TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ensino da leitura

Por:   •  20/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.006 Palavras (5 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 5

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Competências Profissionais

Aula-tema 03: O ensino da leitura

NOME

Elizabete de Souza Domingos

RA

1299124397

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

2015

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Competências Profissionais

Aula-tema 03: O ensino da leitura

Atividade de Autodesenvolvimento

Atividade desenvolvida para a disciplina Competências Profissionais apresentada à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor José Flávio Rodrigues Siqueira

Anhanguera Educacional

2015

  1. Por que a leitura é uma experiência única, individual até mesmo quando duas pessoas leem uma mesma obra

Na sociedade, principalmente nas últimas décadas é cada vez maior a demanda pela leitura e pelo domínio da linguagem. A leitura é uma das habilidades mais utilizadas para se ter acesso a diversos tipos de informações em nossas práticas sociais. Ler é uma prática social, que ocorre em diferentes espaços e com características muito específicas.

O estímulo à leitura envolve diversos agentes como: família, escola, professores, especialistas, pesquisadores, escritores e editores, mídia, instituições governamentais e muitos outros. Se queremos socializar o direito à leitura, como forma de conhecimento, interpretação e compreensão do mundo e do ser humano, é imprescindível uma unidade contínua em todos eles.

É através de textos literários que reinventamos a nossa realidade e a linguagem é construída. Em todos os gêneros e textos vamos encontrar pessoas que viveram em tempos e espaços diferentes, e quando lemos esses textos ampliamos nosso mundo simbólico e desenvolvemos nossa capacidade de comunicação e crítica.

Toda “leitura exige motivação, objetivos claros e estratégias” e cabe ao professor contribuir para que o aluno melhore sua leitura.

A experiência da leitura é essencialmente individual, única e nova para cada pessoa. É individual porque significa para cada pessoa um processo pessoal e particular, sendo também interpessoal porque os sentidos não se encontram no texto, mas no espaço entre texto e leitor. À medida que vamos descobrindo o sentido do texto a leitura torna-se mais criativa, produtiva e prazerosa. A melhor leitura é aquela que fazemos pelo simples prazer de ler, porém nem sempre é possível faze-la dessa forma, mas o mais importante é transformar esse momento de leitura num prazer.

Cada pessoa faz sua própria experiência quando lê, seja sozinha ou acompanhada. A leitura proporciona emoções, sentimentos diversos, pensamentos, ideias e interpretações diferentes para cada pessoa, apesar de ser o mesmo livro, podendo variar de acordo com as experiências pessoais de cada um e também de acordo com a faixa etária, conhecimento cultural, classe social, e outros, os quais podem ter influência na interpretação feita por cada uma delas, pois cada leitor quando lê tem a sua forma pessoal de compreender e interpretar o texto lido.

Todo livro lido traz uma influência sobre a nossa vida, podendo mudar até mesmo nossa forma de pensar, agir, relacionar, e de ver as coisas e o mundo que nos cerca com um olhar diferente. A leitura não é somente um meio de adquirir informações, mas nos torna mais críticos e capazes de olharmos as coisas em diferentes perspectivas e cabe aos professores contribuírem para que seus alunos desenvolvam a leitura. Eles devem planejar boas estratégias para que o aluno tenha prazer em ler e ao ler um livro este possa marca-lo por toda uma vida.

  1. No vídeo, há uma cena mostrando os resultados do trabalho de uma professora com seus alunos. Apesar da obra lida ser única, os resultados são distintos, diferentes.
  1. Por que isso acontece?

O vídeo Oficina de Leitura – Projeto Letras de Luz, tem como objetivo principal levar seus participantes a refletirem na importância da literatura e sua relação conosco. Todos os participantes da comunidade poderiam aderir-se ao projeto voluntariamente e esse projeto se estendeu em diversas regiões do Brasil e foi aberto a não só a educadores e professores, mas à toda comunidade e por isso grande foi a diversidade social e cultural dos participantes. Os recursos utilizados neste projeto foram cartões postais, histórias em quadrinhos, foto novela, contação de histórias, teatro, e etc. Devido à diversidade cultural cada comunidade tinha seu jeito peculiar de trabalhar com os seus alunos e eles escolhiam os seus projetos de acordo com o contexto e o espaço em que viviam. Cada aluno devido a vários fatores interpretava a mesma história de forma diferente, pois cada um era capaz de criar seu próprio significado e reconstruir suas ideias e pensamentos através das próprias experiências.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (110.3 Kb)   docx (166.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com