TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Khan Academy

Por:   •  10/4/2019  •  Monografia  •  5.801 Palavras (24 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 24

TCC

  1 - O que é Tecnologia

          O termo tecnologia não se refere apenas aos equipamentos, o conceito é abrangente pois cerca nossas vidas de muitas formas, inclusive em questões não tangíveis, Conforme Tajra (2001) é possível classificar a tecnologia em três grandes grupos:

         Tecnologias Físicas: que são as inovações de instrumentais físicos, tais como computadores, telefones, aparelhos celulares, satélites e etc.

Tecnologias Organizadoras: são formas de como nos relacionamos com o mundo, tais como diversos sistemas produtivos organizados, os métodos de ensino, seja tradicional, construtivista e construcionismo são tecnologias de organização das relações de aprendizagem.

Tecnologias simbólicas: estão relacionadas com a forma de comunicação entre as pessoas. São símbolos de comunicação, idiomas escritos e falados.

          A evolução da humanidade acontece concomitante com a evolução tenológica o principal exemplo aconteceu na pré-história quando o homem descobriu o fogo, depois nos tempos medievais com a invenção da roda, as tecnologias militares como a criação de armas de fogo, das grandes navegações que permitiram as grandes descobertas de terras e depois as invenções tecnológicas da revolução industrial onde provocaram grandes transformações nas produções.

        A partir do século XX, destaca-se o desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação, a evolução das telecomunicações, da utilização dos computadores  e da internet. A palavra tecnologia tem origem no grego "tekhne" que significa "técnica, arte, ofício" juntamente com o sufixo "logia" que significa "estudo".

                                         A palavra Técnica é originária do verbo grego Tictein que significa criar, produzir, conceber, dar a luz. Para os gregos, esta palavra tinha um sentido amplo, não se restringindo apenas a equipamentos e instrumentos físicos, mas incluindo toda a sua relação com o meio e seus efeitos e não deixando de questionar o “como” e o “porque”. A  técnica esta relacionada com a mudança na modalidade da produção. O produtor muda a forma de operar e o resultado dessa mudança afeta a comunidade beneficiada. A palavra técnica teve seu uso com sentido restrito a partir da Revolução Industrial, na qual o importante passou a ser o produto, restringindo, dessa forma, a técnica a meros instrumentos. Atualmente, o termo tecnologia passou a melhor incorporar o sentido amplo do verbo Tictein.” (TAJRA  2001, p. 36-37.)

Entender e estudar a tecnologia é importante para fazer uso de seus benefícios e usos na sociedade, pois com uma constante frequência são criadas novas tecnologias ou novas formas de uso de tecnologias já existentes. AS tecnologias afetam a forma de vida e estão presentes em todos os espaços sociais, nas residências, espaços de lazer, no trabalho na medicina e em tantos outros espaços, sua constante presença, proporciona melhora de qualidade de vida, facilitando acesso ao conhecimento e informações.

1.2 - A importância da tecnologia na atualidade

                Conforme Tajra (2001), A sociedade que vivemos está em constante transformação e necessita da tecnologia para facilitar nas tarefas diárias, precisamos de máquinas que nos proporcionem qualidade de vida e rapidez, relacionado a informática o computador é uma ferramenta de trabalho utilizada para processar arquivos, documentos, fotos, pesquisas, projetos e até mesmo para se comunicar a distância.  Serve também como lazer oferecendo muitas variedades de atividades, como jogos, vídeos, filmes, músicas, livros, revistas e tantas outras opções.

                É um grande meio de comunicação, tendo seu uso aplicado largamente para o trabalho, lazer e comunicação. A tecnologia também nos permite estudar sem sair de casa em diferentes espaços, as atividades escolares são realizadas com maior facilidade de acesso a informações, pois antes tínhamos que sair de casa para ir até uma biblioteca, carregar livros e livros.

1.3 - A evolução na área educacional

          A educação não poderia ficar longe do uso da tecnologia. O conhecimento sempre foi passado através de papel e caneta para registrar e anotar informações, o papel durante séculos foi e ainda é utilizado como a memória dos fatos históricos,o registro dos eventos e conquistas da humanidade.

          Chegou então à tecnologia digital, apesar da escrita enquanto registro mecânico no papel, ainda é entendido como uma importante ferramenta, as tecnologias “invadem” as escolas, atraindo as crianças, jovens, adultos  e até mesmo professores que utilizam os recursos para melhorar a qualidade da prática educativa. Atualmente existem  muitos produtos tecnológicos que são utilizados nas escolas como, por exemplo:

  • Televisão e aparelhos DVD:  utilizados para transmitir vídeos e filmes.
  • Rádio e aparelhos de som;  rádio por ser de fácil acesso, e funcionar mesmo em lugares que não tem energia elétrica.
  • Retroprojetores e projetores: utilizados para apresentações de conteúdos multimídias e trabalhos.
  • Computadores e tabletes: presentes na maioria das escolas e empresas, utilizados na secretaria por funcionários e por alunos e professores.
  • Quadro virtual: são utilizados em algumas escolas para melhorar a interação do aluno e do professor, em empresas para melhorar a rotina de trabalho e em hospitais para facilitar o acesso a visualização de informações.

         

        Estes produtos facilitam muito o desenvolvimento da aprendizagem em qualquer escola, oferecendo ao professor a oportunidade de não ser apenas um transmissor e sim um mediador, ou seja, o papel de mediar o significado contribuindo para a construção de conexões e ampliando o processo de aprendizado. 

        As ferramentas tecnológicas podem oferecer ao professor a posição de mediador da aprendizagem, contribuindo, sobretudo, para o desenvolvimento da autonomia para busca e produção do conhecimento, o que significa contribuir para a formação de cidadãos críticos e capazes de fazer uma leitura consciente das situações que os cercam.

          Ao analisar historicamente o uso da tecnologia educacional, observa-se que seu desenvolvimento ocorreu em dois momentos; o primeiro no período de 1950 a 1960, na educação era entendida como o estudo dos meios geradores de aprendizagem, e o segundo momento a partir de 1970, que voltou o estudo para o ensino do processo tecnológico. Pons apud Tajra, 2011, p. 38)  define tecnologia educacional da seguinte forma:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.5 Kb)   pdf (253.7 Kb)   docx (26 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com