TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estagio de Gestão 365 Dias

Por:   •  16/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  4.517 Palavras (19 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

1        RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS        7

2        RELATO DA ANÁLISE DO REGIMENTO ESCOLAR        9

3        RELATO DAS ENTREVISTAS COM A EQUIPE DIRETIVA        11

4        RELATO DA OBSERVAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO E SUPERVISÃO        12

5        ATA DE REUNIÃO PEDAGÓGICA E/OU ADMINISTRATIVA        13

6        RELATO DA OBSERVAÇÃO DA ROTINA DO SUPERVISOR/ORIENTADOR        15

7        PLANO DE AÇÃO        17

8        RELATO DA APRESENTAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO À DIREÇÃO escolar        21

CONSIDERAÇÕES FINAIS        22

REFERÊNCIAS        23

INTRODUÇÃO

Como descrito no plano de estágio a disciplina que é uma forma prática de aprender ajuda o estagiário a entender na prática como ocorre a participação do Pedagogo no campo da Gestão Escolar, e da Pesquisa. E permite ainda que o estudante faça reflexões ao viver aquilo que o espera para o futuro, permite ainda o planejamento mais eficaz de uma profissão devido a investigação da realidade que o estagiário vive.

O estágio tem como objetivos: Possibilitar ao aluno o contato com a realidade, vivenciar experiencias ricas e significativas para a sua formação profissional, Analisar e compreender o contexto real de atuação.

Diante desses objetivos que são estabelecidos o aluno pode perceber em suas investigaçoes o que ele está fazendo é realmente aquilo que ele quer, se escolheu a profissão certa a seguir.  Além de permitir essa reflexão o estágio permite ao aluno observar e se apropriar até mesmo de muitas práticas que ele vê que realmente dão certo e são boas para o ensino dos alunos, para convivência entre as pessoas que vivem na comunidade escolar,e se são eficazes para uma gestão eficiente.

O presente relatório traz uma breve apresentação do espaço em que foi realizado o estágio, caracterizando a escola, seu corpo docente, fazendo uma breve análise dos principais documentos necessários para o funcionamento da escola, enfatizando as atribuições da equipe gestora da escola (diretor e coordenadores), também uma analise da rotina escolar, esmiuçando grupos que fazem parte dessa rotina anual, realizado no período de 03/03 a 27/03.

O gestor não tem uma rotina fixa de trabalho, buscando sempre atender as necessidades da unidade. Algo que ela faz diariamente, é conversar com funcionários dos setores administrativo, professores e auxiliares de higiene e alimentação, para verificar se está tudo dentro do esperado, para que a rotina escolar aconteça sem prejuízos. Ela também busca providenciar tudo que lhe é solicitado, dentro das possibilidades da escola, como merenda, material de limpeza, material de expediente. A escola não conta com Orientador Educacional, apenas com apoio de coordenadoras pedagógicas que trabalham na Secretaria Municipal de Educação e que são responsáveis em atender a escola em dificuldades que venham a surgir e no desenvolvimento de projetos de rotina do município em geral.


  1. RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS

A leitura do texto de Alvarez e Rigo mostra que o papel do professor é de capacidade de transformação de seu papel assim como de seus alunos e atingindo até mesmo a comunidade escolar, entendendo que ele tem capacidade de ampliar a visão e o conhecimento desses cidadãos, sabendo também que o conhecimento é um objeto em constante construção, estando sujeito à capacidade de reflexão e apropriação do conhecimento de cada pessoa.

As autores trazem uma sistematização sobre o trabalho do professor, quando começou a ter educação escolar em solo brasileiro, isso ainda com a chegada dos portugueses, quando os jesuítas tentaram alfabetizar os índios, e daí houve toda uma evolução escolar. Evolução essa que prendeu por tempos o professor por muito tempo dentro da escola apenas, mas o mesmo atualmente vem saindo apenas da escola e assumindo cargos em outros lugares, levando a expansão da profissão de pedagogo.

O texto ainda vai além, mostrando que o pedagogo tem papel fora da escola, que a pedagogia atinge outras áreas, que até a mídia é influenciada por ela, e que pedagogia não é um curso para atuar apenas em escolas, que há pedagogos em empresas de administração, midiáticas, turísticas, hospitais, museus, presídios,

        É com essa capacidade de avaliar-se constantemente o seu papel de educador e construtor de opiniões que o professor em parceria com os alunos e com a comunidade escolar que o professor como representante da escola enquanto instituição imbuída da educação, tornam-se reivindicadores da educação de qualidade que de fato deseja como desvelamento do homem como cidadão no mundo e das concepções profissionais necessárias às intervenções no processo ensino-aprendizagem, na escola e seu entorno.

A capacidade de educação que o professor exerce sobre seus alunos está na construção de sua opinião, em torna-lo cidadão ativo, o qual cobra seus direitos e deveres, e forma concepções acerca do mundo, da escola, tornando-se os novos cidadãos que viverão na sociedade a qual tem o dever evidenciar os princípios por meio de ações concretas e primando para o seu cumprimento, por meio de dispositivos apropriados para isto, princípios éticos e valores acordados, os quais são policiados pelos cidadãos no processo democrático, cidadãos esses que são formados por professores conscientes de seu papel de transformação por meio do conhecimento e construtor de opiniões.

 


  1. RELATO DA ANÁLISE DO REGIMENTO ESCOLAR

O Regimento Geral traz normas que o corpo docente e corpo dicente devem seguir, as normas que regem o trabalho escolar, visando organização e alcance da educação de qualidade. O regimento também designa quais são as atribuições de cada função dentro da escola.

Esse documento é elaborado seguindo as normas de leis estaduais, é por meio dele que os pais ficam cientes dos direitos e deveres que os alunos tem dentro e fora da escola, é esse documento também que mostra as preocupações e deveres dos pais para com seus filhos enquanto alunos da unidade escolar. O Regimento fala que é obrigação do pai zelar pela frequência do aluno a unidade escolar, zelar pela ajuda em casa na educação dos filhos, garantindo esse direito Constitucional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.1 Kb)   pdf (203.5 Kb)   docx (29.2 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com