TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Excelente Na Pedagogia

Por:   •  14/8/2021  •  Artigo  •  2.368 Palavras (10 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 10

Adote o modelo a seguir:

 [pic 1]

 O projeto de intervenção interdisciplinar a ser aplicado com os alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e com a comunidade ao entorno, com um viés do tema contemporâneo transversal previsto na BNCC ‘Educação para valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras’, considerando a vasta gama de possibilidades dentro do multiculturalismo.

Escopo do Trabalho:

Tema do projeto (nome Fictício)        

A beleza da diversidade

Justificativa (Refere-se sobre a importância do trabalho)

O projeto será realizado na Educação Infantil com crianças da 4 série, o tema abordado será: A beleza da Diversidade, buscando trazer para os alunos a descoberta e o conhecimento de novas culturas e procurando também instigar nos mesmos a questão da valorização e do respeito para com o outro. Com este projeto pretende-se trabalhar as questões da diversidade existente tanto no ambiente escolar quanto no ambiente que o cerca levantando questões e abrindo possibilidade de novos conhecimentos e reflexões. É comum percebermos por onde andamos e onde vivemos que existem pessoas de diferentes rostos, cores, raças, costumes e tantas outras coisas que lhe dão origem e identidade, e é justamente por causa de cada diferença que somos um país onde está presente a pluralidade. E mesmo conhecendo, vendo e vivendo a diversidade cultural é bastante comum vermos a desigualdade e o preconceito que se faz presente todos os dias. Afim de amenizar este problema é necessário desde a infância envolver e disseminar a consciência e valorização dessas diferenças e com este Projeto será trabalhado de distintas formas a questão do respeito, da valorização e da diversidade de culturas existentes no país, no mundo e dentro da comunidade, procurando dessa maneira buscar meios e métodos para a construção do conhecimento do aluno.

 Ao abordarmos tantas as questões do conhecer, do interagir, do descobrir, do respeitar, juntamente com o estudo da diversidade existente e suas particularidades, trabalhando assim a inserção do ser diferente, da interação com a origem do outro, do conhecimento a cultura do outro, trazendo assim formas diferenciadas para o respeito e convívio.

Portanto para este projeto é essencial envolver a família, toda escola e a comunidade em geral, visto que todos provêm de lugares, culturas e pensamentos diferentes, e a inserção deles seria de grande contribuição para aprender, ensinar e compreender, e o mais importante que é conhecer, valorizar e respeitar o outro.

 

Objetivos:

A questão de se trabalhar com multiculturalismo na educação propõe a formação de um currículo que adote e aborde questões multiculturais, e que permita aos alunos adquirir conhecimentos que os ensinem a respeitar as diferenças e a se reconhecer no outro, gerando nos mesmos o desejo de apreciar a essência de cada cultura e se ver inserido neste mundo cheio de riquezas e diversidade. E toda esta temática inclui a escola, a capacitação dos profissionais da educação, os pais e toda comunidade seja escolar ou não. É extremamente importante que os profissionais da educação devam estar preparados para lidar com a pluralidade e saber mediar conflitos que possa surgir em razão das diferenças.

O diálogo apresenta ser indispensável para o desenvolvimento de uma perspectiva multicultural, no entanto, temos que atentar para alguns cuidados no desenvolvimento das discussões em sala de aula. Deve-se promover a variedade de assuntos discutidos pelos docentes e pelos alunos, outro aspecto a ser enfatizado a partir das discussões realizadas em sala de aula é fundamental ouvir também de forma atenta os conceitos dos alunos, assim o docente saberá e entenderá um pouco mais sobre a família e cultura dos alunos e consequentemente servirá de suporte para promoção adequada do conteúdo. É papel fundamental para o desenvolvimento dos alunos a instituição de ensino manter uma prática comprometida com a melhoria da educação e com a transformação social promovendo participação de todos que fazem parte deste cotidiano que os cerca.

Desta forma abordaremos e instigaremos o aluno a conhecer e refletir sobre os conteúdos que serão abordados e dialogados e após pesquisar, reconhecer e compreender, que os alunos sejam capazes de respeitar as diferenças. Toda a temática abordada será de forma prazerosa e natural fazendo leituras, debates, trabalho em grupo, interpretação de texto, brincadeiras, provando alimentos, entre outros.

Geral:

Identificar e conhecer diferentes culturas;

Promover o debate sobre cultura e diversidade;

Conhecer sobre cultura popular e a possibilidade de convivência harmoniosa;

Permitir que a cultura faça parte dos debates e manifestações dos alunos em seu ambiente escolar;

Gerar o resgate da cultura como fator de identidade do aluno presente em seu cotidiano;

Promover o diálogo entre diferentes culturas e o multiculturalismo na escola;

Interagir, divertir, trabalhar e comunicar-se com pessoas diferentes;

Aprender a respeitar e conviver com as diferenças;

Conhecer diferentes nacionalidades, raças, etnias, religião;

Compor grades curriculares que promovam diálogos abertos e que acolham as realidades das comunidades locais;

Desenvolver empatia e aceitação;

Explorar conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias e com o mundo;

Estimular argumentos com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular e defender ideias, pontos de vista e decisões;

Acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, suas identidades, suas culturas e suas potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza;

Transmissão de saberes culturais e históricas;

Promover a disseminação de conhecimento e participação da comunidade em questões multiculturais.

Específicos: 

Trabalho em grupo

Compreensão de texto e imagens

Usar a Criatividade

Planejar diferentes possibilidades e saber fazer uso

Se conhecer e reconhecer o outro

Valorização das diferenças

Diversidade

Pesquisas e estímulos

Metodologia:

Todo o projeto terá apoio da escola e cada turma trabalhará sobre o tema de acordo com sua elaboração e faixa etária.

Este projeto em especifico será trabalhado 1 aula por semana durante 55 minutos dentro de 1 mês, totalizando 5 aulas e no final do projeto terá uma exposição na escola aberta a toda comunidade e familiares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (171.5 Kb)   docx (327.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com