TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O JOGO NO ENSINO DA MATEMÁTICA

Por:   •  26/11/2017  •  Artigo  •  1.900 Palavras (8 Páginas)  •  756 Visualizações

Página 1 de 8

INSTITUTO PEDAGOGICO DE MINAS GERAIS-FACEL

TAIARA ADRIANA LOPES

O JOGO NO ENSINO DA MATEMÁTICA

SANTA HELENA-PR

2016

TAIARA ADRIANA LOPES

O JOGO NO ENSINO DA MATEMÁTICA

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Instituto IPEMIG/FACEL como requisito para obtenção do título de especialista em Psicopedagogia e Psicomotricidade.

SANTA HELENA- PR

 2016

LOPES, Taiara Adriana. Artigo Científico. Belo Horizonte: IPEMIG/FACEL, 2016. Especialização em Psicopedagogia e Psicomotricidade.

RESUMO

A matemática hoje em dia é tratada apenas como meramente matéria que deve ser aplicada em sala de aula. Muitos professores esquecem-se que a vida cotidiana gira em torno dessa matéria e que para viver com ela no dia a dia deve-se ensinar de forma prática e objetiva. A maioria dos profissionais não tenta modificar seu jeito de ensinar matemática por não achar necessário, porém, quanto mais próximo do aluno a matéria estiver, mais fácil será seu aprendizado, para isso, dispomos hoje de diversas maneiras diferentes de ensinar tudo, pode ser com jogos, aplicativos de celular, rótulos, embalagens, calendários etc.No decorrer deste artigo, discutiremos a importância do lúdico e dos jogos no ensino da matemática.

Palavras- chave: matemática - jogos - importância

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO4

2 OS JOGOS NA AULA DE MATEMÁTICA5

3 IMPORTÂNCIA DOS JOGOS EM SALA DE AULA7

4 DOMINÓ DAS QUATRO CORES 8

5 CONCLUSÃO10

6 REFERENCIAS 11


1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho apresentarei algumas maneiras de se trabalhar com jogos no ensino da matemática, frisando a importância que eles têm para o ensino – aprendizagem e as contribuições que eles apresentam para o melhor entendimento dos alunos perante os assuntos que serão trabalhados pelo professor em sala de aula, ainda traremos algumas sugestões de jogos que podem ser desenvolvidos e em que eles podem nos auxiliar nas aulas de matemática.

2 OS JOGOS NA AULA DE MATEMATICA

A utilização de jogos em aulas de matemática não é algo recente que vemos e presenciamos em nossas escolas, faz muito tempo que os professores vêem tentando introduzir essa prática educacional no cotidiano das crianças desde a educação infantil. Por ser essa introdução em aulas de matemática implica numa mudança significativa no processo de ensino e aprendizagem que está acostumado com um tipo de prática, e não consegue reconhecer outra forma, outra prática de ensinar, muitos ainda têm e conhecem os jogos como forma de passa tempo, de distração, não conseguem ver que o jogo também pode ser algo construtivo e significante na produção do conhecimento.

Porém é claro que esses jogos, essas praticas precisam ser muito bem pensadas e planejadas, o professor precisa dominar o jogo, e usar de vários métodos e estratégias para esse planejamento de aula que é visto no mínimo como diferente.

Os jogos auxiliam no desenvolvimento de habilidades como observação, análise, levantamento de hipóteses, busca de suposições, reflexão, tomada de decisão, argumentação e organização, as quais habilidades estão amplamente associadas ao raciocínio lógico. Além dessas habilidades, os alunos também desenvolvem as várias funções e diversificação da linguagem, além de interagirem um com o outro, com p professor, e contribui muito em fazer com que o professor consiga perceber atitudes dos alunos, e compreender suas ações e atitudes no cotidiano, perceber essa personalidade de cada um.

Como foi dito anteriormente, o jogo tem sido negligenciado muitas vezes por ter uma cara, uma visão de descanso, de simples lazer, ou matação de tempo. Diferente do que acontece, os pais pensam que o professor não teve tempo de preparam uma aula, não conseguiu pensar em uma metodologia, não conseguiu elaborar e por em pratica um plano para aquele dia, então resolveu aplicar um jogo com seus alunos, porém, mas sabe ele que esse tipo de atividade, requer um amplo cuidado e planejamento, exige muita responsabilidade e domínio do professor. O jogo deve ser visto como uma das bases sobre a qual se desenvolve o espírito construtivo, a imaginação, a capacidade de sistematizar e abstrair informação, dentre outras habilidades que podem ser desenvolvidas com tais atividades.

A função do jogo seria além de desenvolver essas habilidades, também seria principalmente a questão de interação com os alunos, fazer esse momento de estar mais próximo a ele, sentir suas emoções, estabelecer uma relação professor aluno, uma relação aluno-aluno, e alguns casos, interagi-los também com seus pais, ou demais pessoas que estiverem envolvidas na atividade. Outra função importante é trabalhar na base, a mostrar a criança que errar, perder nem sempre precisa ser algo ruim, decepcionante, mostrar à elas que as vezes elas irão perder, irão errar, e nem por isso irão desistir do jogo, desenvolverá essa capacidade de superação e compreensão no aluno, pensamento que poderá levar consigo por um bom tempo, aliás, pro resto de sua vida.

Segundo KAMII (1991) e KRULIK (1993):

“(...) o jogo deve ser para dois ou mais jogadores, deve ser trabalho em conjunto, em equipe para favorecer essa relação de interação. O jogo deverá ter um objetivo a ser alcançado pelos jogadores, o aluno precisa de um estimulo, e assim como o professor irá trabalhar a função do erro, ele também procurará a melhor maneira de trabalhar a vitória, de acordo com que não destrua o pensamento construído anteriormente. O jogo permitirá autonomia nos alunos, eles deverão pensar por si mesmos, e tomar suas decisões de acordo com o que eles refletiram de acordo com o que querem e planejaram para o jogo, eles devem perceber a importância de cada instante do jogo, e ao longo do jogo perceber que cada decisão vai influenciar e muito no resultado final do mesmo. O jogo precisa ter algumas regras que em hipótese alguma poderão ser alteradas para beneficio de uma das partes, e o jogador, o aluno precisa perceber que precisa seguir essas regras, e assim pensar sobre uma estratégia de ganhar o jogo, com dito anteriormente o jogador precisará usar de algumas estratégias para obter êxitos no jogo, e fazê-los pensar que o jogo não é apenas uma pratica de recreação, fazê-los pensar sobre o sentido daquilo que estão praticando, fazê-los refletir sobre as regras, sobre as estratégias que eles mesmos desenvolveram, e partindo daí construindo juntamente com eles uma conclusão e fechamento da atividade (...)”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (142.8 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com