TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O FICHAMENTO DO TEXTO SOBRE A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO TERRITÓRIO BRASILEIRO

Por:   •  20/1/2023  •  Resenha  •  898 Palavras (4 Páginas)  •  61 Visualizações

Página 1 de 4

FICHAMENTO COM CITAÇÃO

FILHO, J. C. P. A educação através dos tempos. Disponível em: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/173/1/01d06t01.pdf . Acesso em: 03 MAIO.2022.

FICHAMENTO DO TEXTO SOBRE A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO TERRITÓRIO BRASILEIRO.

Gleica de Macedo Lopes

RESUMO

Este fichamento tem por objetivo mostrar alguns destaques do artigo científico intitulado: A educação através dos tempos. Assim, destacamos alguns pontos primordiais para a compreensão de como se deu a educação desde a Idade Média. O autor apresenta em seu artigo o termo Escola Nova um movimento de renovação educacional, tendo Paulo Freire como um dos seus pensadores, ele que é referência da nossa educação brasileira. Os resultados das análises apresentadas pelo autor do referido artigo científico evidenciam que, as transformações desde o início, na referida Idade Média até os dias atuais, com o avanço das tecnologias de comunicação e de informação, estão levando-nos a repensar as práticas pedagógicas que, enquanto práticas sociais, não ficam imunes ao vasto conjunto de transformações. Houve uma preocupação com a educação das massas populares que aconteceu, principalmente a partir do século XIX, na construção dos grandes sistemas educacionais de massa, impulsionados pelo novo modo de produção industrial e pela urbanização.

 PALAVRAS-CHAVE: Fichamento. História. Educação.

FICHAMENTO COM CITAÇÃO

INTRODUÇÃO

No período medieval a educação tinha uma relação estreita com a Igreja, com a fé cristã e automaticamente com as instituições eclesiásticas. A comunidade cristã primitiva foi o meio pelo qual se desenvolveu o processo educacional. Assim, pouco a pouco, tinha-se a Igreja de um lado e a família de outro. Estes eram os dois núcleos básicos fundantes do processo educacional, à medida que o Cristianismo se institucionaliza em Igreja. Essa educação em primeiro momento tratava-se de uma educação catequista. Mas pouco a pouco foi surgindo os primeiros educadores cristãos, sendo eles padres que constituíam a chamada patrística. Da Igreja partiram os modelos educativos e as práticas de formação.

Nesse período houve o surgimento da Escolástica, buscando conciliar a razão filosófica grega com a fé cristã. Tendo São Tomás de Aquino como o maior expoente dessa nova abordagem intelectual. Para ele o ensino era uma atividade pela qual os dons potenciais se tornavam realidade.

Com a chegada do Renascimento, houve uma reviravolta educacional. O movimento renascentista tinha a razão como a principal forma pela qual o conhecimento poderia ser alcançado. A mudança no modo de se ver o mundo e até o próprio homem, teve uma relação com os avanços da ciência daquela época e também com as descobertas tecnológicas. Há, então, um aprofundamento do Humanismo, só que com feição laica.

Chegamos então até a revolução burguesa, podendo citar assim, a Reforma Protestante que segundo o autor, sua principal consequência foi a transferência da escola para as mãos do Estado nos países protestantes. O autor cita ainda o caminhar da educação no Brasil, onde os jesuítas passaram a seguir fielmente os preceitos educacionais da Companhia de Jesus, a partir de 1600, baseados na “Ratio Studiorum” e, assim, desenvolveram uma educação que atuava em duas frentes: a formação de elites dirigentes e a formação catequética das populações indígenas”.

A partir das diversas mudanças ao passar do tempo, chegamos à educação dos dois últimos séculos. Palmas Filho decorre sobre profissionais que se engajaram na chamada Escola Nova. O educador Paulo Freire, também sofreu influência do ideário pedagógico escola novista, embora discordasse do conservadorismo político.

DESENVOLVIMENTO

O CONCEITO DO TERMO ESCOLÁSTICA E RATIO STUDIORUM

Segundo Palma Filho (p. 3), a Escolástica significa: “Trata-se de um método de ensino que, até hoje, exerce influência na sala de aula tradicional.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (84 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com