TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estudo em Ambiente Virtual

Por:   •  30/6/2019  •  Resenha  •  484 Palavras (2 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA sobre o capítulo 8 “Habilidades de leitura, interpretação e escrita", páginas 123 a 134, de MUNHOZ, A. S. em sua obra O Estudo em ambiente virtual de aprendizagem: um guia prático. Curitiba: Ibpex, 2011.

Segundo MUNHOZ, A. S. em sua obra O Estudo em ambiente virtual de aprendizagem: um guia prático. Curitiba: Ibpex, 2011., no capítulo 8, "Habilidades de leitura, interpretação e escrita", páginas 123 a 134,  um dos grandes problemas enfrentados no mercado corporativo atual é o analfabetismo funcional presente em todos os níveis hierárquicos. Analfabetismo funcional é a incapacidade que uma pessoa demonstra ao não compreender textos simples, o não desenvolvimento de habilidade de interpretação de textos, bem como de realizar algumas operações matemáticas. Daí a necessidade da prática da leitura, para que haja compreensão da mesma, e posteriormente saber expressar opiniões e pensamentos sobre determinados assuntos. MUNHOZ, A. S., ainda destaca, que quem desenvolve as habilidades de leitura, interpretação e escrita, apresenta um diferencial competitivo significativo. O autor também pontua os pensamentos de NEVES et. al. (1998) e CAMPANARO (2007), que associadamente mencionam de forma bem clara, sobre a necessidade de adquirir familiaridade com a leitura, através de livros, revistas, jornais e demais textos, com o intuito de buscar aumentar ou corrigir o vocabulário. Segundo os autores, é preciso compreender a importância da leitura para a vida pessoal e social, e por intermédio da mesma, tornar-se perspicaz, sutil e ter malícia nas entrelinhas. É necessário pensar sobre o assunto, sentir, perceber as ideias defendidas pelo autor e a mensagem proferida pelo mesmo.

Como acadêmico de Ensino a Distância, compreendo que a comunicação é processo fundamental no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)  e no Ciclo de Aprendizagem Vivencial (CAV), e entendo, que o mesmo só se torna possível, através do desenvolvimento da leitura, da interpretação e da escrita.  Toda leitura deve ser favorável, por isso é preciso estar atento, ter senso crítico, refletir sobre o assunto, para adquirir as capacidades de analisar, concordar, ou até questionar o posicionamento do autor. Partindo desse ponto de vista, percebo o quão é importante expandir tais habilidades, para ser um acadêmico e um profissional bem sucedido. Já dizia o grande pensador e educador PAULO FREIRE (1985, p.22), que "(...) a leitura do mundo precede a leitura da palavra." Portanto, nossa competência para a leitura advém de vivências e relações estabelecidas ao longo de nossa existência.

Quando se cria o hábito de leitura, desenvolve-se de forma considerável a dinâmica de escrita, bem como a satisfação da compreensão de textos lidos, o que se torna gratificante, pois como bem disse ABDALA, (2007), "a importância do ato de aprender a ler e escrever está fundamentada na ideia de que o homem se faz livre por meio do domínio da palavra." Ler enriquece o ser humano culturalmente, faz com que o mesmo alce voos cada vez mais altos em busca da perfeição na escrita e interpretação de textos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (51.2 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com