Professores, Lavanderia, Cozinha, Banheiros Infantis e Adultos, Lactário, Almoxarifado, bebeteca, sala de vídeo, sala de leitura, refeitório,
  • Áreas para Educação Física e Recreação: parques infantis externos e internos, pátio coberto interno.

O Conselho desta Escola Maria da Glória Barbosa Xavier, formado pelo Diretor, Coordenador Pedagógico, Professores e representante dos diferentes núcleos que compõem a escola, têm como finalidade tratar de assuntos ligados ao funcionamento pedagógico e administrativo/escolar do estabelecimento.

        A Escola Maria da Glória Barbosa Xavier, conta com uma Associação de Pais e Mestres, composta do Diretor, Professores e pais de alunos, com atuação voltada para a melhoria e aperfeiçoamento constantes das condições do trabalho educativo e voltado para a realização de trabalhos de assistência, junto à comunidade escolar; desenvolvendo projetos ligados à escola; planejando e realizando eventos; elaborando e aprovando o plano de trabalho para a utilização do repasse de verbas das diferentes instâncias: Municipal, Estadual e Federal.

        A Escola Municipal Maria da Glória Barbosa Xavier oferece, para o ano letivo de 2015, os seguintes cursos:

Educação Infantil - para clientela 04 (quatro) meses a 4 anos e 11 meses de idade e nos seguintes níveis:

Registro das atividades

No inicio do estágio houve reunião com da equipe gestora, para repassar as informações da reunião de professor coordenador, já que somente uma das coordenadoras esteve na reunião, principais pontos discutidos foram qual o papel do coordenador, seu perfil e funções. Falaram também sobre a I Jornada Pedagógica da Educação Infantil que irá acontecer em julho.

A escola Maria da Glória Barbosa Xavier não tem a documentação necessária em ordem, então foi decidido que estes documentos precisão ser elaborados com urgência, o Regimento Escolar será o primeiro a ser elaborado, com um esboço de um regimento anterior, inicia-se as alterações conforme as necessidades da escola.

         Para construir o Regimento Escolar não houve a participação dos demais profissionais da escola, somente a equipe gestora.

Um dos maiores problemas encontrado na observação, foi à questão da administração de pessoas, como organizar professores e demais funcionários na unidade escolar, porque administrar pessoas é fazer com que cooperem umas com as outras, mas cada uma focada em atribuições específicas de um cargo, em prol do objetivo da unidade escolar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (163.5 Kb)   docx (78.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com