TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Espaço da sala de aula

Por:   •  5/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.223 Palavras (9 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 9

Universidade de Uberaba Instituição de Educadores Pedagogia

ACADÊMICA: CHEILA NERINDA ALVES

 

  

 

         

 

 

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

GESTÃO EDUCACIONAL – PARTE III

 ETAPA VII

 

  

 

 

  

JANAÚBA

2015

Universidade de Uberaba Instituição de Educadores Pedagogia

ACADÊMICA: CHEILA NERINDA ALVES

 

 

 

 

 

 

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

GESTÃO EDUCACIONAL – PARTE II

 ETAPA V II

Trabalho   apresentado à Universidade de Uberaba como parte das exigências à conclusão do  Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório da Gestão Educacional – Parte II, da Etapa VII do curso de Pedagogia a distância – EAD.

Professor-Tutor:

 

 

 

JANAÚBA

2015

SUMÁRIO

 

Introdução.............................................................................................................03

O espaço da sala de aula.....................................................................................04

Planejando o exercício da docência.....................................................................06

Pensando e avaliando o exercício da docência....................................................07

Conclusão.............................................................................................................08

Referências...........................................................................................................09

Anexos...... 

 


INTRODUÇÃO

O presente relatório de Estágio Supervisionado em Gestão e Coordenação Pedagógica visa descrever as atividades e experiências desenvolvidas pela nossa dupla no âmbito escolar como coparticipadores das  ações e medidas atribuídas a essa função dentro da empresa pesquisada. A Gestão escolar e de suma importância estratégica, na transformação de uma escola que atenda as atuais exigências de uma comunidade cada vez mais integrada em termos de conhecimento e inclusão. Em que os progressos das telecomunicações, da informatização e descobertas científicas têm provocado mudanças rápidas e radicais, as quais a escolas precisa acompanhar e desenvolver metodologias para sanar os mais diversos problemas que este ambiente venha adquirir por se tornar o mais complexo dos ambientes por acolher as mais diversas realidades da sociedade ou comunidade que está inserida. Com esse foco adentramos a Escola Municipal Izidio José de Oliveira, observando sempre o que e como o trio gestor respondia aos trabalhos pedagógicos ou não, problemas, projetos e metas, tendo que administrar e gerir pessoas e recursos pedagógicos com o foco no cliente principal que é o estudante. Para atender essas exigências o gestor em seu perfil de líder ( Gestor de pessoas, projetos e patrimônio ), deverá ter uma noção de comportamento humano que é fundamental dentro de suas funções o que consistirá na maneira pela qual um indivíduo ou uma organização age, ou reage em suas inter-relações com o seu meio ambiente em resposta aos estímulos que dele recebe. As necessidades de um processo de liderança está presente em todas as partes da sociedade. Sendo assim, A teria das Relações Humanas contrapõe o comportamento social do empregado ao comportamento do tipo máquina proposto pela teoria clássica, baseado concepção atomística do homem. (CHIAVENATO, 2003, pg.106)

A Escola Municipal Izidio José de Oliveira tem como objetivo  garantir à escola e a sociedade, como agentes de mudanças de caráter desta geração, o conhecimento de capacidade de relacionar imaginar, criar, reconhecimento das responsabilidades de ser um gestor numa perspectiva

DESENVOL

INVESTIGAÇÃO E ANÁLISE DAS DIVERSAS  MODALIDADES DE GESTÃO: ENTREVISTAS COM ADMINISTRADORES ESCOLARES, SUPERVISORES DE ENSINO, COORDENADORES DE ÁREA, SETORES DE RH, OUTROS.


De acordo com a coordenadora da escola os gestores tentam resolver todos os conflitos que surgem entre os professores, alunos, demais funcionários e pais através do diálogo entre os envolvidos, buscando esclarecer o máximo possível a situação problema.E caso surja algum problema que não e resolvido na instituição, o mesmo é encaminhado para a secretaria de educação. Ou se for o caso, a direção convoca uma reunião extraordinária com todos os funcionários e expõe a problemática de um todos serão prejudicados. ( como por exemplo, se um funcionário costuma chegar atrasado, a direção ameaça cortar alguns privilégios de todos.



IDENTIFICAÇÃO DO ESPAÇO DE ATUAÇÃO DO GESTOR E SUAS RESPECTIVAS ATRIBUIÇÕES NA ESCOLA CAMPO DE ESTÁGIO, POR MEIO DE OBSERVAÇÃO.


.
. Observa de forma munisiosa, mediar, intervir no sentido da busca para manter a harmonia dentro da organização, estabelecendo o bom que sabemos que a cada situação que surge exige uma postura diferenciada na atuação do gestor para garantir melhoria no trabalho educativo dentro da escola. É a atitude desse gestor, através de diálogo, que muitas vezes contorna situações desagradáveis, resolve conflitos. Percebo na atuação da gestão da escola campo que há uma concordância do diálogo, amizade, compromisso com a educação e com o trabalho coletivo envolvendo todos. Ainda pensando nos espaços, todos os ambientes da escola merecem uma atenção especial do gestor e podem ser usados por todos.Nenhum espaço pode ficar isolado, as crianças podem estar usando-os o tempo todo, mas sempre com responsabilidade, mantendo-os sempre organizados e limpos para que outros colegas possam estar utilizando posteriormente. E isso deve sempre ser informado de forma clara para todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (145.3 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com