TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Faz De Conta E O Desenvolvimento Infantil

Por:   •  6/11/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.651 Palavras (7 Páginas)  •  37 Visualizações

Página 1 de 7

O FAZ DE CONTA E O DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Aline Garcez¹

  1. INTRODUÇÃO

Esta pesquisa tem como finalidade trazer a reflexão a cerca da importância do faz de conta para o desenvolvimento afetivo, cognitivo, motor e social das crianças, qual é o papel da escola durante o brincar, quais estímulos a escola pode oferecer para desenvolver o pensamento abstrato, a capacidade de imitar, criar, imaginar, compreender a sociedade em que está inserida, se expressar, desenvolver autonomia, compreender e resolver seus medos, problemas e conflitos, instigando assim a independência.

Para garantir que esse direito da criança seja aplicado na prática, podemos ter como base primordial a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que diz que o objetivo da educação infantil está em “ampliar o universo de experiências, conhecimentos e habilidades dessas crianças, diversificando e consolidando novas aprendizagens, atuando de maneira complementar à educação familiar” (BRASIL, 2017, p.3), tendo como base os eixos que promovem a aprendizagem e o desenvolvimento pelo brincar, expressar, conviver, participar, explorar, conhecer o eu, o outro e o nós. O faz de conta enquadra-se na maioria, senão em todos os campos de experiencia da educação infantil, são eles: “O eu, o outro e o nós. Corpo, gestos e movimentos. Traços, sons, cores e formas. Escuta, fala, pensamento e imaginação. Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações.” (Brasil, 2017)

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

As crianças se comunicam e se expressam por meio de gestos e expressões faciais. Com o apoio do corpo, eles interagem em jogos, brincadeiras e imitações. Como resultado, o ritmo e o movimento são criados. O corpo é uma fonte cognitiva, emocional e orgânica.

Podemos transmitir emoções, sentimentos e comunicar criações e novas descobertas. através do movimento. Através da experimentação e representação, a brincadeira ajuda as crianças a desenvolver personalidades criativas, independentes e cooperativas. As crianças entram em um mundo de laços e culturas. De acordo com o Referencial Curricular Nacional da Educação Infantil (BRASIL, 1998, p. 27):

É brincando que a criança descobre e explora movimentos que são ajustados a um ritmo, onde elas expressam suas emoções e possibilitam integral desenvolvimento, fazendo com que a criança construa normas e crie possibilidades para resolver os imprevistos do ato da brincadeira.

A brincadeira de faz de conta nada mais é do que reproduzir o que existe na imaginação. Por meio das brincadeiras a criança pode se tornar quem ela quer ser e colocar em prática tudo o que viveu, acreditou e quis vivenciar. Segundo Oliveira (2000), na brincadeira, o apego, as habilidades motoras, a linguagem a percepção, a representação, a memória e outras funções cognitivas estão profundamente relacionadas. O jogo ajuda a equilibrar as emoções das crianças e promove a assimilação de sinais sociais. Por meio de brincadeiras e da imaginação, ela constrói significados, interioriza papéis sociais, relações afetivas e constrói conhecimento.

Nas brincadeiras, as crianças podem expressar sua criatividade sendo elas mesmas sem se preocupar com a imposição dos adultos. Somente através da brincadeira a criança pode viajar em um mundo imaginário criado pela criança, pois através do brincar a criança cria fatos, novos ambientes, novos brinquedos, dá novos significados às brincadeiras, encontra formas de atuar, de cantar, de estar no palco, de dançar, tudo através da criatividade proporcionada e instigada pelo faz de conta. De acordo com Winnicott (1971, p. 80) “é no brincar, e somente no brincar que o indivíduo, criança ou adulto, pode ser criativo e utilizar sua personalidade integral e é somente sendo criativo que o indivíduo descobre o eu”.

Winnicott (1971) referiu-se ao brincar como uma forma de comunicação com as crianças que ainda não possuem o pleno desenvolvimento da linguagem. As crianças usam a brincadeira para expressar seus sentimentos e liberar a tensão cotidiana e, por meio da brincadeira, podemos entender e entrar em um mundo de significado. “O terapeuta busca a comunicação da criança e sabe que geralmente ela não possui um domínio da linguagem capaz de transmitir as infinitas sutilezas encontradas na brincadeira por aqueles que a procuram.” (WINNICOTT, 1971, p. 61)

Uma estratégia que pode ser usada para despertar o gosto pela fantasia, estimular a criatividade e enriquecer ainda mais a brincadeira do faz de conta são os cantos lúdicos, que podem ficar dentro da sala de aula ou em algum lugar da escola para uso comum de todos. Podemos ver alguns exemplos retirados do site da Escola Casa de Brinquedos:

Figura 1 - Hospital

[pic 1]

Figura 2 - Mercadinho

[pic 2]

Figura 3 - Teatro

[pic 3]

Figura 4 - Oficina

[pic 4]

FONTE: https://www.escolacasadebrinquedos.com.br/site/faz-de-conta-que/ Acesso em: 05 jul. 2023.

 Durante a brincadeira a criança desenvolve e praticam habilidades cognitivas importantes como a capacidade de resolver problemas, habilidades de planejamento e organização, além de sempre estar alimentando a imaginação e a criatividade que são intrínsecas à brincadeira, mesmo que sejam situações cotidianas como cozinhar, ir ao médico, ao mercado ou somente ter um “bebê”, durante essa prática a criança fortalece qualidades importantes como a autoestima e a independência, a brincadeira é facilitadora dentro do processo de entendimento de si e do mundo. É o mundo da criança e dentro dele, ela pode ser tudo aquilo que ela admira.

Quando a brincadeira envolve outras crianças o processo pode ser ainda mais enriquecedor, porque além das habilidades e qualidades individuais, a criança desenvolve e pratica a convivência em sociedade, durante o jogo, a criança acaba entrando em conflito com outras crianças, adquirindo assim, a habilidade de negociação como quando eles dizem “feito que eu era a mamãe e você o bebê então?” é um acordo, se ele não for mútuo, a criança precisa encontrar uma nova forma de brincar, até que entrem em um consenso, o ato de “reclamar” sobre algo que não a agrada também é uma forma de aprender, a criança aprende a se posicionar, se expressar, solucionar problemas e lidar com suas emoções.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (165.3 Kb)   docx (83 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com