TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO, PLANO DE AULA E AVALIAÇÃO

Por:   •  5/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.568 Palavras (7 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

VALESSA FABÍOLA

TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Tema: Planejamento, Plano de Aula e Avaliação

[pic 3]

Rio Pardo de Minas

2014

VALESSA FABÍOLA

TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Tema: Planejamento, Plano de Aula e Avaliação

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Organização do trabalho pedagógico nos anos iniciais E.F.: reflexão e pesquisa, ensino da Língua Portuguesa, ensino de Educação Física Escolar, Seminário VI, Estágio Curricular Obrigatório II – Educação Infantil.

Profs. Sandra Reis, Edilaine Vagula, Marlizete Steinle, Juliana Fogaça, Vilze Vidotte, Suhellen Lee.

Tutora eletrônica: Kamila Dower Ronqui

Tutor(a) de sala: Gizelda Braz dos Santos Mesquita

Rio Pardo de Minas

2014

INTRODUÇÃO

        O presente trabalho apresenta uma reflexão téorica acerca do planejamento escolar e avaliação, relacionando estes as estratégias pedagógicas utilizadas pelo professor em sala de aula .

        O ato de planejar faz parte da história do ser humano, pois o desejo de transformar sonhos em realidade objetiva é uma preocupação marcante de toda pessoa. As situações enfrentadas diariamente necessitam de planejamento, mas nem sempre as nossas atividades diárias são delineadas em etapas concretas da ação, uma vez que já pertencem ao contexto de nossa rotina. Entretanto, para a realização de atividades que não estão inseridas em nosso cotidiano, usamos os processos racionais para alcançar o que desejamos. 

        Planejamento é processo de busca de equilíbrio entre meios e fins, entre recursos e objetivos, visando ao melhor funcionamento de qualquer instituição. Planejar é um processo de reflexão, de tomada de decisão sobre a ação; processo de previsão de necessidades e racionalização de emprego de meios (materiais) e recursos (humanos) disponíveis, visando à concretização de objetivos, em prazos determinados e etapas definidas, a partir dos resultados das avaliações.

        Portanto, o planejamento é de suma importância para a organização do trabalho nos espaços pedagógicos, constituindo- se como um meio de nortear o trabalho tendo em vista os objetivos propostos.

        

        

        

DESENVOLVIMENTO

        Planejar faz parte do cotidiano de todos, por exemplo, quando se decide seguir por determinado caminho e não por outro, ou quando e projeta-se organizar uma festa

                O planejamento escolar é um instrumento que possibilita perceber a realidade, através de um processo de avaliação, baseado em um referencial futuro. Para tanto, ele deve ser elaborado de acordo com o contexto social e os fatores externos do ambiente. Tornando-se necessário conhecer a realidade, associando-a aos conteúdos transformadores desses mesmos objetivos e às condições reais presentes em cada situação.

        A escola é um ambiente muito diversificado, onde as práticas variam de acordo com os professores que as realizam. No trabalho docente, o professor faz muitas opções para que no decorrer da sua atividade o aluno consiga apreender aquilo que está sendo trabalhado. Conteúdos, objetivos, avaliação entre outros, são alguns aspectos com os quais o professor deve estar atento ao planejar suas aulas. É na sala de aula, porém, que o professor coloca em prática as ações que planejou. Nesse contexto, os métodos utilizados pelos professores tornam-se mais visíveis podendo caracterizar a sua atuação enquanto docente.

                A tarefa de professor não é nada fácil, pois exige dos mesmos muita dedicação, planejamento e estudo, pois tudo aquilo que é trabalhado em sala de aula merece ser revisto e bem preparado.

        Para montar um plano de aula, o professor deve ir de encontro ao interesse de seus alunos, além dos conteúdos abordados nas séries, exigidos dentro dos Parâmetros Curriculares Nacionais.

        O planejamento de aula é de fundamental importância para que se atinja êxito no processo de ensino-aprendizagem. A sua ausência pode ter como consequência, aulas monótonas e desorganizadas, desencadeando o desinteresse dos alunos pelo conteúdo e tornando as aulas desestimulantes. 

                O plano de aula pode ser pela descrição específica de tudo que o professor realizará em classe durante as aulas de um período específico. Na sua elaboração alguns pontos são muito importantes como:  Dados de identificação do professor e da escola; os objetivos a serem alcançados com as aulas que serão ministradas; o conteúdo que será ministrado em cada aula, o qual deve seguir uma linha cronológica do processo de aprendizagem; os procedimentos(estratégias) utilizados para aprendizagem dos alunos, ou seja, são as fases da aprendizagem; os recursos que serão utilizados para alcançar os objetivos; e, por último, as metodologias de avaliação, ou seja, as técnicas avaliativas que o professor utilizará para avaliar o aprendizado.

        Na elaboração de um plano de aula devem ser considerados vários pontos e critérios que unidos especificam quais os objetivos finais o professor espera alcançar no decorrer da explicação dos conteúdos. Os critérios que o professor deve estar atento durante a confecção de seu plano de aula são: 
adequação dos estímulos, especificação operacional, estrutura flexível
e ordenação. 

         O plano de aula deve também ser elaborado, deve seguir uma linha de ensino-aprendizagem contínua. São as fases de aprendizagem: apresentação, desenvolvimento e integração. Na apresentação o professor prepara a classe para a compreensão de novos conteúdos. No desenvolvimento acontece a análise. Nessa etapa acontece o processo de orientação e aprendizagem do aluno. É nessa etapa que acontece o estudo de um texto, a realização de um experimento, a resolução de exercícios, etc. A integração é a etapa final. Nessa fase o professor faz a verificação dos resultados obtidos pelos alunos na fase do desenvolvimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (129.8 Kb)   docx (761.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com