TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO – ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  14/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.260 Palavras (14 Páginas)  •  587 Visualizações

Página 1 de 14

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

Aime de Moura Maia, RU 2344685

ESTÁGIO SUPERVISIONADO – ENSINO FUNDAMENTAL

FORMOSA-GO

2019

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

AIME DE MOURA MAIA, RU 2344685

MEMORIAL REFLEXIVO DE ESTÁGIO

Relatório de Estágio Supervisionado– Ensino Fundamental: apresentado ao curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário Internacional UNINTER.

FORMOSA

2019

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO ............................................................................................ 4
  2. A ESCOLA....................................................................................................5
  1. Atividades desenvolvidas durante o período de observação participativa....5
  2. Realização da docência: os desafios de aprender a ser professora............ 8
  1. CONCLUSÃO..............................................................................................10

     REFERÊNCIAS ............................................................................ 11

ANEXOS ....................................................................................... 11

  1. INTRODUÇÃO

        

Este memorial reflexivo apresenta o processo de estágio supervisionado em ensino fundamental realizado na Escola Municipal Maria das Dores Barbosa de Queiroz, em Formosa no estado do Goiás.

 O Estágio supervisionado nas Licenciaturas é uma exigência estabelecida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (nº 9394/96).O objetivo do estágio é proporcionar momentos de interação, trabalhando as relações entre sujeitos e instituições, além do contato com o campo de atuação profissional, articulação dos conhecimentos adquiridos no curso com a realidade, e a oportunidade de assimilar experiência, planejamento e desenvolvimento das atribuições necessárias, contribuindo para a construção da identidade docente.

Uma identidade profissional constrói-se com base na significação social da profissão; na revisão constante dos significados sociais da profissão; na revisão das tradições. Mas também na reafirmação das práticas consagradas culturalmente e que permanecem significativas. Práticas que resistem a inovações porque são prenhes de saberes válidos às necessidades da realidade, do confronto entre as teorias existentes, da construção de novas teorias. Constrói-se também pelo significado que cada professor, como ator e autor, confere à atividade docente do seu cotidiano com base em seus valores, seu modo de situar-se no mundo, suas histórias de vida, suas representações, seus saberes, suas angústias e seus anseios (PIMENTA, 1997, p.42).

Um dos principais objetivos do estágio é auxiliar o graduando na interação ambiente de sala de aula, no caso, de Ensino Fundamental. O estágio é um momento que permite aos profissionais exercer os conhecimentos teóricos adquiridos durante o curso de formação, sendo visto como parte prática do curso.

        Nesse sentido posso afirmar que a interação com a escola foi um momento excepcional para a minha formação docente, pois através da experiência do estágio  pude conhecer demandas desconhecidas por mim , pude observar os desafios que um professor do ensino público enfrenta, como a discrepância de aprendizado das crianças de uma mesma sala, situação na qual o professor tem que se adequar para não prejudicar os alunos que já estão totalmente alfabetizados nem os alunos que tem dificuldade até de conhecer as letras.

        Este relatório está constituído por introdução, apresentação da escola, descrição das atividades desenvolvidas durante a observação participativa, realização da docência, conclusão, referências e anexos.

        

2. A ESCOLA

        A instituição escolhida para a realização do estágio supervisionado em ensino fundamental foi a Escola Municipal Maria das Dores Barbosa de Queiroz, que está localizada na rua 21, número 56, no Parque Vila Verde, em Formosa, Goiás. (Anexo1).

 O contato com a escola foi feito presencialmente, onde fui recebida por sua diretora, a senhora Gilma Teixeira, que me recebeu com muita cordialidade, aliás, todos os funcionários, desde a portaria até a direção foram muito simpáticos. A escola atende crianças do jardim ao 9º ANO do Ensino Fundamental. Cerca de 300 crianças frequentam esse ambiente escolar. A estrutura da escola é bem simples e pequena, conta com apenas 7 salas, sendo 6 de aula e 1 de informática, que no turno vespertino são dispostas entre: jardim,1º ano “a e b”,2º ano “a e b” e 3º ano. Conta ainda com a cantina, secretaria, diretoria, banheiros, salinha de depósito e pátio.

O período de visitação a escola foi entre 18 de março de 2019 a 08 de abril de 2019, no período vespertino, de 13:00 ás17:00 horas. A turma observada foi o 2º ano “b”, que contava com 29 alunos, em sua maioria com 7 anos de idade, nessa turma não havia nenhuma criança com necessidade especial. O professor era o Denilson Ferreira que me relatou ter assumido a turma há poucas semanas, por motivo de aprovação em concurso público municipal, ele prontamente me atendeu e me apresentou a turma, me deixando à vontade para interagir e assim iniciar o estágio.

2.1 Atividades desenvolvidas durante o período de observação participativa

Após conversas com a diretora e a coordenadora da escola, onde foram repassados a mim todo o funcionamento da escola e me informado qual sala eu iria acompanhar, iniciei o estágio na segunda-feira dia 18 de março de 2019.

No primeiro dia de estágio ao abrir dos portões às 13:00 horas, no pátio de entrada as crianças se distribuíram em filas correspondentes as suas turmas, onde no início da fila estava o professor de cada turma, nesse momento antes de entrar na sala era feito uma oração, que trazia temas como pedidos de proteção e agradecimento por mais um dia. Esse momento era repetido todos os dias, e era conduzido a cada dia por um professor e um aluno diferente, com um microfone e uma caixa de som o professor   trazia uma rápida mensagem de encorajamento e esperança e o aluno conduzia a oração que era repetida pelos demais. Ao fim desse momento de oração, uma a uma as turmas se dirigiam as suas salas, em fila conduzidas por cada professor, respectivamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)   pdf (2 Mb)   docx (2 Mb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com