TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O JOGO SIMBÓLICO NA CONCEPÇÃO DE HENRI WALLON

Por:   •  25/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.150 Palavras (5 Páginas)  •  1.071 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE PAULISTA

PEDAGOGIA

JOGOS E BRINQUEDOS NA INFÂNCIA

3º SEMESTRE - NOTURNO

ELAINE CRISTINA O. DO VALE                         RA: C58HBC-0

PROFESSOR ORIENTADOR (a): PATRÍCIA

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

O JOGO SIMBÓLICO NA CONCEPÇÃO DE HENRI WALLON

SANTOS

2016

ELAINE CRISTINA O. DO VALE                         RA: C58HBC-0

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

O JOGO SIMBÓLICO NA CONCEPÇÃO DE HENRI WALLON


Atividades Práticas Supervisionadas – trabalho apresentado como exigência para a avaliação do 3º semestre, do curso de Pedagogia da Universidade Paulista.

Orientador (a): Patrícia.

SANTOS

2016

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

O JOGO SIMBÓLICO NA CONCEPÇÃO DE HENRI WALLON        

OBSERVAÇÃO: CRIANÇA MARIA, 7 ANOS        

CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        


INTRODUÇÃO

Neste trabalho abordamos a concepção de Henri Wallon sobre jogo simbólico, seu estudo conta como base três referências importantes para o desenvolvimento da criança: o cognitivo, afetivo e o motor.

O autor destaca o que é importante para a criança a classificação de jogos infantis em categorias. Mostramos também desenvolvimento psicológico e formação da personalidade evolução da inteligência infantil.

Foi feita uma observação a Maria, onde analisamos pessoalmente até onde vai sua imaginação que é uma das fases citadas por Henri Wallon baseando no autor podemos perceber que Maria se enquadra perfeitamente em seu estudo, onde desempenha as três referências citadas no trabalho.

O JOGO SIMBÓLICO NA CONCEPÇÃO DE HENRI WALLON

Henri Wallon (1879-1962), era francês, médico, filosofo e psicólogo, dedicou-se a estudar sobre a psicologia humana e a evolução da inteligência infantil. Seu estudo conta como base três referências importantes para o desenvolvimento da criança:  O cognitivo, que está relacionado ao raciocínio simbólico e dialeto. Efetivo, relacionado a interação, a convivência da criança com o meio em que ela vive e o motor que para ele é um dos mais importantes aspectos funcionais e o que se desenvolve primeiro.

Para Wallon, “ o fator mais importante para a formação da personalidade não é o meio físico, mas sim o social”. (PEDAGOGIA AO PÉ DA LETRA,2013).

O autor acredita que o afeto agregado a motricidade, são fundamentais para o desenvolvimento psicológico da criança pois a concepção da personalidade é um processo progressivo.

O autor destaca que é importante que a criança tenha a chance de brincar, pois é através do corpo que ela determina a sua primeira comunicação com a sociedade. Na concepção de Wallon, o infantil é sinônimo de lúdico. Toda ação da criança é lúdica, o jogo infantil é uma atividade voluntária da criança. Se imposta, deixa de ser jogo e se torna trabalho ou ensino.

Ele classifica os jogos infantis em quatro categorias: jogos funcionais, jogos de ficção, jogos de aquisição e jogos de fabricação.

Na observação da criança realizada, veremos alguns dos aspectos citados por Wallon, onde foi extraído algumas de suas teorias e pesquisas para a conclusão desse trabalho.

OBSERVAÇÃO: CRIANÇA MARIA, 7 ANOS

 

A criança observada é uma menina, tem 7 anos e está na 2º série do ensino fundamental. A observação foi realizada em sua própria residência, no quintal de sua casa quando ela estava brincando de casinha sozinha com suas bonecas.

Não ouve nenhuma interferência e nenhum diálogo com a criança apenas as anotações de modo que ela não percebesse que estava sendo observada.

Maria, como todos a chamam é uma criança que desde cedo chamou a atenção por sua esperteza, andou rápido, falou cedo, desde bebê desenvolveu uma habilidade de interpretar, sua imaginação e algo que surpreende o que deixam a todos em alerta, pois devido a essas imaginações já fez muitas travessuras que a colocou em perigo.

Em sua brincadeira de casinha onde ela é a mãe e sua boneca e a filha ela montou uma casinha feita com algumas toalhas e cadeiras, utiliza também 3 caixas de sapatos que iriam para o lixo para fazer delas uma mesa, um fogão e uma geladeira. Essa fase em que a criança usa sua imaginação para imitar a mãe em situações cotidianas é denomina por Wallon de Jogo de Ficção que segundo ele “ intervém uma atividade cuja a interpretação é mais complexa, mas que está também mais próxima de certas definições melhor diferenciadas que tem sido proposta do jogo”. (WALLON, 2007, p. 75:76).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (107.3 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com