TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estagio Fundamnetal II

Por:   •  15/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.377 Palavras (14 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1][pic 2][pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA – 6º FLEX e 7º SEMESTRE

VANUZA MOTA DA GLORIA RODRIGUES

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO II –

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

RELATÓRIO FINAL

[pic 4]

                                                            Breves/pá

2016

                         VANUZA MOTA DA GLORIA RODRIGUES

                       ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO  

Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Relatório de Estágio apresentado ao curso Pedagogia  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório II – Anos Iniciais do Ensino Fundamental – 6º FLEX e 7º semestre.

Orientador: profª. Ms. Lilian Amaral da Silva Souza

                                                                       Tutor eletrônico: Gislaine de Souza Paulino

                                                                       Tutor de sala: Raimundo Lobato dos Santos.

Breves/pá

2016


sumário

INTRODUÇÃO 4

Estagio curricular obrigatório: organização e contribuição. Caracterização da instituição 5

Intervenção Nos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental7

RELATO DA INTERVENÇÃO  11

Amostra De Estagio 12

CONSIDERAÇÕES FINAIS 13

REFERENCIAS .........................................................................................................14


INTRODUÇÃO

O presente relatório de estagio supervisionado tem como objetivo descrever e analisar as etapas da prática vivenciada pela acadêmica, em sua rotina durante o processo do desenvolvimento desse projeto, que tem como orientador o docente Rozenildo de Deus Machado, Licenciatura Plena em Pedagogia, coordenador pedagógico da Escola Municipal de Ensino Fundamental professora Julia Barbalho.

  Apresentado as disciplinas de; Ensino de História e Geografia; Ensino de Língua Portuguesa; Ensino de Matemática; Ensino de Educação Física Escolar e Psicomotricidade; Seminário Interdisciplinar: Tópicos Especiais I:  Atividades interdisciplinares; Estágio curricular obrigatório II: Educação Fundamental. Universidade Norte do Paraná-  polo Breves. Irei descrever de uma forma geral, tudo que o estágio nos proporciona perceber que a teoria e prática devem caminhar juntas, possibilitando reflexões acerca da profissão docente e na construção da identidade profissional de educador.

Posso deixar registrado nesse documento muitos sucessos, expectativas frustradas, como se a escola fosse um grande teatro, onde só sabemos o que tem por trás dos bastidores se fizermos parte dele. O que pude constatar através, dessa disciplina de estagio é que mais importante do que ter a teoria, temos que ter a prática, essa é tão importante quanto teoria.


1 ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ORGANIZAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO

1.1 CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO 

Escola municipal de educação fundamenta professora julia barbalho, situada na rua marechal dutra, uma escola de natureza publica, mantida pelo governo federal e municipal, com um total de numero de 420 alunos, a mesma foi construida em 1970, com o intuito de atender as crinças para a alfabetização e formação escolar tempo de existência, comunidade atendida, turmas ofertadas, os profissionais atuantes possuem, o nivel fundamental equipe de apoio como as merendeiras, porteiros, zeladores, professores possuem a formação de magisterio, licenciatura em pedagoia, e especialização na area da psicopedagogia nível de formação dos profissionais atuantes, a escola possui 5 salas de aula, banheiros masculinos e femininos, copa, cozinha, quadra coberta, play graud estrutura física e outros aspectos relevantes para este momento de contextualização.

2 ROTINA OBSERVADA  

RELATO DA OBSERVAÇÃO 1º ANO

O meu primeiro dia de estagio, foi a turma de primeiro ano, as crianças foram educadas carinhosas, curiosas, queriam saber por que eu estava ali, então a professora me apresentou a turma, como uma professora que iria auxiliar ela na sala para poder sanar suas duvidas. As crianças entram, se cumprimentam depois fazem a oração, e seguem a rotina montada na sala, como conferir o numero de meninas e meninos, ver o mapa do tempo, o calendario, depois vem a contação de historia, lanche e as atividades propostas no quadro e caderno.

RELATO DA OBSERVAÇÃO 2º ANO

No segundo dia foi na sala do segundo ano, as crianças já são maiores, me receberam tambem com curiosidade, fui apresentada a turma e eles me cumprimentaram e me encheram de perguntas, tambem seguem a rotina de oração, recursos da sala, recreio e atividades do livro e caderno.

RELATO DA OBSERVAÇÃO 3º ANO

No terceiro dia fui ao 3 ano, as crianças muito educadas e inteligentes, ficaram bem curiosas querendo saber se iriam ter um professora nova na classe, os mesmo fazem a oração, porem já não usam os recursos da sala como o mapa do tempo, calendarios, dentre outros, a professora deles trabalha mais com leituras, escritas do quadro e ditado. Observei que apessar de muitas saberem ler e escrever tem aguns que ainda não estão tão familiarizados com a escrita e a leitura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)   pdf (220.1 Kb)   docx (46.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com