TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETOS PE PRATICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICA ENSINO FUNDAMNETAL

Por:   •  13/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.452 Palavras (6 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

CURSO DE PEDAGOGIA

PROJETOS E PRÁTICAS DE AÇÃO PEDAGÓGICAS

 NA EDUCAÇÃO INFANTIL

POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2

PROJETO DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA

TÍTULO DO PROJETO:

A CONTRIBUIÇÃO DA LEITURA NAS SÉRIES INICIAS

NOME:

JUÇARA ELAINE COLUSSI

POLO:

UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA – SP

ANO 2020

TEMA: A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NAS SÉRIES INICIAS

Situação–problema: As comodidades oferecidas atualmente pelas tecnologias oferecem diversos tipos de entretenimentos para as crianças, porém muitas vezes acabam desestimulando o hábito da leitura aos pequenos. A falta de tempo e de estimulação dos pais acabam contribuindo também para essa realidade.

Justificativa: Porém podemos usar essa tecnologia ao nosso favor, incentivando os professores apresentarem aos seus alunos o uso de livros digitais, atividades frequentes às bibliotecas com temas interessantes e prazerosos para seus alunos.

[pic 2]

https://www.blogdaletrinhas.com.br/conteudos/visualizar/A-poetica-da-literatura-digital-para-criancas

Embasamento teórico: Nas séries inicias a leitura tem um grande impacto na vivência do aluno fazendo despertar o interesse em conhecer o mundo ao seu redor, por meio de livros físicos ou digitais que podem ampliar o conhecimento e crescimento na formação de um aluno. O hábito de ler proporciona o aluno um desenvolvimento emocional, social e cognitivo, obtendo-se uma postura crítico-reflexiva, contribuindo muito para sua formação como aluno e pessoa.

De acordo com (Paulo Freire). “ Alfabetizar uma criança é, entre outras coisas, ensiná-la a ler, a confrontar ou usar os textos escritos, compreendendo-os e situando-se melhor no mundo de acordo com os propósitos buscados nesses próprios textos (FREIRE; 1982).

[pic 3]

https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Escola/noticia/2015/07/bibliotecas-ajudam-criancas-alcancar-niveis-superiores-de-aprendizado.html

“O desenvolvimento de interesses e hábitos permanentes de leitura é um processo constante, que principia no lar, aperfeiçoa-se sistematicamente na escola e continua pela vida afora. ” (Bamberger).

É fundamental para o desenvolvimento do aluno incentivar a formação do hábito de leitura na idade em que todos os hábitos se criam, ela transporta vários benéficos como: na capacidade das pessoas expressarem melhor suas ideias, ela transforma o indivíduo em um sujeito ativo, responsável pela sua aprendizagem, que sabe compreender o contexto em se vive, desenvolvendo atenção, melhorando muito seu vocabulário, facilitando a interpretação de   textos, a memória e raciocínio, estimulando a imaginação, curiosidade e criatividade.

Segundo Abramovich (1997) quando as crianças ouvem histórias, passam a visualizar de forma mais clara, sentimentos que têm em relação ao mundo. As histórias trabalham problemas existenciais típicos da infância, como medos, sentimentos de inveja e de carinho, curiosidade, dor, perda, além de ensinarem infinitos assuntos.

Aprender ler é um momento que marca o início de novas descobertas e possibilidades. Por essa razão é indispensável que a escola, em conjunto com a família, convide o hábito da leitura nas crianças desde os primeiros anos escolares. 

Para incentivar ´hábito da leitura na instituição de ensino propor atividades de forma dinâmica que despertem interesse e curiosidade nos pequenos; em casa, os pais também podem incluir na rotina momentos para a leitura em família. Quando os adultos demonstram interesse nos livros, automaticamente as crianças se sentem atraídas para o mundo da leitura.

[pic 4]

http://www.mundodoabc.com.br/blog/113-dicas-de-livros-que-podem-ensinar-muito-as-criancas


Dicas para ler mais:

Escolha o momento da leitura

Tenha sempre um livro por perto

Desapegue e leia E-Books

Participe de clubes de leitura

Estipule metas diárias de páginas lidas

Organize a sua lista de leitura

[pic 5]

https://mundoemcores.com/crie-o-habito-da-leitura-com-a-crianca/


[pic 6]

Simone Helen DrumondIrchkaiam-Frases para Mural ou Biblioteca Escolar.


Os livros digitais na infância

A capacidade de processar e produzir textos multimídia é fundamental para o que significa ser alfabetizado no século 21, nesse sentido, o uso de livros digitais na infância é uma excelente maneira de começar a construir essas habilidades (SCHUGAR et al., 2013). No contexto da educação, a “expansão da convergência tecnológica” é um cenário inevitável e cada vez mais os leitores literários estarão familiarizados com produtos transmídias” (RAMOS, 2017, p. 237-238).

Ainda a uma resistência de pais e professores quanto ao uso do livro digital como instrumento literário. Entretanto a tecnologia pode favorecer a literatura infantil com presencias de sons, narração e imagens em movimento, despertando a curiosidade e a imaginação do aluno.

A experiência de leitura das novas gerações, crianças e jovens tem sido cada vez mais influenciada por transformações trazidas pela tecnológica, afirma Borras Borràs). De acordo com a autora, as alterações decorrem, devido ao fenômeno da leitura compartilhada, que é o caso das mídias e redes sociais. Outro aspecto diz respeito à descontinuidade da leitura, que passa a ser fragmentada e também, a transmídia, que diz respeito à capacidade do leitor poder exercer a leitura por meio de diferentes dispositivos e plataformas digitais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (912.6 Kb)   docx (805 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com