TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Freinet na Educação Infantil

Por:   •  5/9/2022  •  Monografia  •  12.953 Palavras (52 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 52

INTRODUÇÃO

A Educação Infantil é fundamental, pois a faixa de 0 a 6 anos é extremamente rica e produtiva, a criança tem uma curiosidade natural:  investiga, levanta hipóteses, argumenta e tira conclusões, mas a Educação Infantil que encontramos hoje, deixa muito a desejar. Alguns educadores ainda a enxergam como antecessora ou como antecipação do ensino fundamental, enfim: ou se trabalha com a criança com os famosos exercícios preparatórios, para serem posteriormente alfabetizadas, ou já se alfabetiza. Seguimos o método tradicional ou enveredamos para um construtivismo mal interpretado, sem fundamentação teórica. Neste contexto encontramos, consequentemente,  um grande desinteresse por parte das crianças, pois a escola não é "páreo" para os meios de comunicação, que investem cada dia mais nos pequeninos. Nossos alunos recebem constantes informações, seja pela televisão, Internet, rádio, livros, jornais, jogos, etc. Com tantos estímulos, obviamente, as crianças têm muitas idéias sobre assuntos variados, ou seja, alguns conceitos já estão incorporados que, na grande maioria, deixam a desejar por estarem distantes da verdade, pois a criança fez deduções através apenas do que viu.

Diante da necessidade proeminente de se alterar este quadro, busquei na teoria embasamento necessário. Especializei-me em Educação Infantil, conhecendo melhor Piaget, Vygotsky, Lúria, Leontiev,  RCN,  Freinet,  etc. Durante o ano de 1999, empreguei as técnicas de Freinet em sala de aula, estimulada pelo que aprendia a seu respeito no curso de Especialização em Metodologia da Educação Infantil. Trabalhando o conhecimento do mundo, escutei e observei muito as crianças; pude assim constatar que realmente sempre levantavam hipóteses e argumentavam sobre tudo o que as rodeava, sobre o que viam e ouviam, exatamente como é descrito no RCN: (BRASIL, 1998,  p.163).

O mundo onde as crianças vivem se constitui em um conjunto de fenômenos naturais e sociais indissociáveis, diante do qual elas se mostram curiosas e investigativas. Desde muito pequenas, pela interação com o meio natural  e social no qual vivem, as crianças aprendem sobre o mundo, fazendo perguntas e procurando respostas as suas indagações e questões.

Os resultados desse ano de trabalho foram muito positivos; envolviam a iniciação dos alunos em uma pedagogia que lhes propiciava espaço, para que explicassem os seus pensamentos e suas hipóteses. Também constatei uma facilitação para que ocorresse a interdisciplinaridade, pois a pedagogia de Freinet  proporcionava condições para envolver o trabalho de todas as áreas do conhecimento.

Embora tenha trabalhado com as técnicas de Freinet, sentia-me perdida em várias situações e sabia que apenas o fato de utilizar-me de tais técnicas não fazia de mim uma educadora diferente, preparada para utilizar a pedagogia do bom senso; era preciso muito mais para que os meus alunos não vivessem as experiências que eu mesma vivera nesta fase escolar.

Os cursos de magistério e de pedagogia não me forneceram requisitos para tal atividade. Já a Especialização em Metodologia da Educação Infantil abriu, para mim, novos horizontes e mil possibilidades, entre elas a consciência de que o professor deve pesquisar por conta própria, contando com sua sensibilidade e bom senso, para trazer uma maneira diferente de se trabalhar, facilitando o entrosamento aluno - escola, principalmente por ser esta fase da Educação Infantil tão marcante para a criança. Neste período se determina uma relação que ainda durará muito tempo. Diante desta consciência e da dificuldade encontrada por mim para resolver os problemas detectados em sala de aula, resolvi iniciar o curso de Especialização em Psicopedagogia.                                                              

A psicopedagogia se propõe a ser interdisciplinar, cognitiva, afetiva e estrutural e esses são os aspectos necessários para que a aprendizagem ocorra. Não é uma profissão, é uma especialização do pedagogo e do psicólogo, que só vai intervir quando for solicitado e verificará se criança não está aprendendo por causas afetivas, institucionais, cognitivas ou sociais; o diagnóstico demora no mínimo seis meses, principalmente por ser imprescindível o estabelecimento do vínculo entre o especialista em psicopedagogia e o aluno.

Após o estabelecimento do vínculo, o especialista em psicopedagogia vai trabalhar basicamente o desenvolvimento e, eventualmente, acaba ensinando a ler e a escrever.

No decorrer do curso, continuei investigando Freinet. Detectei que muitos dos problemas existentes em sala se deviam a própria relação educador-aluno, aluno-escola; assim tornou-se muito relevante a realização deste trabalho em torno da Pedagogia de Freinet na Educação Infantil, tendo em vista o interesse da criança, nesta faixa, por tudo o que a cerca: aquilo que vê, ouve falar e, principalmente, as deduções que faz a partir dos estímulos recebidos. Também é importante a modo dos educadores trabalharem com estes interesses, sendo influenciados fortemente pela formação obtida nos cursos de magistério e pedagogia e, atualmente, arranhando o RCN, na busca de um ponto de equilíbrio, para poderem atender a todas as necessidades dos alunos, abrangendo todas as áreas do conhecimento.

Esta é uma pesquisa qualitativa bibliográfica, e justifica-se pela minha necessidade de conhecer as técnicas desenvolvidas por Freinet; seus conceitos sobre educação; posicionamento diante dos alunos, enfim, sua Pedagogia.

Sendo a prioridade desta pesquisa compreender a Pedagogia Freinet, é muito relevante a história da vida deste educador. O primeiro capítulo tem a responsabilidade de discorrer sobre a Educação Infantil de um modo geral, sobre seu processo histórico, sempre na perspectiva de firmar sua importância. No segundo capítulo apresento como ele foi aos poucos construindo sua postura pedagógica; o terceiro capítulo mostra as "invariantes pedagógicas", outra característica importantíssima de sua Pedagogia; o quarto capítulo trata das técnicas Freinet. De forma resumida apresenta quais são e como podem ser trabalhadas; finalmente juntamos a pedagogia de Freinet e a Educação Infantil no quinto capítulo, para posteriormente concluir esta pesquisa.

Devo salientar que esta pesquisa foi, para mim, muito produtiva e prazerosa. Freinet trouxe vida à educação que pratico, levando-me a vibrar com cada descoberta; suas afirmações parecem tão óbvias, que eu me perguntava: como não pensei nisso antes?

A CRIANÇA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Para falarmos da Educação Infantil faz-se necessário, antes, compreendermos o processo evolutivo relacionado ao olhar do adulto para a criança. Podemos, teoricamente, dividir esse processo em 3 fases distintas:

1 - A não valorização da criança:- A criança, embora não fosse negligenciada, era ignorada pela sociedade medieval, não tinha participação ativa no relacionamento familiar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (84.2 Kb)   pdf (260 Kb)   docx (51.9 Kb)  
Continuar por mais 51 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com