TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ensino Fundamnetal

Por:   •  24/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  839 Palavras (4 Páginas)  •  83 Visualizações

Página 1 de 4

ATIVIDADE DA ENTREVISTA

Nome do (a) estudante: JEFERSON JOSÉ BATISTA RA: 1988654

Turma: 5° semestre Polo: OBJETIVO ( FRUTAL-MG )

Entrevista realizada com um professor do: Ensino Fundamental I (séries iniciais – 1° ao 5° ano)

Informações Gerais:

Cidade onde o professor atua: ITAPAGIPE - MG

(X) Escola Pública ( ) Escola Particular

Modalidade: Ensino Fundamental

Turma na qual leciona: 2°

Idade do professor entrevistado: 32 ANOS

Tempo de atuação como professor: 3 ANOS

Formação do Professor: Pedagogia

No dia 24 de Novembro de 2021, realizei a entrevista com a professora Clarice Roldão, através de chamada de vídeo por Whatsapp. Clarice atua no Ensino Fundamental há 3 anos, tem 32 anos, moradora da região mineira, na cidade de Itapagipe, formada em Pedagogia há 5 anos. É concursada pelo Municipio de itapagipe, atuando em escola municipal Gil brasileiro . Sua turma é o 2° ano do Ensino Fundamental.

Clarice relata que o retorno das aulas foi dividido entre presencial e online. De forma presencial, as crianças vão apenas uma vez por semana, e de forma escalonada. Sendo assim, a cada dia vão 6 crianças, e o restante da turma acompanha as aulas de forma online, essa foi a forma de acolhimento que acharam por bem adotar nesse início de ano letivo. Clarice precisa acompanhar e verificar se as crianças em ensino remoto estão acessando as aulas e fazendo as atividades, seguindo assim as instruções da direção/secretaria regional da educação.

O planejamento escolar foi elaborado pelos professores do mesmo ano letivo, 2° ano, com o apoio da coordenadoria pedagógica. A rotina escolar é de acordo com o Currículo de Minas , as atividades são relacionadas ao conteúdo e habilidades apresentadas pelas aulas online. Segundo a professora, as matérias utilizadas são os livros pedagógicos fornecidos pelo Estado, aplicativos, Whatsapp e vídeos do Youtube, e os ambientes para a utilização dos recursos citados são a sala de aula convencional e a sala de informática. Quanto ao resultado dessas atividades, a professora lamenta que a maioria são entregues de forma lenta, já que os alunos não possuem domínio nas ferramentas tecnológicas, e seus responsáveis, não conseguem auxilia-los, pois, a falta de tempo (trabalho, casa, família) tem sido um empecilho. Em relação aos alunos carentes, que não tem acesso ao computador/celular, um professor de informática acompanha a criança para que a própria realize suas atividades, no caso, com dia e hora marcada para preservar a vida de todos ao redor.

Diante de mais um ano de pandemia, deve ressaltar o quão necessário é a interação de pais e rede de ensino, sendo assim, foi feita uma escala onde os pais puderam escolher o melhor horário para que o aluno pudesse receber chamada de vídeo para interagir com o professor e os colegas de sala. Já a interação com os pais/responsáveis, acontece apenas nas reuniões online através do aplicativo Whatsapp. Para a professora Clarice, o maior desafio é interligar o horário de trabalho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (45.3 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com