TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Grande desafio para o século XXI

Por:   •  18/5/2018  •  Resenha  •  1.324 Palavras (6 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Polo Rio de Janeiro – RJ

Curso Pedagogia – 1° semestre

Disciplinas:

Didática, Psicologia da Educação e Teorias de Aprendizagem, Redes Sociais e Comunicação, Língua Brasileira de Sinais, Responsabilidade Social e Meio Ambiente.

Desafio Profissional

Adriana da Silva Pereira. RA: 1400848203

Aline Ferreira Almeida. RA: 4201746535

Cristiane Barbosa Ferreira Siliprandi Moreth. RA: 6226941230

Patrícia Rodrigues da Silva Martins. RA: 5380247695

Rosana Gomes Alves dos Santos– RA: 582279403

TUTOR EAD: Devane Gonçalves

Rio de janeiro / RJ

Novembro, 2017

Tecnologia ou Metodologia?

O grande desafio para o século XXI

O grande desafio para os profissionais da educação no século XXI está na utilização da tecnologia no cotidiano da sala de aula, com o intuito de aprimorar a prática docente e aperfeiçoar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Contudo, sendo um desafio, torna-se relevante lembrar que é algo difícil, porém possível de acontecer no âmbito escolar. (Giani Peres Pirrozzi)

O educador ao fazer uso das TIC (Tecnologia da informação e comunicação) na educação, muitas vezes confunde no que se refere à tecnologia e informática, o que muitas vezes dificulta ainda mais seu desempenho em trazer inovações para a sala de aula.

Embora ambas sejam constantemente associadas, vistas até mesmo como sinônimos, tecnologia e informática possuem diferenças relevantes.

Partindo do ponto de que tecnologia é um conjunto de conhecimentos específicos com princípios científicos que se aplica a um determinado ramo de atividade, modificando, melhorando e aprimorando produtos, orientando no processo de interação dos seres humanos.

Segundo Freitas Apud Perini (2009), "Tecnologia é a técnica evoluída, fruto de ideias surgidas no passado e que ao longo dos anos foram modificadas, atualizadas e aprimoradas."

Vale resaltar que tecnologia vem a ser tudo aquilo criado para o bem da humanidade, para auxiliar na execução de tarefas e facilitar a vida, a fim de avançar e evoluir.

Entretanto a Informática é a ciência que se dedica ao tratamento da informação mediante o uso do computador e demais dispositivos de processamento de dados. Habitualmente usa-se o termo informática para referir especificamente o processo de tratamento automático da informação por meio de máquinas eletrônicas, chamada computador. computadores.

A Informática vem adquirindo cada vez mais relevância no cenário educacional. Sua utilização Os computadores possibilitam representar e testar ideias ou hipóteses, que levam à criação de um mundo abstrato e simbólico, ao mesmo tempo em que introduzem diferentes formas de atuação e de interação entre pessoas.

Segundo FRÓES: “A tecnologia sempre afetou o homem: das primeiras ferramentas, por vezes consideradas como extensões do corpo, à máquina a vapor, que mudou hábitos e instituições, ao computador que trouxe novas e profundas mudanças sociais e culturais, a tecnologia nos ajuda, nos completa, nos amplia... Facilitando nossas ações, nos transformando ou mesmo nos substituindo em determinadas tarefas, os recursos tecnológicos ora nos fascinam, ora nos assustam...”.

Existe um grande avanço tecnológico em nossa sociedade, com isso o conceito de aprendizagem teve que se torna mais dinâmico no que se refere a recursos pedagógicos.

Para que se mantenha uma aprendizagem significativa é essencial que o professor utilize ações eficientes, se renovando e dedicando-se a variações interessantes na maneira de lecionar. Devendo adequar-se a essa modernidade e utilizá-la em seu cotidiano escolar, assim se atualizando e tornando suas aulas mais atrativas, trazendo inovações, disponibilizando ferramentas para a fim de modificar sua metodologia de ensino.

A minha questão não é acabar com a escola é muda-la completamente e radicalmente fazer que nasça dela um novo ser tão atual quanto à tecnologia. Eu continuo lutando no sentindo de pôr à escola a altura do seu tempo. E por a escola a altura do seu tempo, não é soterrá-la, mas sim refazê-la. (Freire e Papert, 1996)

Essa fala inspiradora resume o desejo que existe de renovar a metodologia de ensino juntamente com novas tecnologias para o crescimento da educação, este contexto, contudo é indispensável que haja diálogo, sendo muito importante e norteador na prática docente, pois ajuda na aprendizagem significativa do educando.

Cabe ressaltar que a tecnologia não se restringe apenas a computadores. Existem diversos recursos, como: Televisão, projetores, "notbooks", "tablets", rádios, videoconferências, etc.

Ainda assim, nesse mundo tão tecnológico é pouco frequente integrá-las a sala de aula e também um grande desafio para os professores. Existe uma grande barreira a ser quebrada entre docente e tecnologia, vista como recurso de ensino.

"Haverá uma integração maior das tecnologias e das metodologias de trabalhar com o oral, a escrita e o audiovisual. Não precisaremos abandonar as formas já conhecidas pelas tecnologias telemáticas, só porque estão na moda. Integraremos as tecnologias novas e as já conhecidas. As utilizaremos como mediação facilitadora do processo de ensinar e aprender participativamente." (Moran, 2000, 137-144)

Falta-lhes também preparação adequada, incentivo, em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (54.4 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com