TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estágio Supervisionado Para Docência Em Formação Pedagógica

Por:   •  27/9/2023  •  Trabalho acadêmico  •  6.447 Palavras (26 Páginas)  •  30 Visualizações

Página 1 de 26

FACULDADE DE AMPÉRE – FAMPER

EMANOELY APARECIDA CORRÊA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA DOCÊNCIA EM FORMAÇÃO PEDAGÓGICA

AMPÉRE – PR

JUNHO/2023

FACULDADE DE AMPÉRE – FAMPER

EMANOELY APARECIDA CORRÊA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA DOCÊNCIA EM FORMAÇÃO PEDAGÓGICA

Relatório apresentado como avaliação da disciplina de Estágio Supervisionado para Docência em Formação Pedagógica do Curso de Graduação em Pedagogia, sob orientação da professora Bernardete Maria Dettoni Modzinski .

AMPÉRE – PR

JUNHO/2023

  1. INTRODUÇÃO

Cumprindo com as exigências da disciplina de Estágio Supervisionado como também do curso de Pedagogia, o presente trabalho traz o relatório desde a observação que se iniciou no dia 03/04/2023 e o mesmo se encerrou no dia 13/06/2023.

O mesmo tem o propósito de documentar aqui, minha experiência no decorrer do período em que vivenciei na prática tudo que tenho aprendido na teoria. Na qual pretende expor a descrição do local onde foi realizado o estágio, o período de duração e as atividades desenvolvidas.

Em que o mesmo foi realizado no Colégio Estadual Nereu Perondi EFM, onde foi o momento de aplicar, realizar alguns conceitos adquiridos no período do curso de Pedagogia e que constituiu também em um momento de aprendizado, um período de tirar as dúvidas, de relacionar-se ao novo ambiente em que estaremos trabalhando, e que a partir da observação de outros profissionais da área, podemos formar o perfil de professor que queremos ser após o Ensino Superior.

Observar como é o desenvolvimento de uma rotina escolar e o convívio com os alunos nos diferentes ambientes, entre uma sala e outra, onde se realiza o estágio. Abrange também a resenha de como podemos aprender, desempenhar a profissão de educador, por meio da observação da atuação de outros profissionais, e também participando de atividades em sala de aula.

Compreende-se que a fase do estágio, e toda a experiência adquirida durante o processo é de grande relevância para a vida de um graduando, pois é um período de extrema contribuição para uma boa formação. Dessa maneira, nós estudantes de pedagogia iremos pôr em prática tudo aquilo que nos foi repassado desde o início do curso, em conformidade com a citação abaixo.

Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo.” Paulo Freire.

O presente estágio foi realizado, na instituição Colégio Estadual Nereu Perondi Ensino Fundamental e Médio, situado na Rua Duque de Caxias, nº1410, no bairro São Francisco, zona urbana, no município de Ampére – PR, CEP – 85640-000.

2- CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO – PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

1.1 Identificação da Instituição de Ensino

Instituição de ensino: Colégio Estadual Nereu Perondi – EF M N

Código da instituição: 408

Endereço: Rua Duque de Caxias nº 1410, Bairro São Francisco.

Telefone: (46) 3547-1884.

E-mails: aeenereuperondi@seed.pr.gov.br.               aeenereuperondi@escola.pr.gov.br.

Site: http://www.aeenovohorizonte.seed.pr.gov.br/modules/noticias/.

Município: Ampére - Paraná - (cód. 00100).

 NRE: Francisco Beltrão

Código NRE: 12

Código INEP: 41352564

Dependência administrativa: Estadual

 Localização: Urbana

Oferta de Ensino: Ensino Fundamental – Anos Finais; Ensino Médio; Educação de Jovens e Adultos – EJA, e Formação de Docentes na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, em Nível Médio, na Modalidade Normal e Educação Profissional.

Turno de Funcionamento: Matutino, Vespertino e Noturno.

Ato de autorização da instituição: Resolução 20941/12 de 20/04/2012

Ato de reconhecimento da instituição: Resolução nº. 1990/2000 de 14/07/2000

 Ato administrativo de Aprovação do Regimento Escolar: nº. 417/2001 de 23/12/2016.

Entidade Mantenedora: Secretaria de Estado da Educação

1.2- Caracterização do atendimento na instituição de ensino e estudantes atendidos

O calendário escolar respeita a legislação vigente garantindo o mínimo de 800 horas anuais, com ampliação gradativa para 1.000 horas anuais para o Ensino Médio, conforme aprovado em matriz curricular. É elaborado com base nas normativas da mantenedora Secretaria Estadual de Educação do Estado do Paraná, aprovado pelo Conselho Escolar e colocado para análise de legalidade pelo Núcleo Regional de Educação conforme legislações e instruções emanadas a cada ano letivo.

 O Colégio oferece e atende as seguintes modalidades:

 - Ensino Fundamental - Anos Finais no período matutino das 07h30 às 11h55, e vespertino das 13h às 17h25.

- Ensino Médio –no período matutino das 07h30 às 11h55. Sendo que neste ano de 2022, a 1ª Série terá um horário diferenciado, devido ao Novo Ensino Médio. Este horário acrescentará mais uma aula de cinquenta minutos. - Formação de Docentes na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, em Nível Médio, na Modalidade Normal. Sua oferta será de forma gradativa, no período matutino, das 07h30 às 11h55 com dois dias da semana, no período vespertino, complementa sua grade curricular, das 13h15 às 17h15.

 - Educação de Jovens e Adultos – EJA, organizada da seguinte maneira: Ensino Fundamental - Fase II e Ensino Médio. Oferta ensino presencial, coletivo, no período noturno, das 19h às 23h10min, com Organização Curricular por disciplina, módulo/semestre.

- Sala de Recursos Multifuncionais, com uma turma no período matutino e uma turma no período vespertino.

Oferece também Programas com atividades de Ampliação de Jornada Escolar em Turno Complementar:

- Programa Mais Aprendizagem em Nível I, com uma turma no período matutino e uma no período vespertino. Tem como objetivo fazer com que o estudante avance na série/ano em que está inserido. Tem como foco quatro áreas: leitura, interpretação de textos, escrita e resolução de problemas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.3 Kb)   pdf (1.5 Mb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com