TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estágio de Gestão

Por:   •  20/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  6.730 Palavras (27 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 27

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]


SUMÁRIO

1        RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS        7

2        RELATO DA ANÁLISE DO REGIMENTO ESCOLAR        9

3        RELATÓRIOS DAS ENTREVISTAS COM A EQUIPE DIRETIVA        12

4        RELATO DA OBSERVAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO E SUPERVISÃO        15

5        ATA DE REUNIÃO PEDAGÓGICA E/OU ADMINISTRATIVA        18

6        RELATO DA OBSERVAÇÃO DA ROTINA DO SUPERVISOR/ORIENTADOR        20

7        PLANO DE AÇÃO        22

8        RELATO DO DA APRESENTAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO À DIREÇÃO ESCOLAR        26

        CONSIDERAÇÕES FINAIS        29

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo relatar a gestão de uma escola é um processo que integra diretamente o corpo gestor da escola, levando em consideração as tomadas de decisão, o planejamento, a execução de planos e ações, acompanhamento e avaliação das questões administrativas pedagógicas, e para ser algo completo e com princípios democráticos deve-se promover a participação da comunidade escolar.

Considerando a responsabilidade da gestão escolar, o relatório a ser apresentado consiste no desenvolvimento de atividades que contemplam essa responsabilidade, destacando as observações e intervenções realizadas na escola no acompanhamento das atividades da equipe gestora, com uma carga horária de 100 horas total.  

No decorrer do trabalho será apresentado por meio de observação e relato as ações por esse profissional, e será elaborado um Plano de Ação escolar contemplando o tema alimentação saudável, esse plano constitui-se como um instrumento de trabalho dinâmico com o intuito de propiciar ações, ressaltando seus principais problemas e os objetivos dentro de metas a serem alcançadas, com critérios de acompanhamento e avaliação pelo trabalho desenvolvido. A elaboração do Plano de Ação é uma prática que vem sendo adotada pela Secretaria de Estado da Educação nos últimos anos.  

O objetivo é prepara-se enquanto futuro profissional nessa área, e adquirir conhecimentos para atender a necessidades do desenvolvimento das ações de um gestor no espaço escolar, e assim desenvolver com excelência sua função, visando à qualidade da educação e o desenvolvimento dos educandos, levando em conta a participação da comunidade escolar.


  1. RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS

 

Através da leitura que foi realizada no artigo proposto, pode-se analisar o papel desenvolvido pelo pedagogo e seus vários espaços de atuação, na qual implica saber que compete a esse profissional desenvolver suas ações não somente nos espaços escolar, mas também nas empresas, hospitais, ONGs, dentre outros espaços que precisam contemplar aços e organização para garantir o crescimento local de forma organizada e planejada através de desenvolvimento de projetos, que também faz  parte da pedagogia.

Relacionando a leitura desse artigo, com o que se obteve de conhecimento durante o curso sobre leis que visam a garantia da educação como um direito de todo cidadão, temos na Constituição Federal que foi promulgada nos anos de 1988, sendo ainda vigente, que todos tem direito a educação, e esta deve ser proporcionada com o apoio da família e da sociedade, onde o educar não é uma responsabilidade apenas da escola, sendo assim a educação pode acontecer em vários espaços e para tanto precisa assim também ser orientada nesses outros espaços através da educação que se é aplicada por um pedagogo

A educação prepara o sujeito para a cidadania e a qualificação permite este desenvolver um trabalho significativo na sociedade, desta forma, valorizar a educação para além do espaço escolar é de fundamental importância e deve passar a ser valorizado. (Paulo freire)

Ou seja, a educação não deve ser priorizada apenas nos espaços escolares, mas em diversos ambientes buscando por meio desta incentivar toda sociedade, pois a educação é uma das principais ferramentas que permite a formação e o desenvolvimento de um ser humano por toda a vida, favorecendo a autonomia do sujeito.

Sobre o pedagogo este é um profissional que tem um papel muito importante a desenvolver não apenas na escola, mas em todos os ambientes aqui já mencionados, sendo que sua atuação é possível nos espaços formais e não formais, visando à educação.

O pedagogo é aquele profissional que se prepara para articular projetos, desenvolver ações e direcionar atividades que contemplam as necessidades locais, se dispondo de objetivos para sanar problemas que atrapalham o crescimento da instituição e de seus funcionários.

Na escola, o pedagogo é aquele que orienta o processo ensino aprendizagem, acompanha professores, alunos, familiares e toda comunidade escolar, sendo preparado para atuar sobre as dificuldades e encontrar soluções visando à qualidade educacional nesse local.

Nos demais ambientes não é diferente, sua função é essencial e voltada para a realidade local, no entanto, esse profissional precisa estar preparado para atender a demanda, participando de cursos, formações que venham sempre o colocar na busca constante pelo saber, pois o atualizar-se deve fazer parte desse processo.

A função do pedagogo é muito importante, e as atividades que ele desenvolve são fundamentais nos dias atuais, pois o mundo vive em plena mudança, sendo necessária a presença de profissionais que pensam para a educação, que é peça fundamental no mundo, pois ensinar é para sempre e trocas de experiências são vivenciadas a cada dia por um profissional visando está sempre aprendendo e ensinando.


  1. RELATO DA ANÁLISE DO REGIMENTO ESCOLAR

Ao fazer a análise do regimento escolar na presente escola, compreende-se que trata de um documento que traça um conjunto de regras para definir a organização administrativa, didática, pedagógica e disciplinar da escola, estabelecendo normas que os envolvidos nesse espaço devem seguir, por exemplo, os direitos e deveres de todos que estão ligados a comunidade escolar. Nesse documento analisado estão definidos os objetivos da escola, os níveis de ensino que oferece e como ela opera suas atividades. Dividindo as responsabilidades e atribuições de cada membro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.3 Kb)   pdf (231.8 Kb)   docx (172.1 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com