TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Fichamento Educação e Tecnologia

Por:   •  28/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.073 Palavras (5 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 5

YRIS FERREIRA

FICHAMENTO 2

ENSINO E APRENDIZAGEM INOVADORES COM TECNOLOGIAS AUDIOVISUAIS E TELEMÁTICAS

FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO LUIS

JABOTICABAL

2020

MORAN José Manuel. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas. Disponível em: www.vanzolini-ead.org.br/wwwescola/.../int01_material_de_apoio.doc. Acesso em: 28-01-2019. MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos; BEHRENS, Marilda. Novas

tecnologias e mediação pedagógica. 7.. ed. São Paulo, SP.: Papirus, 2003. Disponível em: < http://saoluis.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788544901380/pages/-2>. Acesso em: 27 jan. 2020.

Para onde estamos caminhando no ensino?

A Educação está em constante mudança, e deve cada vez mas se adequar com maneiras diferentes. E com essa mudança veio a tecnologia, que se tornou o maior investimento das escolas, para assim, obter melhor relação professor-aluno.

A tecnologia veio para facilitar o ensino, tanto no tempo, na comunicação audiovisual, estar junto conectado pela distancia, e entre outros fatores. Mas não é tudo que a tecnologia pode fazer, pois educar, ensinar e aprender são desafios que deve ser passado de pessoa para pessoa.

Os desafios de ensinar e educar com qualidade

Ensinar com qualidade vem sendo um desafio maior do que educar com qualidade. Pode-se dizer que ensinar e educar são conceitos diferentes, pois no ensino é separado ao aluno uma série de atividades curriculares com matérias especificas (língua portuguesa, matemática, história...). E na educação, além de ensinar, também é passado as boas maneiras de se comportar perante a sociedade. Educar também é passar uma visão profissional, emocional, intelectual, entre outros. É importante para o professor a educação dos alunos para que haja uma boa relação entre eles

Aprendemos lendo, ouvindo, experimentando; aprendemos em diversos locais, como na família, na escola, no trabalho.

Ensinar envolve uma série de culturas, tradições, leis entre outros fatores que influenciam na aprendizagem, e depende do aluno também querer aprender, e o professor também aprende.

Para que haja um ensino de qualidade, é necessário algumas variáveis:

“Uma organização inovadora, aberta, dinâmica, com um projeto pedagógico coerente, aberto, participativo; com infra-estrutura adequada, atualizada, confortável; tecnologias acessíveis, rápidas e renovadas.

Uma organização que congregue docentes bem preparados intelectual, emocional, comunicacional e eticamente; bem remunerados, motivados e com boas condições profissionais, e onde haja circunstâncias favoráveis a uma relação efetiva com os alunos que facilite conhecê-los, acompanhá-los, orientá-los.

Uma organização que tenha alunos motivados, preparados intelectual e emocionalmente, com capacidade de gerenciamento pessoal e grupal.” (p. 2)

Em geral o ensino é cheio de problemas, pois o ensino de qualidade é muito caro, e poucos podem pagar. E o ensino que predomina envolve uma sala com muitos alunos, professores que não estão bem preparados em sala de aula, que são mal pagos e não estão motivados.

E os alunos em maior parte, não se interessam pelo aprendizado, somente pelo diploma, e fazem somente o mínimo para essa conquista.

O ensino nos dias atuais visam  muito o lucro, e deve-se procurar um ensino de qualidade mas consciente de que não será fácil.

As dificuldades para mudar na Educação

A mudança vem a ser um procedimento de longo e bastante complicado para a sociedade, pois a educação depende da mudança da posição dos termos administradores da educação, dos coordenadores e diretores que entendem da parte lucrativa.

A mudança também depende dos alunos, pois os curiosos e motivados são os que facilitam nessa mudança.

A família está relacionada também, incentivam seus filhos participando de atividades extras e se desenvolvem em ambientes culturalmente ricos.

A construção do conhecimento  na sociedade da informação

Nós aprendemos conforme vivenciamos, experimentamos, nos relacionamos, no ato de perguntar, nos interesses e etc. Estamos em constante aprendizagem, e a informação é o primeiro passo para o conhecimento.

Logico sequencial, hipertextual e multimídias vai depender da bagagem cultural, da idade e dos objetivos pretendidos.

Nos dias atuais é utilizado cada vez mais os meios multimídicos, pois com a rapidez que a tecnologia nos proporciona seria o meio mais prático e facilitador.

Caminhos que facilitam a aprendizagem

É possível obter informações em qualquer situação, por meio de leitura, pessoas, etc. E um dos maiores desafios de um educador é fazer com que as informações se tornem significativas e verdadeiras, saindo do senso comum.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (71.5 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com