TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento, Plano de Ensino e Plano de Aula

Por:   •  23/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  682 Palavras (3 Páginas)  •  9 Visualizações

Página 1 de 3

ATIVIDADE DE PORTFÓLIO I

Planejamento, Plano de Ensino e Plano de Aula

Aluna: Dayane Lemos Siqueira

VITÓRIA/ES

2019

Descrição da atividade:

Questão 1: O texto de Fusari (1998) nos ajuda a refletir a respeito da importância e concepção do planejamento de ensino e da formalização dos planos de ensino e de aula no contexto da educação básica. Em nosso ofício como professor (da Educação Infantil aos anos iniciais do Ensino Fundamental), trabalharemos com planejamento, plano de ensino, plano de aula. Defina estes três termos e apresente a relação entre eles.

Critérios de avaliação:

Na avaliação desta tarefa, serão utilizados os seguintes critérios:

- Utilização da norma padrão Língua Portuguesa e das normas da ABNT.

- Compreensão dos textos estudados.

- Capacidade de análise do conteúdo e síntese de ideias.

- Identificação dos conceitos-chave dos conteúdos estudados.

- Responder as duas questões e seus itens, embasando-se nas referências estudadas.

DEFINIÇÃO DOS TERMOS E RELAÇÃO ENTRE ELES

 Planejamento: O processo de planejamento de ensino é entendido como o momento de analisar o “produto” e suas possibilidades, ou seja, analisar o público ao qual irá aprender de acordo com o contexto social, politico e familiar que o mesmo está inserido(a), traçando possíveis limitações e facilidades daquele grupo de forma coletiva considerando a elaboração,execução e avaliação de planos de ensino definindo o melhor a ser aplicado.

  Plano de Ensino:  O plano de ensino é entendido como a estratégia que será utilizada para ensinar , quais os materiais e conteúdos que seram úteis no processo , onde o docente traça os objetivos que seram utilizados para alcançar as metas de ensino que pretende atingir com os alunos.
Plano de Aula: O plano de aula é o instrumento utilizado pelo professor para se “orientar” na aula , n
ele o docente especifica o que será realizado dentro da sala,espaços que seram utilizados e conteúdos que seram apresentados em cada dia para estimular cada aluno, buscando com isso aprimorar a sua prática pedagógica bem como melhorar o aprendizado  dos discentes construindo o cúrriculo escolar.

 Relação entre eles: Como demonstrar que existe relação entre o planejamento, o plano de ensino e o plano de aula?

Questão 2:

O planejamento é a parte ampla que compreende o plano de ensino e plano de aula dividindo-os desta maneira como etapas, o planejamento é feito antes da execução que tem em vista os “caminhos” que seram percorridos e o plano de ensino é o que define o que será utilizado durante o processo e como será utilizado visando maior orientação do docente, levando em conta o tipo de aluno, idade , limitações,contexto escolar e familiar dentre outras coisas.

O plano de aula por sua vez é o que será executado diariamente de forma mais exemplificada,nada mais é que o plano de ensino dividido por dias letivos.

Planejamento,plano de ensino e plano de aula fazem parte do processo de aprendizagem e estão estritamente ligados por este fator.

Leia novamente este fragmento do texto estudado (FUSARI, 1998): "Eu sempre transcrevo o planejamento do ano anterior, acrescento algo quando dá, entrego e pronto. Cumpri a minha obrigação”.

Agora responda:
(0.5) Existe um equívoco ou não no uso do termo planejamento na fala do professor?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (116.4 Kb)   docx (215.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com