TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estágio Adaptado

Por:   •  13/9/2022  •  Relatório de pesquisa  •  5.260 Palavras (22 Páginas)  •  60 Visualizações

Página 1 de 22

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        6

1        LEITURAS OBRIGATÓRIAS        7

2        PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)        9

3        PLANEJAMENTO ANUAL        11

4        ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS DA BNCC        12

5        PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA ABORDAGEM DOS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS DA BNCC        14

6        ATUAÇÃO DO PROFESSOR E SUA INTER-RELAÇÃO COM A EQUIPE ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA        15

7        CONHECER METODOLOGIAS ATIVAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS        17

8        O PROCESSO DE GESTÃO ESCOLAR        19

9        ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NO ACOMPANHAMENTO DO DESENVOLVIMENTO DA DISCIPLINA        20

10        PLANOS DE AULA        21

11        REGIMENTO ESCOLAR        23

12        ATUAÇÃO DA EQUIPE DIRETIVA        25

13        PLANO DE AÇÃO        26

CONSIDERAÇÕES FINAIS        27

REFERÊNCIAS        28

INTRODUÇÃO

No estágio Curricular obrigatório presente, foi elaborado um projeto adaptado para a prática de gestão pedagógica e regência.

Durante a elaboração do projeto foi gratificante atender todas as etapas que o manual disponibilizou, livros, artigos e manuais para a melhor compreensão do projeto.

Assim, foi feito um levantamento de forma clara e sucinta onde em cada etapa foi respondida as devidas perguntas quanto a regência e campo de atuação pedagógica.

Para elaborar o estágio foi levantando as questões sobre P.P.P, BNCC, temas transversais, além de desenvolver uma situação problema e plano de aula , ao final do projeto concluo com as considerações finais e referencial teórico.

  1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS

Ao iniciar a leitura foi de suma importância para compreender o que se trata os componentes curricular da escola, assim como o P.P.P e como funciona a parte burocrática escolar.

Ao ler o manual de estágio curricular podemos perceber que o estagiário tem deveres a cumprir assim que chega a uma instituição de ensino, é como se ele fizesse parte da escola, podemos compreender todos os espaços que uma escola oferece, todos os integrantes da equipe escolar e período do estagiário na escola.

Assim, fica clara, a importância de conhecer todos os aspectos físicos antes de iniciar o estágio curricular obrigatório e entender do que se trata o manual acadêmico exigido pela constituição. Assim, fica claro o entendimento no geral antes de iniciar o estágio e saber a quem procurar e como falar para conhecer o regimento escolar.

A partir da leitura do Plano de trabalho do curso de pedagogia podemos perceber que o profissional graduado no curso de pedagogia pode exercer várias funções dentro de uma escola e fora do ambiente escolar, assim a pedagogia pode abraçar vários setores além do que se imagina, e assim cabe ao estudante seguir o roteiro de estágio e nesse período poder se encaixar onde mais consegue captar as instruções e passar seus conhecimentos.

Ainda com base na leitura do texto, podemos avaliar o pedagogo como o ser indispensável no ambiente escolar, tornando-o professor, coordenador, vice-diretor, diretor escolar e dependendo de sua formação podendo atuar como psicopedagogo e trabalhar na brinquedoteca que é o espaço lúdico escolar. Assim, a cada dia que passa e profissional pedagogo precisa ir além e buscar também novos espaços dentro e fora da escola.

Compreendendo que ao chegar na escola seria recebida por uma pedagoga, adiantei a leitura e procurei investigar ainda mais a leitura no plano de trabalho para assim, iniciar o Estágio Curricular Obrigatório foi importante a leitura do livro do curso de pedagogia, assim como a fala dos autores em conhecimento ao curso, destacando o profissional como um ser em área abrangente, o pedagogo tem um papel fundamental na área de educação podendo chegar a reitoria.

Assim, sabendo que o pedagogo é capaz de situar-se em diversas áreas, propondo trabalhar em meio a pandemia, o profissional vem se destacando e buscando a cada dia mais a ampliando a forma de ensino.

  1. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)

Ao concluir a leitura do Projeto Político Pedagógico percebemos a importância de ter a documentação escolar atualizada, assim como os direitos e deveres de todos os funcionários da equipe escolar. O P.P.P. (projeto político pedagógico) é um documento que traz, em detalhes, todos os objetivos, diretrizes e ações que devem ser valorizados durante o processo educativo, fim último da escola. Nesse sentido, o PPP precisa expressar claramente a síntese das exigências sociais e legais da instituição e os indicadores e expectativas de toda a comunidade escolar.

Assim, esse documento é de suma importância para o regimento da escola, O Projeto Político Pedagógico é feito para orientar o trabalho durante o ano letivo e, por isso, deve ser um documento formal, mas ao mesmo tempo acessível a todas as pessoas envolvidas na comunidade escolar.

É por meio do PPP que a escola define e articula quais conteúdos serão ensinados e como, a partir da realidade social, cultural e econômica em que está presente. Assim, deve ser construído de acordo com as especificidades de cada escola e ser flexível para atender as demandas específicas dos alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.1 Kb)   pdf (197.3 Kb)   docx (35 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com