TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Fato do Planejamento, Plano de Aula e Avaliação

Por:   •  28/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.423 Palavras (6 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.............................................................................................................2

DESENVOLVIMENTO.................................................................................................3

PLANO DE AULA......................................................................................................5

CONSIDERAÇÕES FINAIS........................................................................................7

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS............................................................................8



INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos abordar o fato do planejamento, plano de aula e avaliação. Planejamento é de suma importância para o desenvolvimento de um bom trabalho, comtemplando as diversas habilidades que devem ser desenvolvidas aos alunos. Planejar a aula que será ministrada traz mais benefícios e praticidade no momento da aula, pois o professor tendo o seu plano, estará preparado para ministrar sua aula, e terá facilidade para avaliar seus alunos, porque estará tudo programado, anotando em seu caderno, como será a aula, o que será trabalhado, como avaliar a aprendizagem de cada um. Então é fundamental o planejamento como orientação para o dia-a-dia.


DESENVOLVIMENTO

           De acordo com os conteúdos estudados no semestre, percebemos que planejar é traçar, programar, elaborar um roteiro desenvolvendo conhecimentos, interação e experiências significativas aos alunos, portanto o planejamento de aula é flexível, que permite ao educador repensar, revisar e buscar novas formas de ensino e de exercícios para transmitir, repassar aos alunos.

           O planejamento está subdividido em Elaborar, que é decidir o que será trabalhado, qual será o tema da aula, e Executar, que é agir em conformidade com o que foi proposto, o que foi elaborado, e para finalizar vem a Avaliação, que é revisar sempre cada momento e cada ação, bem como foi o desenvolvimento e a aprendizagem de cada aluno.

            Então quando se fala em planejamento pensa-se no futuro e como vai ser, se bem organizado, é uma importante ferramenta para alcançar nossas metas. Planejar a aula que será ministrada é estudar, organizar, coordenar ações a serem tomadas para a realização de uma atividade, visando alcançar um objetivo, auxiliando na orientação, organização e concretização do que se deseja alcançar. O plano de aula é um importante aliado na vida profissional do professor ou educador, pois é um método de intervenção, onde o professor investiga e analisa a realidade para propor uma intervenção eficaz, um plano adequado ao que esta se passando.

            Segundo Paulo Freire, “Não existe docência sem discência. Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender.”

            A avaliação necessita estar afinada com os objetivos, o conteúdo e a metodologia, ou seja, se adequar ás finalidades para as quais são utilizadas e a coleta de dados, a qualificação e a prática da tomada de decisão são recursos metodológicos utilizados para processar um ato avaliativo.

            No contexto educativo a avaliação precisa estar de acordo ao PPP (Projeto Político Pedagógico) da escola, ao planejamento escolar, aos objetivos educacionais e de acordo aos conteúdos escolares incluindo também a metodologia.

            No requisito avaliação é necessário cuidados na elaboração, aplicação, analise e devolução dos resultados. Tem-se como instrumento de avaliação as provas discursivas e objetivas, caderno de aula, observação, relatório, portfolio, memorial, seminários, conselho de classe, mapa conceitual, entre outros métodos de avaliar o desempenho dos alunos.

             Avaliar destina-se a obter informações capazes de favorecer o desenvolvimento dos alunos com ampliação de seus conhecimentos, avaliar não é apenas comparar ou julgar, mas sim, a mostrar a importância de seus conhecimentos no fazer educativo.

            Portanto, é através das expressões, dúvidas e análises, que pode-se verificar a prática da avaliação formativa, que é aplicada na educação infantil, acompanhando o desenvolvimento das crianças, onde se realiza durante o processo de ensino, em diferentes momentos, e proporciona a informação sobre o avanço do aluno, tendo como propósito informar os resultados de aprendizagem ainda no decorrer do desenvolvimento das atividades, possibilitando reformulações necessárias, visando sempre assegurar a aprendizagem do aluno.

             Então o plano de aula e a avaliação são métodos indispensáveis ao professor, pois ele planeja sua aula, executa e avalia a aprendizagem dos alunos.

             O planejamento, de acordo com Libâneo (2001), se concretiza em planos e projetos e envolve uma ação intencional. Em razão disso, o planejamento nunca é apenas individual, é uma prática que necessita ser realizada no coletivo e apresentar caráter processual. O ato de planejar não se reduz á elaboração dos planos de trabalho, mas a uma atividade permanente de reflexão e ação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (179.9 Kb)   docx (91.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com