TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estágio Gestão - Unopar

Por:   •  30/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.205 Palavras (9 Páginas)  •  939 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        6

1        LEITURAS OBRIGATÓRIAS        7

2        REGIMENTO ESCOLAR        9

3        ATUAÇÃO DA EQUIPE DIRETIVA        11

4        PLANO DE AÇÃO        13

CONSIDERAÇÕES FINAIS        15

REFERÊNCIAS        16

INTRODUÇÃO

Neste relatório estão reunidas as atividades do estágio curricular obrigatório III em Gestão Educacional do curso de Licenciatura de Pedagogia realizado no primeiro semestre de 2021.

 As atividades trabalhadas durante o estágio são temas que tratam da atuação do pedagogo na escola e também em espaços não escolares. Ainda são analisados o papel da equipe diretiva, onde conhecemos as suas principais atribuições na administração de uma escola. Outra atividade nos proporcionou estudar o que é e as funções de um regimento escolar e sua influência no quotidiano escolar. Ao final elaborou-se um plano de ação para solucionar um problema relacionado ao preconceito e a discriminação na escola.

 Apesar das restrições de acesso presencial na escola, devido à pandemia, as atividades propostas no plano de estagio foram desenvolvidas de modo a nos aproximar o mais próximo da realidade escolar.

Abaixo estão detalhadas resumidamente as propostas das atividades do estágio:

Atividade A: realizar a leitura de um artigo que falava sobre O PAPEL DO PEDAGOGO E SUAS DIVERSAS ATUAÇÕES. Depois da leitura a proposta foi realizar produzir um texto descrevendo os principais pontos apontados pelos autores.

Na segunda Atividade (B), a proposta era assistir ao um vídeo que falava sobre Gestão Pedagógica, que destacava a importância de documentos como o Regimento Escolar, e a importância do papel da equipe diretiva em uma instituição escolar.

Na Atividade C: a proposta foi assistir a um vídeo com informações sobre Gestão Administrativa e o papel e importância da Equipe Diretiva. Após assistir ao vídeo respondemos a algumas perguntas relacionadas às atribuições de um diretor escolar e sua atuação frente a alunos, pais, professores e a comunidade escolar.

Atividade D: nesta atividade foi proposto a elaboração de um Plano de Ação fictício onde buscou-se solucionar o problema do preconceito e discriminação dentro da escola.

Por fim, na atividade E, realizou-se este relatório final de estágio, onde a seguir são apresentadas com maiores detalhes as atividades trabalhadas.


  1. LEITURAS OBRIGATÓRIAS

A profissão de pedagogo pode ser exercida em instituições de ensino como as escolas, mas além dela, podem atuar em espaços não escolares podendo estimular a aprendizagem em todos os locais onde existem pessoas com vontade de aprender como empresas, ruas, meios de comunicação, na política, enfim diversos locais na sociedade.

Anos atras os pedagogos formados tinham seu trabalho comumente pautado na docência e nos trabalhos extra sala em atendimentos pedagógicos, na atualidade trabalho do pedagogo precisa oportunizar o trabalho em espaços além da escola, tornando-se um profissional preparado para atuar em diversos locais, não necessariamente como professor, mas como um disseminador do conhecimento na sociedade.

É comum os próprios profissionais pedagogos não conhecerem onde podem atuar após sua formação inicial, e em geral acabam se atendo apenas a preparação para o trabalho nas escolas.

Por unirem esforços entre alunos e professores, direção e família, os pedagogos têm uma grande importância para a aprendizagem dos estudantes. Além disso tem sua importância fora da escola, são vários locais que podem atuar, entre eles pode-se destacar hospitais, empresas, áreas de turismo, museus, entre outras.

Os pedagogos podem trabalhar em hospitais auxiliando os pacientes especialmente os jovens em idade escolar, para que mantenham o vínculo com a escola para que a aprendizagem não seja prejudicada devido à ausência na escola.

Podem atuar em empresas diversas, contribuindo para melhoria do clima dessas e consequentemente melhorando e a qualidade de vida dos seus empregados.

O turismo é setor que oferece oportunidades de atuação além dos espaços escolares, com o turismo, podem elaborando roteiros educacionais que sirvam para uma experiencia educacional diferenciada para os seus usuários. As áreas voltadas as artes e a cultura, permitem a atuação do pedagogo, exposições, museus são por exemplo, espaços onde o pedagogo pode contribuir na aprendizagem das pessoas que acessam esses locais.

Nos presídios, o pedagogo pode contribuir especialmente proporcionando aos detentos, oportunidades de aprendizagens que os preparem para uma oportunidade futura quando estiverem reintegrados novamente à sociedade.

O pedagogo deve ser um estimulador do saber através do ensino teórico e prático não só na escola, mas sim em todos os ambientes, pois o aprender está em todos os lugares onde existem pessoas.

Ressalta-se que o pedagogo, precisa além da formação inicial estar sempre em constante formação para poder atuar de forma interdisciplinar com outras áreas como a saúde, cultura e de gestão, para poder estar apto a atuar em tantas vertentes do conhecimento.

O trabalho do pedagogo não se limita somente à escola, o pedagogo tem papel de disseminar o conhecimento na sociedade, para isso é importante que saiba que sua formação pode leva-lo a campos de atuação ilimitados.

  1. REGIMENTO ESCOLAR

Atividade B: a proposta é assistir ao vídeo que trata sobre o PPP e Regimento Escolar, e após responder as questões abaixo:

        

  1. Qual a função do regimento no ambiente escolar?

Nele estão descritas minuciosamente todas as competências de cada setor ou pessoas dentro da escola, ou seja, aquilo que é responsabilidade de cada um. Ele norteia todas as ações na escola, como se agir diante de situações rotineiras dentro da escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (163.4 Kb)   docx (23.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com